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Pagamentos Mercado Pago: paguei o produto e não recebi, o que fazer?

Escrito por Equipe Mercado Pago | 19/04/23 20:29

Um dos principais papéis do Mercado Pago é facilitar a vida dos vendedores no momento de cobrar seus clientes, por meio de diversas ferramentas que tornam as cobranças mais assertivas. Por outro lado, os consumidores também têm vantagens em usar esses meios, por conta tanto da segurança quanto da agilidade no pagamento. 

O Mercado Pago une quem vende com quem compra, ajudando nesse relacionamento por meio de ferramentas e soluções eficientes de cobrança. Por isso, é importante destacar: a missão do Mercado Pago é tornar essa experiência melhor, mas não é responsável pelo envio e entrega dos produtos, ficando por conta do vendedor. 

 

Pagamentos Mercado Pago: paguei e não recebi meu produto! 

Se você fez uma compra e usou as soluções de pagamento online do Mercado Pago, como o Link de Pagamento ou o Checkout Pro, é importante lembrar que o vendedor é responsável pela entrega do produto e não o Mercado Pago. 

Se você tiver algum problema ou dúvida sobre a entrega do produto, recomendamos que entre em contato diretamente com o vendedor para resolvê-lo. Veja como proceder:

 

Contatar o vendedor em caso de compra via Link de Pagamento

Caso queira resolver um problema de uma compra feita com Link de Pagamento, é importante entrar em contato com a pessoa que vendeu o produto para combinar a devolução do dinheiro e do item comprado.

Se você fez o pagamento com sua conta do Mercado Pago, pode verificar essa transação na seção de Atividade após fazer login com seu usuário e senha. Se precisar de ajuda ou tiver problemas com a compra, pode selecionar a opção "Tenho um problema" para obter assistência.

 

Contatar o vendedor em caso de compra via Checkout Pro

Se você realizou uma compra através do Checkout Pro, é possível solicitar reembolsos integrais ou parciais e cancelamentos direto com o vendedor. Só é preciso se atentar aos prazos, no caso do reembolso, sendo de 180 dias após a aprovação, e ao status da compra em caso de cancelamento, precisando estar em processo ou pendente.

Em casos que contam com a proteção do Compra Garantida do Mercado Pago, é preciso que o cliente inicie uma reclamação pela conta compradora no prazo de 14 dias corridos a partir da data da compra. 

Quero cancelar minha compra, e agora? 

Se você desejar cancelar uma compra feita por meio do Mercado Pago, saiba que o processo é super fácil. Além disso, também é possível trocar ou devolver o pedido, ou ainda solicitar o reembolso, caso necessário. 

As políticas de troca e devolução variam conforme cada loja ou vendedor, mas em todas as vendas online você conta com o prazo de 7 dias corridos a partir do recebimento do produto para se arrepender da compra. Além disso, a orientação é que caso haja alguma insatisfação ou o não recebimento do produto no prazo previsto de entrega, a primeira medida é sempre contatar o lojista para receber suporte ou resolução. 

Se ainda assim você desejar cancelar a compra, veja como agir nos seguintes casos: 

 

  • Como cancelar o pagamento feito por boleto

Para cancelar um pagamento feito por boleto que ainda não tenha sido pago, basta logar na sua conta Mercado Pago e acessar seu histórico de compras. Clique no botão de três pontos no pagamento desejado e use a opção "Cancelar";

Caso o boleto já tenha sido pago, é necessário entrar diretamente em contato com o vendedor para negociar uma solução. 

É importante lembrar que, uma vez que o boleto é pago, não é possível cancelá-lo. Se você já pagou o boleto, será necessário entrar em contato diretamente com o vendedor para negociar uma solução. Portanto, é importante verificar cuidadosamente antes de realizar o pagamento do boleto.

Se não for possível chegar em um acordo e você solicitar o cancelamento seguindo as instruções abaixo, os valores serão devolvidos quando o vendedor devolver o pagamento. 

 

  • Como cancelar o pagamento feito por Pix

Para cancelar o pagamento feito por Pix, é preciso entrar em contato com sua  instituição financeira (de onde você fez a transação). Ao entrar em contato, é preciso informar o valor da transação que deve ser cancelada e o motivo do cancelamento. Após uma avaliação do banco, a transação poderá ser cancelada ou o valor poderá ser estornado para sua conta. 

Lembre-se que é sempre importante verificar as políticas e procedimentos da sua instituição antes de realizar a transação. 

 

  • Como cancelar o pagamento feito por cartão de crédito

Caso seu pagamento tenha sido feito via cartão de crédito, basta seguir o passo a passo listado abaixo. Quando o vendedor devolver o pagamento, vamos efetuar o cancelamento do valor imediatamente. O prazo para isso depende do seu cartão, podendo demorar entre 7 e 10 dias úteis e o valor aparecerá na sua fatura assim que for creditado. 

 

Como prosseguir caso você não receba suas compras

Caso você tenha feito o pagamento de sua compra com a conta do Mercado Pago, o dinheiro será devolvido na hora em sua conta. E se você comprou com seu cartão de crédito, a devolução será feita na próxima fatura ou na seguinte, dependendo da data de vencimento ou do momento da anulação do pagamento. Agora, caso tenha feito com cartão de débito, o valor será devolvido na conta do cartão. 

 

Proteja-se no momento de fazer suas compras! 

O Mercado Pago ajuda a proteger os clientes de diversas maneiras na hora de realizar pagamento, incluindo todos os padrões de segurança, que protegem seus dados e seu dinheiro. E tudo fica ainda melhor com o Programa "Compra Garantida do Mercado Pago" para pagamentos online. 

Caso o seu produto não chegue, nós devolveremos o valor da compra na sua conta, no prazo de 14 dias a partir do pagamento, basta iniciar sua sessão na sua conta Mercado Pago, realizar seus pagamentos online, e cumprir todos os requisitos do programa.

 

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Garanta a segurança em seus pagamentos com o Mercado Pago! 

Segurança é assunto sério no Mercado Pago, por isso inovamos em medidas que ajudem a preservar os consumidores, seja ao proteger seus dados financeiros ou suas compras online. 

Mas é importante ressaltar que, em casos de algum problema ao comprar pela internet, a recomendação é entrar em contato com o vendedor, solicitando o cancelamento da compra ou o reembolso do dinheiro.