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7 fatores mais importantes para o sucesso de um e-commerce

7 FATORES MAIS IMPORTANTES PARA O SUCESSO DE UM E-COMMERCE

Nem sempre empreender em um e-commerce é uma tarefa simples. E está tudo bem. Empreender realmente não é simples. Mas há um conjunto de boas práticas que podem destacar sua loja on-line como uma das bem-sucedidas. 

A evolução é implacável. Não somente na natureza. Tomemos o mercado digital como exemplo. Ele não é uma novidade, já tem alguns anos que a possibilidade de comercializar produtos e serviços de maneira totalmente on-line surgiu para tornar a vida mais fácil, tanto de quem vende quanto de quem compra. Isso é simplesmente a união da oferta à demanda, e quem proporciona essa facilidade é a tecnologia. O ponto crucial aqui é: a tecnologia também é agente acelerador de mudanças, isto é, de evolução.

O comércio eletrônico mudou, evoluiu e continua evoluindo, deixando os consumidores cada vez mais exigentes em relação ao que procuram na hora de comprar on-line. A evolução é ótima, mas desafiadora. Justamente por isso, aproximadamente 80% das lojas digitais acabam morrendo na praia. Grandes motivos para que isso ocorra são: navegabilidade reduzida, falta de clareza sobre os produtos e as taxas e valores cobrados. 

 

Como ter um e-commerce bem sucedido?

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No final do dia, o grande diferencial de um e-commerce bem-sucedido reside em alguns fatores primordiais. Separamos 7 dicas infalíveis para você ficar atento ao seu e-commerce:

1. Tenha um propósito
2. Invista em otimização mobile
3. Trabalhe o SEO
4. Tenha uma boa experiência de compra
5. Seja transparente com o cliente
6. Garanta segurança nas transações
7. Use as redes sociais


É fácil perceber que, entre esses pontos de atenção, nem todos estão ligados somente a questões táticas ou do dia a dia do seu e-commerce, mas envolvem ações desde os fundamentos do seu negócio até a satisfação do cliente, passando pelo ambiente virtual e até mesmo o marketing. Para você entender melhor todos eles, precisaremos dar uma olhada mais de perto em cada um:

  • Tenha um propósito

 

Tenha em mente que e-commerces que alinham um propósito à sua marca são mais bem-sucedidos do que aqueles que não o fazem. Ambos podem até vender o mesmo produto, como por exemplo, desodorantes, mas o primeiro se posiciona com o objetivo de trabalhar com produtos que proporcionam bem-estar e qualidade de vida e agregar a sensação de frescor no cuidado ao odor; o outro só comercializa o desodorante mesmo.

Em qual deles você preferiria realizar sua compra? Aqui, posicionamento e propósito é tudo. Dedique um pouquinho de tempo fazendo esse exercício e pense: “qual o propósito do meu e-commerce?”. Responder a essa pergunta é o primeiro passo para o sucesso.

  • Invista em otimização mobile

 

O mundo está sempre em movimento. E seu consumidor, provavelmente, também está. Garanta que seu e-commerce esteja preparado para receber acessos via dispositivos móveis, como tablets e smartphones. Confira a responsividade e navegabilidade nesses dispositivos. Pesquisas, como a “Panorama do comércio móvel no Brasil”, realizada pela Mobile Time em conjunto com a Opinion Box, apontam que 85% dos brasileiros que possuem smartphones compram on-line. 

Outro estudo denota que 29% das compras realizadas no Brasil em 2019 foram efetuadas por dispositivos móveis, o que acentua a importância de otimizar sua loja on-line para um mundo mobile-first.

  • Invista em SEO

 

Muito se fala sobre Search Engine Optimization ou SEO - do inglês, otimização para motores de busca. A metodologia funciona pela utilização de palavras-chave na composição do conteúdo de um site a fim de alavancar o rankeamento nessas ferramentas de busca, como por exemplo o Google.

Mas, afinal, isso é marketing e o que tem a ver com seu e-commerce? Tudo. Certifique-se de usar a palavra-chave certa para seus produtos, a fim de que sua página seja exibida primeiro nos motores de busca quando um potencial cliente pesquisar por essa determinada palavra.

  • Ofereça uma boa experiência de compra e invista em estratégias omnichannel

 

São muitos os motivos pelos quais e-commerces brasileiros estão falhando em oferecer uma boa experiência de compra. Eles vão desde uma boa navegabilidade até um checkout que, além de intuitivo, seja ágil e seguro. Mas de todas as formas, a experiência de compra tem sido divisora de águas na separação entre negócios bem-sucedidos daqueles que não conseguem alavancar suas vendas.

Quando falamos em experiência de compra falamos em uma série de fatores, como: carregamento rápido das páginas, boas imagens de produtos, descrições claras e completas, diversas opções de pagamento, preços, taxas e entregas competitivas.

Essa área é tão importante que existem novos cargos e posições surgindo dentro de empresas que cuidam somente disso: tanto no front quanto no back office. Hoje, temos os UX Designers, responsáveis por promover designs agradáveis ao consumidor, falando em termos de aceitação visual e navegabilidade. 

  • Seja transparente com o cliente

 

Ser transparente em relação aos prazos de entrega, taxas e valores adicionais, bem como em relação à política de privacidade e devolução, reembolsos e trocas só faz com que sua credibilidade aumente com seus clientes. Quando sua credibilidade aumenta, suas vendas aumentam.

  • Garanta segurança nas transações

 

Contar com um sistema antifraude, a fim de garantir a máxima segurança das transações - tanto para você quanto para seus clientes - é imprescindível. Mas, mais que isso, é necessário ter um sistema antifraude que não dê falsos positivos e bloqueie pagadores reais, diminuindo suas taxas de aprovação. 

Além disso, a utilização de checkouts inteligentes, seguros e ágeis oferece uma experiência mais agradável para o cliente e passa a sensação de maior segurança. 

 

  • Use as redes sociais

 

Ter uma estratégia de marketing para divulgação e promoção dos seus produtos se faz totalmente necessária. Lembre-se: 85% dos brasileiros que têm smartphones compra on-line. Se pergunte: “qual a probabilidade deles também estarem nas redes sociais?”. Alta, né?! Use-as a seu favor.

Aproveite-as, inclusive, para fazer promoções com foco em vendas. Ofereça produtos nas redes sociais com links de pagamento que levam direto para uma página de pagamento, fornecendo uma experiência ainda melhor para seus potenciais clientes.

 

Extra: o caminho para o sucesso, com ajuda de um parceiro certo para o melhor processo de pagamento no e-commerce!


Claro que, para atingir o sucesso, um e-commerce precisa passar por um tempo de maturação e isso não acontece da noite para o dia. É muito importante que você saiba seu norte e essas sete dicas estão aí para te dar o caminho das pedras. 

Mas trilhá-lo sozinho pode ser um pouco turbulento. Conte sempre com um parceiro estratégico, principalmente, em relação ao meio de pagamento e sistema antifraude que possa te dar total respaldo para que você se preocupe apenas com uma coisa: o seu negócio.


Escrito por:

assinatura_equipe

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