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Melhore a gestão do seu negócio com o dashboard do Mercado Pago

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Em um país de empreendedores, se diferenciar na gestão e decisões estratégicas, seja de um pequeno ou médio negócio, é fator decisivo frente à concorrência

É bem sabido no universo empreendedor brasileiro que aquela pessoa que se arrisca e decide empreender em uma ideia ou no seu próprio negócio diante desse cenário macroeconômico ainda repleto de incertezas e grande inconsistência é considerado corajoso, senão louco. 

Muito curioso, porém, é que esses loucos - caminhando no sentido contrário do que a maioria pensa - conseguem alcançar o sucesso com suas empresas, não importa o quão caótico esteja o cenário macro ou microeconômico, preço do dólar, flutuação das cotas das estatais. O sucesso da sua empresa não somente depende dos fatores externos dela, mas está totalmente sujeito à uma gestão excelente do seu negócio.

Outro fato curioso: só no Brasil são mais de 50 milhões de empreendedores, isto é, donos do seu próprio negócio, pessoas sendo seus próprios chefes, abrindo suas quitandas, suas lojas, seus escritórios, prestando serviços. Nos últimos anos, pudemos observar o crescimento exponencial dessa “coragem”. Mas, afinal, o que permitiu isso? A resposta é bem mais óbvia do que você pensa: a tecnologia. A possibilidade da criação de e-commerces, lojas virtuais, websites, contato via chat ou WhatsApp. A tecnologia popularizou um novo leque e novas formas e modelos de negócios que empreendedores de antigamente não tiveram acesso e, por isso, pereceram. 


O que é gestão empresarial?


Se você não sabe o que é gestão empresarial, fique tranquilo, a gente explica: gestão empresarial agrupa um conjunto de práticas e atividades que têm como principal objetivo elevar a lucratividade do negócio, bem como qualificar a gestão de recursos, a fim de escalar e desenhar uma curva ascendente, previsível e fixa de crescimento, envolvendo os mais diferentes tipos de ativos, sejam eles tecnológicos ou humanos.


O momento do mercado brasileiro


Segundo o IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística -, no levantamento de Demografia das Empresas e Estatísticas de Empreendedorismo, mais de 316 mil empresas fecharam no período dos 4 anos analisados (de 2013 a 2017).

Claro que toda burocracia, falta de alinhamento com procedimentos fiscais, contábeis e financeiros são grande parte do problema. Mas a raiz de tudo isso está justamente na falta da gestão empresarial como um todo, que analisa a empresa, mesmo que pequena, de ponta a ponta, permitindo aos gestores um planejamento a médio e longo prazo, com objetivos e metas, organizando todo um cenário de crescimento.  Outra informação fornecida pelo IBGE é de que estima-se que 60% das empresas fechem as portas ainda nos 5 anos iniciais. E, de novo, o motivo é a falta da gestão empresarial.


Saúde financeira empresarial 


Por isso, investir em pessoas, processos e, principalmente, em softwares e tecnologias não é uma escolha, mas uma obrigação para o seu negócio. Há quantos anos sua empresa está em atividade? Como têm sido os negócios para vocês? Têm sido fáceis? Difíceis? Seriam mais fáceis se você se planejasse, organizasse suas finanças empresariais? Essas perguntas são cruciais para ter um ponto de partida para sua mudança: entender a saúde financeira do seu negócio. A seguir, mostraremos como você pode ter uma organização simples, efetiva e assertiva.


Soluções do Mercado Pago para a gestão do seu negócio


O primeiro passo para reverter essa situação requer esforço humano, uma ferramenta complexa e parruda para abraçar seus dados financeiros retroativos e que você tenha certeza de que irá registrar, contabilizar e mensurar corretamente seu fluxo de caixa, recebíveis, contas a pagar e toda sua movimentação financeira. 

E para controlar e fazer sua gestão empresarial, não existe faturamento, número de funcionários, tamanho do prédio ou quantas vagas você tem na garagem da sua empresa. Gestão empresarial é para todos os empreendedores, pequenos, médios ou grandes. Ter maior controle sobre o lucro que entra no seu caixa te dá o poder de planejar como você vai controlar seu estoque no próximo mês, por exemplo, ou adiantar o pagamento de um fornecedor, ou quem sabe poupar uma parte do lucro para futuras expansões no espaço físico do seu empreendimento.

Controle assim você encontra no Mercado Pago. Nossa ferramenta coleta toda e qualquer transferência da sua maquininha e/ou do seu e-commerce, analisa esses dados e os exibe em um dashboard incrível, perfeito para você bater o olho e já entender como está seu fluxo de recebíveis e controlar melhor o que fazer com sua empresa, isto é, tomar decisões estratégicas no curto prazo.

Dashboard do Mercado Pago

 

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Com nosso dashboard você pode: 

  • Entender por que houve recusa de pagamento - o que te permite tomar ações estratégicas para corrigir ou mitigar eventuais problemas do seu e-commerce; 


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  • Analisar o faturamento mês a mês; 


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  • Checar o rendimento da sua conta; 


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  • Avaliar as atividades de vendas em cada canal, entendendo qual performa melhor: website, maquininha, marketplace; 


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  • Visualizar quais compras foram contestadas, quais pedidos estão em análise, qual valor foi devolvido e quantos pedidos geraram reclamações. 


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Tudo isso para você priorizar suas decisões em curto, médio e longo prazo, pensando sempre na performance das suas vendas.

E a gente não pode esquecer de falar do app, não é mesmo?! Com ele, tudo o que você tem na versão desktop está disponível também na versão mobile para você acessar a qualquer hora do seu dia. Claro que os relatórios do desktop serão mais completos e robustos, mas o aplicativo é ótimo para checar aquela informação que você precisa na hora.

É possível também configurar como você deseja receber seus pagamentos, em quantas parcelas quer disponibilizá-los para os clientes e ainda analisar as opções de taxas que cabem no seu bolso. Outro benefício do dashboard é o atendimento exclusivo via chat, para vendedores que têm um faturamento de mais de R$ 90 mil em um período de 3 meses.

Olhar para a situação financeira da sua loja como um todo é o primeiro passo para realização de uma boa gestão empresarial. É importante você entender os valores que entram e saem do seu negócio, qual a previsão futura de faturamento, projeção de gastos dos próximos meses, sempre preparado para oscilações, que são inevitáveis. Tudo para você acompanhar de perto, mas bem de pertinho mesmo, o que acontece com sua loja.

Assim, você tem mais controle sobre o dinheiro que seu negócio está gerando, fazendo a situação do seu empreendimento melhorar significativamente. 


Quer ficar craque em gestão empresarial do seu e-commerce e fazer seu negócio decolar?


Comece ainda hoje, abra sua conta no Mercado Pago e planeje o futuro de sucesso do seu negócio. Saiba como investir na tecnologia que vai elevar a precisão, agilidade e assertividade da sua gestão. 

 

taxas de aprovação mais altas no e-commerce


Escrito por:

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