06/05/2020
Algumas atitudes simples podem ser essenciais para evitar o prejuízo das contestações de pagamento no seu e-commerce. Saiba mais.
Todo negócio tem seus riscos e desafios, independentemente do tipo, do tamanho ou do mercado em que atua. O problema é que alguns deles acabam gerando prejuízos e comprometendo a credibilidade da empresa.
No e-commerce não é diferente. E entre os desafios desse tipo de comércio, poucas coisas podem ser tão desanimadoras quanto oferecer uma boa experiência de compra, garantir que todos os processos aconteçam como deveriam, entregar os produtos com um bom prazo e em boas condições e, depois de uns dias, receber uma contestação de pagamento. Isso, com certeza, gera não só frustração, mas prejuízos para o lojista digital.
Também conhecidas como os famosos chargebacks, as contestações de pagamento acontecem quando um comprador entra em contato com o emissor do seu cartão de crédito e diz não reconhecer uma compra, pedindo a disputa do valor. Ou seja, recusando-se a pagar aquela quantia. Isso quer dizer que o vendedor tem o valor da devolução debitado automaticamente pelo banco.
Existem dois tipos de contestações de pagamento, que estão diretamente ligadas aos motivos pelos quais ocorreram. O primeiro é chamado de desacordo comercial, quando um cliente abre a disputa ciente da compra. Ele pode acontecer por conta de algum desacordo comercial com o vendedor ou, até mesmo, pela entrega de um produto errado ou com defeito.
Neste caso, o prejuízo não é tanto, já que é possível lidar com a situação como se fosse uma reclamação comum, pedindo a devolução do produto e enviando um novo ou aceitando aquela venda como "devolvida", mantendo o produto e devolvendo o valor ao cliente.
O segundo tipo de chargeback está relacionado a uma tentativa de fraude, tanto do próprio comprador - que recebe o produto, mas se recusa a fazer o pagamento, seja por motivações maliciosas ou por realmente não reconhecer o nome da empresa na fatura - quanto de um terceiro - que pode ter fraudado as informações daquele cliente, fazendo a compra em seu nome e solicitando o envio para outro endereço.
De qualquer forma, é preciso estar preparado para lidar com situações como essas.
Há tantos anos trabalhando no mundo dos pagamentos on-line, nós do Mercado Pago sabemos o quanto as contestações de pagamento podem se tornar transtornos e prejuízos com os quais ninguém quer lidar. Por isso, nos preocupamos em garantir que seus compradores tenham uma boa experiência de compra e pagamento, mas também queremos que você, vendedor, possa vender com as melhores condições.
Nossa Política de Proteção ao Vendedor foi criada exatamente para isso, garantindo que, quando houver pedidos de chargeback - e, acredite, cedo ou tarde vai haver - a transação não seja perdida. Confirmando a venda e a entrega do produto, nós arcamos com o valor e com as disputas. Assim, você vende sabendo que tem toda a proteção que precisa e evita dores de cabeça.
Além de manter a segurança do seu dinheiro e do seu negócio, você também tem uma visão clara de todas as transações, inclusive naquelas em que houve a contestação, em nosso painel de controle. Quando recebemos o pedido de chargeback por parte de um comprador, congelamos o valor referente à compra na sua conta. Para checar o montante "congelado", é só seguir o passo a passo:
Depois de verificar todos os valores, é só responder às contestações. Para fazer isso, é preciso ter a documentação padrão, comprovando a entrega do produto, e ela pode ser diferente dependendo do tipo de frete escolhido.
Para entregas realizadas pelos Correios é necessário apresentar o código de rastreamento e o Aviso de Recebimento (AR) devidamente assinado. No caso das entregas através do Mercado Envios, não é preciso apresentar nenhum comprovante. Para todos os outros métodos, a documentação envolve a nota fiscal em nome do comprador ou o comprovante de entrega da transportadora, com assinatura do receptor.
Com esses comprovantes em mãos, é só seguir as etapas para responder às contestações e liberar os valores congelados:
Simples e rápido.
Os chargebacks não precisam ser uma dor de cabeça. Vender com Mercado Pago garante a sua segurança e as melhores condições para o seu negócio, impedindo prejuízos. Evite chargebacks e conte com as melhores políticas para te proteger contra eles.