Skip to content
Entre Crie sua conta

Diga sim para conquistar seus objetivos
Dicas sobre como organizar seu dinheiro, sair do vermelho, fazer seu dinheiro render e entender o mercado.

Acesse

Conheça a biblioteca

Diga sim para crescer como empreendedor
Conteúdos práticos sobre como organizar as finanças do seu negócio, começar a empreender, administrar seu negócio e vender mais

Acesse

Conheça a biblioteca

Diga sim para expandir sua empresa
Conhecimento sobre como impulsionar suas vendas, gerenciar e expandir sua empresa e insights de mercado

Acesse

Conheça a biblioteca

Diga sim para tecnologia descomplicada
Conteúdos sobre conta grátis, crédito, venda online e física, Pix e tutoriais Mercado Pago

Acesse

Conheça a biblioteca

Venda com Mercado Pago: como funcionam os relatórios de conciliação

VENDA COM MERCADO PAGO: COMO FUNCIONAM OS RELATÓRIOS DE CONCILIAÇÃO

Para uma gestão ainda melhor, reunimos todas as informações que você precisa sobre o seu e-commerce em quatro documentos diferentes. Entenda por quê.
O e-commerce traz diversos benefícios, tanto para quem vende quanto para quem compra. Isso fica evidente na comodidade, agilidade e facilidade que o mundo on-line oferece para cada um desses públicos. Mas, assim como qualquer tipo de negócio, o comércio digital também traz seus desafios e exige atenção a diversos detalhes.

Uma pesquisa realizada pelo Sebrae, por exemplo, revelou que entre as lojas on-line que começam a funcionar, cerca de 60% entra em falência em menos de um ano e 80% enfrenta problemas de administração nos primeiros 18 meses. Os números podem parecer assustadores, mas revelam algo importante: não importam as facilidades que a internet possa oferecer, é preciso se organizar para ter esforços bem-sucedidos, principalmente quando se trata das finanças.

Não importa se estamos falando de um novo negócio, que funciona exclusivamente on-line, ou de uma empresa já consolidada, que trabalha com estratégias omnichannel, uma boa gestão é sempre necessária para conciliar os pagamentos, que permite controlar o estoque, fazer investimentos, planejar compras e programar a vida financeira.

No Mercado Pago, estamos cientes dos desafios que um e-commerce pode enfrentar, por isso nos esforçamos para desenvolver soluções e ferramentas que, além de beneficiarem a experiência dos compradores, também permitem que os vendedores possam administrar ainda melhor o seu negócio e alcançar o sucesso.

 

Relatórios de conciliação - os grandes aliados na gestão de seu e-commerce

 

Uma das maneiras de melhorar a experiência de venda com nossa plataforma de pagamentos é através dos relatórios de conciliação. Eles contam com informações relacionadas aos detalhes de todas as movimentações de dinheiro, organizadas de maneira clara para que cada vendedor tenha uma visão mais ampla da sua loja digital. Podem ser gerados automaticamente e baixados em qualquer tipo de planilha, customizados de acordo com a necessidade de cada administrador ou, até mesmo, feitos manualmente.

No painel de controle do Mercado Pago, há quatro tipos de relatórios, criados para diferentes objetivos e usos. É como ter todos os dados de transações, entradas e saídas do seu e-commerce no mesmo lugar, organizados de acordo com a sua necessidade em cada momento - seja para um atendimento ao cliente, para checar alguma transação ou, até mesmo, para saber de onde vêm os valores disponíveis para saque e uso.

Acreditamos que com essas informações, você pode gerir o seu negócio com mais facilidade e segurança para tomar decisões.

Os relatórios disponíveis no painel de controle do Mercado Pago são:

 

1. Atividades


O relatório de exportação de atividades permite ver todos os detalhes das atividades da loja de forma resumida, como: recebimentos, retiradas, contestações e reclamações. Tudo no período de tempo escolhido. Ele é ideal para informações mais rápidas no atendimento ao cliente, para responder contestações ou para uso operacional.

