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Antifraude Mercado Pago: como melhorar a aprovação de pagamentos?

Antifraude Mercado Pago Taxas de aprovação Mercado Pago - Melhorar aprovação ecommerce

De acordo com uma pesquisa do Serasa, 2021 foi o ano recorde de tentativas de fraudes em e-commerces, aumentando 17%. Já a Unico, especialista em identidade digital no Brasil observou mais de 3,3 milhões de tentativas de fraude até setembro de 2022. É esperado que aconteça um aumento até o final deste ano.

As tentativas de fraude realmente são uma preocupação para quem tem um e-commerce, principalmente por conta dos prejuízos que acabam gerando. Um sistema antifraude ajuda a resolver esse problema, mas, dependendo de como funciona, pode criar outra questão: um impacto negativo nas taxas de aprovação de pagamentos - outra parte importante de um negócio digital, afinal, pagamentos legítimos recusados significam vendas incompletas e uma experiência de compra ruim para o consumidor.

O que fazer então? Contar com um sistema antifraude robusto e completo que protege contra as tentativas de fraude mantendo as taxas de aprovação também seguras é a resposta certa. Mas é possível encontrar esse tipo de proteção? Com Mercado Pago sim!

 

Como funciona o sistema antifraude do Mercado Pago?

 

No Mercado Pago, sabemos bem a importância de garantir a segurança nas transações financeiras de um e-commerce. Também nos preocupamos em proteger a taxa de aprovação e mantê-las o mais altas quanto for possível.

Por isso, nosso sistema antifraude utiliza a tecnologia - que une inteligência artificial e machine learning - para fazer a checagem dos pagamentos. 

Quando um pagamento é processado por alguma solução do Mercado Pago, ele é analisado paralelamente pelo nosso antifraude e pelo banco, garantindo mais agilidade ao processo e, é claro, um sistema mais robusto.

O processo funciona assim:

 

1ª fase: Regras duras

 

A primeira parte do processo envolve a checagem de alguns perfis de compradores já bloqueados. É uma maneira de bloquear esquemas de lavagem de dinheiro.

 

2ª fase: 1st score

 

Se a transação não se enquadrar em um perfil já bloqueado anteriormente, passa para a checagem através da base de dados interna do Mercado Pago. São mais de cinco mil variáveis analisadas. Algumas delas envolvem se o cliente comprou através de um device diferente com um cartão de crédito diferente, por exemplo. Nesta fase, se todas as informações estiverem corretas, uma recusa só acontece se aquele comprador já deu chargebacks em outras transações.

 

3ª fase: 2nd score

 

Caso ainda haja inseguranças nos dados oferecidos pelo comprador, a checagem passa para as bases de dados externas. Neste processo, análises mais profundas são realizadas, buscando encontrar vínculos para que o pagamento seja aprovado.

 

4ª fase: Revisão manual

 

Se mesmo depois de todo esse processo, ainda houver motivos para questionar se aquele pagamento é legítimo, chegamos à última etapa de checagem, que envolve nossa equipe de revisão manual. Nela, especialistas do Mercado Pago validam as informações através de bancos de dados e/ou entram em contato por telefone com o comprador para confirmar ou não o pagamento.

Tudo isso acontece da maneira mais ágil quanto for possível - em segundos nas três primeiras fases do processo ou em até 24 horas quando necessária a revisão manual - para que a venda seja concretizada e possíveis tentativas de fraude sejam bloqueadas.

Esse sistema robusto, o extenso banco de dados do Mercado Pago e o uso da multiadquirência - distribuição automática entre adquirentes por melhor aprovação por parcela, bandeira e ticket médio - garantem que nosso meio de pagamento tenha um índice de falsos positivos - transações legítimas bloqueadas - bem abaixo da média do mercado. Ou seja, você tem mais segurança de que a aprovação de pagamentos do seu e-commerce está protegida, assim como as transações.

 

Como melhorar sua aprovação de pagamentos com o sistema antifraude do Mercado Pago?

 

O Mercado Pago já conta com a maior taxa de aprovação em pagamentos on-line, graças às funcionalidades do seu sistema antifraude e do trabalho com as adquirentes. Mas você pode melhorar mais ainda os números do seu e-commerce através de:

1. Preferências: basta preencher os campos solicitados pelo Mercado Pago com dados básicos sobre o comprador. Isso ajuda a aumentar ainda mais a proteção e a evitar a recusa de pagamentos legítimos. É importante sempre se certificar de que está conseguindo enviar as informações corretamente.

2. Scripts de navegação: são as flags do Mercado Pago, que podem ser adicionadas na página inicial e no checkout do seu e-commerce para checar se o comportamento do cliente é fraudulento. Se você usa uma plataforma de e-commerce, é só fazer a solicitação para adicionar os scripts de navegação do meio de pagamento ou inseri-los você mesmo, em caso de plataforma própria.


3. Entendimento do motivo das recusas: o bloqueio de um pagamento pode acontecer por diversas razões e conhecê-las é essencial para entender "quem" está recusando aquela transação. Isso fica mais fácil através do dashboard e dos relatórios do Mercado Pago, que mostram todas essas informações e ajudam a dar mais clareza sobre como lidar com cada caso.

 

Quer contar com segurança em todos os níveis no seu e-commerce?

 

Vender com Mercado Pago te ajuda a proteger sua loja on-line das tentativas de fraude e a manter as taxas de aprovação mais altas. Isso significa mais segurança em todos os níveis do seu e-commerce. Conte com o nosso meio de pagamento e garanta a melhor experiência do mundo das vendas digitais.

 

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