Todo dono ou gestor de e-commerce já sabe de cor e salteado a importância de uma boa taxa de aprovação. Não só relacionada a fatores concretos, como o montante total de vendas que pode impactar, mas também abstratos, como a credibilidade do seu e-commerce, a fidelização da sua marca ou a inserção no seu mercado.
A taxa de aprovação vai muito além da relação entre o número total das transações aprovadas sobre o total de tentativas realizadas. É claro que, financeiramente, mais pagamentos aprovados significam mais vendas realizadas e a confiança dos compradores, que tendem a voltar para futuras compras.
Diversos fatores podem influenciar a taxa de aprovação e fazer com que elas caiam. Alguns dos mais comuns são: dados preenchidos incorretamente pelo comprador, uso do cartão de terceiros sem vínculos, análise bancária relacionada ao limite do cartão de crédito, perfil de compra alinhado com perfil e histórico do comprador, velocidade de recompra conforme cada categoria de produto, entre outros.
Geralmente, quando há recusas nas transações de pagamento, essas questões estão envolvidas, e otimizá-las é o primeiro passo para garantir taxas de aprovação mais altas. A boa notícia é que há algumas atitudes do próprio lojista que podem ajudar a contorná-las com mais facilidade.
A Whirlpool, empresa do ramo de eletrodomésticos, segmento também conhecido como “linha branca”, entende muito bem do impacto desses fatores na aprovação dos pagamentos. Por isso, sua busca constante estava em encontrar parceiros estratégicos e soluções que garantissem maior segurança e mais transações aprovadas, já que entendem que quanto mais aprovam, mais vendem.
Foi na busca para investir em maiores taxas de aprovação que nasceu um esforço em conjunto entre a Whirpool e um de seus parceiros de pagamentos, o Mercado Pago. O trabalho começou com diversas rodadas de conversa para entender qual era a situação da empresa, o que estava comprometendo as aprovações das transações e quais as melhores ferramentas para reverter o problema. Nessa etapa foram expostos os principais pontos da operação, como a retentativa de pagamento, as principais bandeiras de cartão utilizadas, tipos de parcelamentos oferecidos e afins.
Com essa imersão no modelo de negócio, a equipe do Mercado Pago conseguiu criar soluções personalizadas - principalmente, envolvendo o sistema antifraude -, com o objetivo de elevar as taxas de aprovação mantendo um controle de risco rígido.
Nenhum desses esforços foi em vão. Em 2019 as mudanças e novas ferramentas começaram a surtir efeito em todas as áreas, mas o maior impacto foi na segmentação B2B. Na comparação entre o primeiro e o segundo semestre do ano houve um aumento de 25% na taxa de aprovação das vendas para empresas.
O grande segredo foi entender e internalizar quais eram as dores da Whirpool nas transações on-line e quais os fatores exatos que estavam comprometendo a aprovação dessas transações.
Nesse sentido, o Mercado Pago deixou de ser somente uma solução de pagamentos on-line para se tornar um parceiro de tecnologia para Whirlpool que, hoje, espera resultados ainda melhores.
👉 Leia também: Como funcionam as recusas de aprovação de pagamentos no Mercado Pago
Para garantir mais conversões e maiores taxas de aprovação no seu e-commerce é preciso ir muito além do que simplesmente integrar uma boa plataforma de pagamentos. É essencial contar com uma solução robusta e um parceiro que faça imersões no seu negócio e entenda, de fato, qual a sua realidade e quais as ferramentas necessárias para minimizar seus pontos de dor.
Unir uma plataforma completa a um mindset de parceria, com dashboards completos que te ajudam a entender o seu negócio de forma prática e visual é a melhor maneira de mitigar as dores do crescimento e expandir seu e-commerce. E disso o Mercado Pago sabe bem.
Conte com a nossa plataforma e com a nossa equipe de especialistas para aumentar suas vendas e acabar com as dores de cabeça do seu negócio. Entenda como nosso dashboard completo também colabora para isso.