Além disso, para facilitar ainda mais a administração dessas informações, é possível fazer o download da planilha em .CSV ou .XLS e personalizar as colunas.

Para gerar exclusivamente o relatório de atividades, basta:

 

  • Acessar a opção "Atividade" no menu lateral no seu painel de controle;

 

Atividades1

 

  • Em "Intervalo", escolher o período das informações que quer ver;



Atividades3

  • Clicar em "Filtrar"



Atividades4-1

  • Selecionar, em "Todas as operações", o tipo de operação que deseja ver;


Atividades5

 

  • Em "Todos os status", escolher o status das transações;


Atividades6

 

  • Em "Todos os meios de pagamento", selecionar o método desejado;


Atividades7

 

  • Escolher o canal de venda em "Canais";


Atividades8

 

  • Pronto! Agora é só clicar em "Exportar" e fazer o download do relatório.


Atividades9

 

2. Movimentações


O relatório de exportação de movimentações é basicamente um extrato financeiro, como de um banco, com as informações de créditos e débitos. Nele, são detalhadas as transações que impactaram o dinheiro em conta e como o saldo evoluiu no período de tempo determinado. Geralmente, esse relatório é usado em conjunto com o relatório de Dinheiro em Conta, que conta com mais detalhes.

Ele também pode ser baixado e permite consultas do histórico em períodos de até 180 dias.

 

3. Dinheiro disponível (bank report)

 

Ideal para quem faz o saque total dos valores da sua conta, o bank report ou relatório de dinheiro disponível mostra as transações que compõem essa retirada e os valores brutos e líquidos detalhados. Ele dá os dados de três grupos de transações: release - dinheiro de um recebimento liberado durante o período do relatório -, block - dinheiro bloqueado por uma contestação ou reclamação no momento da retirada - e unblock - dinheiro desbloqueado pela resolução de uma reclamação ou contestação.

Esse relatório pode ser gerado automaticamente ou manualmente. Normalmente, fica pronto em poucos minutos, mas se tiver um grande número de transações, pode levar até duas horas. 

 

4. Dinheiro em conta (settlement report)


Por último, nosso relatório mais robusto. O settlement report ou relatório de dinheiro em conta traz detalhes das transações que impactaram o dinheiro em conta (pagamentos, entradas de dinheiro, reembolsos, etc) em um período de tempo, com detalhamento dos valores líquidos e brutos. É ideal para conciliações por conta do nível maior de informações, que trazem: transações aprovadas (settlement), reembolsos totais ou parciais (refund), transações que estão em reclamação ou que tiveram uma contestação (chargeback e dispute) e dinheiro retirado (withdrawal).

Por ser um documento maior e cheio de dados, recomendamos que seja programado por períodos, para que você possa ter sempre as informações que precisa em mãos.

 

Como ter acesso aos relatórios de conciliação e personalizá-los?

 

Na verdade, gerar esses relatórios é muito simples. O passo a passo para a documentação de atividades já foi explicado acima. Para o restante, basta:

  • Fazer o login na sua conta do Mercado Pago
  • Clicar em "Relatórios" no menu lateral
  • Escolher, novamente, "Relatórios" na barra superior
  • Selecionar o tipo de relatório que deseja

Se quiser programar seus relatórios de conciliação, é só:

  • Clicar em "Programar relatórios"
  • Selecionar quando deseja que sejam gerados
  • Escolher "Agendar"

Ou, se quiser criar um relatório manualmente, você pode:

  • Clicar em "Gerar relatório manual"
  • Selecionar no calendário a data inicial e a data final que deseja estabelecer
  • Para exibir, clicar em "Baixar"


Melhore a gestão do seu e-commerce com todas as informações que precisa

 

Com Mercado Pago, sua experiência de venda é muito melhor e você tem uma visão muito mais clara do seu negócio. Conheça mais sobre os relatórios disponíveis para você e alavanque suas vendas.

 

Manual de Vendas Online com Mercado Pago


Escrito por:

assinatura_equipe

Artigos relacionados