Skip to content
Entre Crie sua conta

Diga sim para conquistar seus objetivos
Dicas sobre como organizar seu dinheiro, sair do vermelho, fazer seu dinheiro render e entender o mercado.

Acesse

Conheça a biblioteca

Diga sim para crescer como empreendedor
Conteúdos práticos sobre como organizar as finanças do seu negócio, começar a empreender, administrar seu negócio e vender mais

Acesse

Conheça a biblioteca

Diga sim para expandir sua empresa
Conhecimento sobre como impulsionar suas vendas, gerenciar e expandir sua empresa e insights de mercado

Acesse

Conheça a biblioteca

Diga sim para tecnologia descomplicada
Conteúdos sobre conta grátis, crédito, venda online e física, Pix e tutoriais Mercado Pago

Acesse

Conheça a biblioteca

6 benefícios de ter CNPJ e como mudar sua titularidade no Mercado Pago

Mais oportunidades de negócio e acesso a crédito: veja quais são os principais benefícios de criar seu CNPJ e regularizar sua empresa.

Investir na formalização pode ser um passo e tanto para o crescimento e profissionalização do seu negócio

Seja para aumentar as fontes de renda ou para realizar o sonho de criar um negócio próprio, muitos brasileiros encontraram no empreendedorismo uma alternativa promissora. Segundo o Mapa de Empresas do Governo Federal, no Brasil há 18,1 milhões de empresas ativas, sendo que 359 mil surgiram em julho de 2021, e 53,2% delas foram abertas em menos de um dia. 

Entre todas as atribuições que envolvem abrir um negócio, é comum que o empreendedor tenha dúvidas ao dar os primeiros passos, sobretudo no que diz respeito à formalização. 

O que significa formalizar seu negócio?


Quando se fala em formalização, a primeira coisa que vem à mente é o CNPJ. Em suma, ele nada mais é que o Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica. Assim como o CPF diz respeito à pessoa física, o CNPJ comprova a legalidade da sua empresa perante o governo.

Para quem está chegando agora nesse universo, termos como CNPJ muitas vezes assustam. Pode parecer complicado e burocrático, mas esse registro é fundamental, sendo o pontapé inicial para  fazer seu negócio decolar. Inclusive, com a regularização é possível ter acesso a benefícios incríveis.

Confira abaixo estes benefícios e como alterar a titularidade da sua conta de CPF para CNPJ no Mercado Pago.

 

6 Benefícios de ter um CNPJ


Sem dúvidas, o CNPJ é essencial para negócios dos mais diversos portes – desde o Microempreendedor Individual (MEI) até grandes corporações com milhares de funcionários. Ou seja, varejo, prestadores de serviços, restaurantes e lojas on-line, todos precisam do CNPJ para desfrutar das vantagens da regularização: 

  • Formalização do negócio

    Para começar, o CNPJ é essencial para tirar suas atividades da informalidade. Registrar a empresa diante da União e da Receita é o procedimento inicial para todas as outras etapas de formalização, que variam conforme o modelo de negócio escolhido, inclusive para obtenção dos alvarás das prefeituras e estados. 

  • Emissão de notas fiscais 

    A emissão de notas fiscais de venda de produtos e serviços é outro passo importantíssimo para qualquer negócio. E, para isso, é necessário ter um CNPJ ativo. Vale ressaltar que essa é uma medida fundamental que garante o recolhimento de obrigações tributárias e evita a sonegação. 

  • Estar em dia com a Receita Federal

    Trabalhar de maneira informal pode trazer diversos prejuízos. Afinal de contas, é difícil comprovar a renda para ter acesso a créditos e outras facilidades sem o registro formal, além, é claro, do risco de cometer irregularidades fiscais ou descumprir normas referentes a licenças e alvarás. Sem dúvidas, a formalização trará mais segurança para que você possa evoluir e expandir suas atividades. 

  • Acesso a empréstimos para empresas e produtos diferenciados

    Empresas contam com diversos pacotes específicos e condições especiais, desde telefonia a linha de créditos em instituições financeiras, empréstimos com juros baixos e, até mesmo, benefícios para aquisição de veículos. 

    Outro ponto é que, ao fazer compras utilizando um CNPJ, principalmente em maior quantidade, é possível também um maior poder de negociação – afinal de contas, é comum que fornecedores busquem parcerias comerciais de longo prazo. 

  • Participar de licitações

    Outra maneira de aumentar a carteira de clientes e, consequentemente, o faturamento da empresa é participando de licitações e fornecendo produtos e serviços ao governo. Para isso, é necessário que sua empresa tenha um CNPJ e esteja regularizada, com todas as obrigações em dia. 

  • Possibilidade de fazer mais negócios

    Diversas empresas têm uma política de negociar somente com outras empresas. É o chamado B2B (Business to Business). Por exemplo, você tem um negócio de aluguel de equipamentos para festas e uma corporação quer te contratar para um evento. O fato de você não poder emitir Nota Fiscal pode ser um problema, uma vez que o contratante não poderá fazer o registro de saída de caixa. 

    Assim, ao formalizar seu empreendimento, você aumenta a chance de fechar esse tipo de negócio.  Além disso, existem diversos clientes que exigem a emissão de Nota Fiscal para contratar serviços ou adquirir produtos. Ou seja, com o CNPJ ativo, você multiplica também suas oportunidades. 

💡Leia também: Benefícios da formalização mei

 

Como alterar a titularidade de conta de CPF para CNPJ no Mercado Pago 


Para alterar sua conta para Pessoa Jurídica na Conta Mercado Pago não tem mistério. Basta clicar neste link e seguir os próximos passos:

  • Entre na sua conta do Mercado Pago;
  • Clique na opção "Meus dados" e depois em "Dados pessoais";
  • Selecione "Preciso de ajuda" e clique em "Alterar a titularidade da minha conta".
  • Pronto. Agora você terá acesso a benefícios exclusivos no Mercado Pago!

 

Regularize seu negócio e acelere seus resultados


Como você viu, formalizar suas atividades pode abrir muitas portas e te dar acesso a benefícios incríveis. Por isso, se você quer profissionalizar a sua empresa e conquistar resultados cada vez melhores, criar seu CNPJ pode ser o primeiro passo dessa jornada de sucesso.

 

conta mercado pago - abrir conta mercado pago - conta mercado pago para mei


Escrito por:

assinatura

Artigos relacionados