6 benefícios de ter CNPJ e como mudar sua titularidade no Mercado Pago
Seja para aumentar as fontes de renda ou para realizar o sonho de criar um negócio próprio, muitos brasileiros encontraram no empreendedorismo uma alternativa promissora. Segundo o Mapa de Empresas do Governo Federal, no Brasil há 18,1 milhões de empresas ativas, sendo que 359 mil surgiram em julho de 2021, e 53,2% delas foram abertas em menos de um dia.
Entre todas as atribuições que envolvem abrir um negócio, é comum que o empreendedor tenha dúvidas ao dar os primeiros passos, sobretudo no que diz respeito à formalização.
O que significa formalizar seu negócio?
Quando se fala em formalização, a primeira coisa que vem à mente é o CNPJ. Em suma, ele nada mais é que o Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica. Assim como o CPF diz respeito à pessoa física, o CNPJ comprova a legalidade da sua empresa perante o governo.
Para quem está chegando agora nesse universo, termos como CNPJ muitas vezes assustam. Pode parecer complicado e burocrático, mas esse registro é fundamental, sendo o pontapé inicial para fazer seu negócio decolar. Inclusive, com a regularização é possível ter acesso a benefícios incríveis.
Confira abaixo estes benefícios e como alterar a titularidade da sua conta de CPF para CNPJ no Mercado Pago.
6 Benefícios de ter um CNPJ
Sem dúvidas, o CNPJ é essencial para negócios dos mais diversos portes – desde o Microempreendedor Individual (MEI) até grandes corporações com milhares de funcionários. Ou seja, varejo, prestadores de serviços, restaurantes e lojas on-line, todos precisam do CNPJ para desfrutar das vantagens da regularização:
1. Formalização do negócio
Para começar, o CNPJ é essencial para tirar suas atividades da informalidade. Registrar a empresa diante da União e da Receita é o procedimento inicial para todas as outras etapas de formalização, que variam conforme o modelo de negócio escolhido, inclusive para obtenção dos alvarás das prefeituras e estados.
2. Emissão de notas fiscais
A emissão de notas fiscais de venda de produtos e serviços é outro passo importantíssimo para qualquer negócio. E, para isso, é necessário ter um CNPJ ativo. Vale ressaltar que essa é uma medida fundamental que garante o recolhimento de obrigações tributárias e evita a sonegação.
3. Estar em dia com a Receita Federal
Trabalhar de maneira informal pode trazer diversos prejuízos. Afinal de contas, é difícil comprovar a renda para ter acesso a créditos e outras facilidades sem o registro formal, além, é claro, do risco de cometer irregularidades fiscais ou descumprir normas referentes a licenças e alvarás. Sem dúvidas, a formalização trará mais segurança para que você possa evoluir e expandir suas atividades.
4. Acesso a empréstimos para empresas e produtos diferenciados
Empresas contam com diversos pacotes específicos e condições especiais, desde telefonia a linha de créditos em instituições financeiras, empréstimos com juros baixos e, até mesmo, benefícios para aquisição de veículos.
Outro ponto é que, ao fazer compras utilizando um CNPJ, principalmente em maior quantidade, é possível também um maior poder de negociação – afinal de contas, é comum que fornecedores busquem parcerias comerciais de longo prazo.
5. Participar de licitações
Outra maneira de aumentar a carteira de clientes e, consequentemente, o faturamento da empresa é participando de licitações e fornecendo produtos e serviços ao governo. Para isso, é necessário que sua empresa tenha um CNPJ e esteja regularizada, com todas as obrigações em dia.
6. Possibilidade de fazer mais negócios
Diversas empresas têm uma política de negociar somente com outras empresas. É o chamado B2B (Business to Business). Por exemplo, você tem um negócio de aluguel de equipamentos para festas e uma corporação quer te contratar para um evento. O fato de você não poder emitir Nota Fiscal pode ser um problema, uma vez que o contratante não poderá fazer o registro de saída de caixa.
Assim, ao formalizar seu empreendimento, você aumenta a chance de fechar esse tipo de negócio. Além disso, existem diversos clientes que exigem a emissão de Nota Fiscal para contratar serviços ou adquirir produtos. Ou seja, com o CNPJ ativo, você multiplica também suas oportunidades.
💡Leia também: Benefícios da formalização mei
Como alterar a titularidade de conta de CPF para CNPJ no Mercado Pago
Para alterar sua conta para Pessoa Jurídica na Conta Mercado Pago não tem mistério. Basta ir em sua Conta Mercado Pago e seguir os próximos passos:
- Entre na sua conta do Mercado Pago;
- Vá em "Meus dados" e, em seguida, "Dados pessoais";
- Selecione "Preciso de ajuda";
- Em seguida, toque em "Alterar a titularidade da minha conta".
- Pronto. Agora você terá acesso a benefícios exclusivos no Mercado Pago!
Regularize seu negócio e acelere seus resultados
Como você viu, formalizar suas atividades pode abrir muitas portas e te dar acesso a benefícios incríveis. Por isso, se você quer profissionalizar a sua empresa e conquistar resultados cada vez melhores, criar seu CNPJ pode ser o primeiro passo dessa jornada de sucesso.
Escrito por:
Receba nossas novidades e fique conectado!
Artigos relacionados
Mercado Pago: o banco digital completo para o seu negócio crescer
| Outubro 14, 2024
Com tantas mudanças na forma como o mercado evolui e, claro, nas diferentes maneiras que os clientes preferem comprar e também interagir com as..
Mercado Pago no Mercado Livre Experience 2024: veja tudo o que rolou
| Setembro 30, 2024
Nos dias 24 e 25 de setembro de 2024, a cidade de São Paulo foi palco da 8ª edição do Mercado Livre Experience, um evento que já se consolidou como..
Mercado Livre Experience 2024: sua chave para o sucesso no e-commerce
| Setembro 17, 2024
Se você é um empreendedor ou empresário em busca de novas oportunidades e insights para impulsionar seus negócios, o Mercado Livre Experience 2024 é..