Skip to content
Entre Crie sua conta

Diga sim para conquistar seus objetivos
Dicas sobre como organizar seu dinheiro, sair do vermelho, fazer seu dinheiro render e entender o mercado.

Acesse

Conheça a biblioteca

Diga sim para crescer como empreendedor
Conteúdos práticos sobre como organizar as finanças do seu negócio, começar a empreender, administrar seu negócio e vender mais

Acesse

Conheça a biblioteca

Diga sim para expandir sua empresa
Conhecimento sobre como impulsionar suas vendas, gerenciar e expandir sua empresa e insights de mercado

Acesse

Conheça a biblioteca

Diga sim para tecnologia descomplicada
Conteúdos sobre conta grátis, crédito, venda online e física, Pix e tutoriais Mercado Pago

Acesse

Conheça a biblioteca

Como funcionam as recusas de aprovação de pagamentos no Mercado Pago

Aprovação de pagamentos do Mercado Pago - recusas de aprovação de pagamentos no mercado pago

A taxa de aprovação é um indicador extremamente importante para qualquer e-commerce, afinal é ela que vai dizer quantos pagamentos foram aprovados na comparação com o número total de tentativas.
Ou seja, é através dela que você sabe se os clientes que fizeram uma compra na sua loja digital conseguiram, realmente, completar a transação ou tiveram seu pagamento recusado.

Por isso, é preciso ficar atento a essa taxa, principalmente se ela estiver muito baixa, indicando muitas recusas. Isso pode ser sinal de que o tráfego de clientes trazido para sua loja está com baixa qualidade, ou pode ser sinal de problemas no processo de pagamento, que podem ser resolvidos com algumas mudanças simples.

A recusa de pagamentos é uma realidade no mundo das vendas online e ela pode acontecer por diversas razões: preenchimento incorreto das informações por parte do cliente, falta de clareza no checkout, tentativa de fraude, problema na comunicação entre adquirentes e subadquirentes, entre muitas outras questões. 

Mas não se preocupe! Para que isso não seja motivo de dores de cabeça no seu negócio, queremos te ajudar a compreender o que pode exatamente estar impactando sua taxa de aprovação nas vendas com Mercado Pago.

 

3 fatores que podem impactar a aprovação de pagamentos no Mercado Pago

No Mercado Pago, temos um compromisso com você e com o seu negócio, por isso procuramos deixar todas as informações relacionadas ao seu e-commerce o mais claras quanto possível, para que você possa ter uma visão completa de cada detalhe e fazer qualquer mudança que seja necessária.

Quando se trata de taxas de aprovação, há três motivos principais que podem impactar os pagamentos em suas vendas com Mercado Pago:

 

Erros do comprador


Mercado Pago - Erros do comprador - recusas de pagamento

Talvez o maior motivo para que um pagamento seja recusado em uma compra on-line sejam erros de preenchimento do próprio comprador, principalmente em informações de número do cartão, endereço e CPF. Isso faz com que os bancos de dados e os próprios emissores de cartão de crédito acabem não reconhecendo aquelas informações e, por isso, recusando o pagamento.

Nesses casos, fica um ponto de alerta importante: muitas vezes, o comprador pode errar na hora de preencher seus dados no checkout por conta de informações confusas no processo. Por isso, se esse é um motivo de recusa comum no seu e-commerce, vale a pena revisar cada passo e checar se tudo está claro como deveria, fazendo as alterações necessárias para impedir qualquer confusão ou problema.

 

Recusas bancárias


Mercado Pago - Recusas bancárias - recusa de aprovação de pagamento

Mais de 50% das recusas em pagamentos no e-commerce são feitas pelo banco ou pelo emissor do cartão de crédito e, infelizmente, o Mercado Pago (ou qualquer outro meio de pagamento) não tem controle sobre esse tipo de situação. Quando um pagamento é realizado, as informações são enviadas para que os bancos emissores do cartão também analisem as transações.

Sendo assim, eles possuem autonomia para recusar cobranças com o cartão de crédito ou débito por diversas razões: expiração da data de validade do cartão, falta de limite, saldo insuficiente, cartão bloqueado ou desabilitado para compras on-line, entre outros.

 

Prevenção contra fraudes


Mercado Pago - Prevenção contra fraudes - recusa de aprovação de pagamento

 




O Brasil é o segundo país da América Latina com mais fraudes no cartão de crédito em compras on-line,
perdendo apenas para o México, de acordo com uma pesquisa realizada pela Visa. Só em 2019, foram mais de R$ 3,6 mil em tentativas de fraude por minuto, número que apresentou aumentos durante os meses de pandemia. Com a maior quantidade de consumidores comprando pela internet, os golpes também cresceram, alcançando uma média de 3,49% em tentativas de fraude no primeiro semestre de 2020.

Infelizmente, essa é uma realidade comum para quem compra e para quem vende on-line. E para evitar esse tipo de dor de cabeça, o Mercado Pago conta com um sistema antifraude que faz a proteção de operações que não exigem a senha do cartão. O vendedor que já teve operações contestadas sabe do problema que é ter uma transação fraudulenta que não deveria ter sido aprovada. Por isso, utilizamos um sistema robusto capaz de identificar possíveis fraudes de compradores mal-intencionados e combinado com uma equipe de revisão manual para evitar que pagamentos legítimos sejam recusados.

A recusa de pagamentos por conta da prevenção a fraudes pode soar como algo negativo às vendas, mas, na verdade, é extremamente positiva, já que protege seu e-commerce contra ataques maliciosos que podem gerar muitos prejuízos. Mas é claro que isso pode impactar a taxa de aprovação do seu negócio.

Além de proteger a loja digital contra fraudes, ou consumidores mal-intencionados, o Mercado Pago também protege o comprador. Por isso, altos índices de reclamações e chargebacks - indicando e-commerces que não priorizam uma boa experiência de compra ou que possuem dificuldades em sua operação - também podem ter impactos negativos em sua taxa de aprovação. Nesses casos, é necessário que o Mercado Pago seja mais criterioso, porque existem problemas importantes a serem resolvidos.

 

Passo a Passo: Como acessar sua taxa de aprovação e os motivos de recusa no Mercado Pago?

Para acompanhar cada um desses motivos de recusa e monitorar as taxas de aprovação do seu e-commerce, basta acessar o painel completo do Mercado Pago. Para acessá-lo, siga o passo a passo ilustrado abaixo:

No computador (não é possível acessar todas as funções pelo celular):

  • Faça o login na sua conta do Mercado Pago;
  • Acesse "Relatórios" no menu lateral esquerdo;
  • Escolha a opção "Métricas" e, depois, "Recebimento online" e selecione a data ou período de vendas que deseja analisar;.
  • Por fim, em “Taxa de aprovação de pagamentos”, clique em “Ver detalhes”;
  • Nesta tela é possível ver suas métricas de aprovação e os motivos de recusas encontram-se no canto inferior direito da tela.


Mercado Pago

2-3

3-3

4-3

 

Saiba como fazer a gestão da aprovação das suas vendas online no Mercado Pago.


Entenda como melhorar as taxas de aprovação com Mercado Pago e venda mais e melhor


Conhecendo as principais razões para que haja a recusa de pagamentos, é importante criar estratégias para lidar com esses problemas e centralizar seus esforços para aumentar sua taxa de aprovação e melhorar suas vendas!

 

venda_mercado_pago_contato


Escrito por:

assinatura_equipe

Artigos relacionados