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Abandono de carrinho no e-commerce: por que 82% desistem da compra

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Entender os motivos que levam os clientes a desistirem de uma compra pode ajudar o seu e-commerce a vender e faturar mais.

Você já acessou o site de uma loja on-line e colocou diversos produtos no carrinho para saber qual seria o valor da compra ou algo parecido? Essa é uma prática muito comum de quem costuma comprar on-line. As pessoas, inclusive, montam compras de produtos que nunca pretendem comprar.

Mas o abandono de carrinhos está longe de ser apenas uma questão de hobbie ou curiosidade. Muitos fatores levam, em média, 82% dos consumidores brasileiros a escolherem produtos em um e-commerce, adicioná-los ao carrinho e desistir antes de realizar o pagamento - informações do relatório anual realizado pelo E-commerce Radar. E isso pode dizer muitas coisas sobre a sua loja on-line.

Conhecer a taxa de abandono de carrinhos do seu site e os motivos por que esses abandonos acontecem é essencial. Afinal, cada carrinho abandonado representa uma compra que não foi feita. Ou seja, menos dinheiro entrando na sua loja. E, muitas vezes, algumas mudanças simples podem fazer toda a diferença para que isso não aconteça, e a maioria delas envolve o processo de checkout, o último passo para a conclusão da experiência de compra na sua loja on-line.

 

Entenda as taxas e motivos para o abandono de carrinho no e-commerce


Para tentar oferecer possibilidades para os comerciantes digitais criarem estratégias em suas lojas, o Baymard Institute realizou um estudo listando as maiores razões para o abandono de carrinhos no e-commerce.

Aqui, além de listar esses motivos, vamos mostrar algumas dicas simples de como evitá-los:

 

  • Frete caro (53%)

 

O maior motivo que leva consumidores interessados em comprar os produtos de uma loja on-line a desistirem na hora do checkout é o valor do frete. Por isso, é importante contar com parcerias e condições que chamem a atenção, além de procurar oferecer frete grátis com um valor mínimo de compra.

 

  • Obrigação de criar uma conta (31%)

 

Em tempos de aumento do acesso mobile e da necessidade de fazer compras com mais agilidade, a exigência de criação de um cadastro para finalizar uma compra pode afastar clientes. Apesar de o login ser uma questão de segurança e de conseguir as informações das pessoas para enviar e-mails e promoções, investir em opções de compra como convidado, por exemplo, pode evitar que haja o abandono de carrinho.

 

  • Checkout longo e complicado (23%)

 

Um checkout simples e fácil é fundamental.
Muitos campos de preenchimento, falta de clareza sobre as informações necessárias e várias janelas se abrindo para completar o pagamento. Isso afasta 23% dos compradores. Garanta uma boa experiência de pagamento, pedindo somente as informações necessárias e fazendo do checkout o mais rápido e simples possível.

 

  • Impossibilidade de checar o valor total da compra antes do checkout (20%)

 

Muitas lojas on-line só mostram o valor total de uma compra - com taxas e valor de frete, por exemplo - na hora do pagamento. Deixe essas informações claras o quanto antes, para que seus clientes consigam ter uma ideia de quanto vão gastar com a compra no seu e-commerce.

 

  • Falta de confiança no site (17%)

 

As fraudes ainda são uma grande realidade no comércio digital, por isso a insegurança não poderia ficar de fora desta lista. Além de contar com sistemas antifraude e de criptografia dos dados, use selos e certificados que garantam ao seu cliente que ele está em um ambiente seguro para comprar.

 

  • Prazo de entrega muito longo (16%)

 

Mais uma questão relacionada ao frete: muitos dias para a entrega. Aqui, vale o mesmo conselho de antes, garanta que sua loja on-line conte com boas parcerias para entregar seus produtos a valores e prazos aceitáveis.

 

  • Erros e falhas no site (15%)

 

Páginas que não carregam ou links quebrados podem derrubar as vendas do seu site. Conte com plataformas de e-commerce e de pagamento que garantam um bom funcionamento da sua loja on-line e ofereçam suporte técnico caso necessário.

 

  • Insatisfação com a política de devoluções (10%)

 

Não ter a possibilidade de devolver um produto também pode impedir um cliente de finalizar sua compra, principalmente se o ticket médio é alto. Contar com parceiros que protejam a sua loja em caso de devoluções ou cashbacks, te ajuda a oferecer essas facilidades aos compradores.

 

  • Opções de pagamento insuficientes (6%)

 

Não adianta mais oferecer somente a possibilidade de pagar com cartão de crédito e boleto bancário. Os clientes buscam métodos de pagamento e parcelamentos diferenciados - como a possibilidade de usar uma carteira digital ou parcelar com boleto bancário, por exemplo.

 

  • Cartão de crédito recusado (4%)

 

Em último lugar, fica a recusa do pagamento pela administradora do cartão de crédito. Engana-se quem pensa que não pode contornar essa situação. Sua loja on-line pode ter uma política para lidar com esses casos, utilizando links de pagamento, por exemplo, ou contando com plataformas com multiadquirência.

 

  • Website lento

 

Esse fator não faz parte da lista do estudo, mas, segundo um relatório da ReadyCloud, páginas que demoram a carregar, principalmente na hora do checkout, podem aumentar o abandono de carrinhos em 75% e derrubar a lealdade em 50%. Mas um detalhe a ficar atento para alcançar um checkout otimizado que converta. 

 

Supere o abandono de carrinhos na sua loja online e venda mais


Com planejamento, atenção aos detalhes e parcerias com as melhores plataformas, o abandono de carrinhos não precisa ser uma dor de cabeça para o seu e-commerce. Invista em uma boa experiência de compra no checkout e em cada parte do processo e, assim, crie benefícios para quem compra.


Escrito por:

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