Skip to content
Entre Crie sua conta

Diga sim para conquistar seus objetivos
Dicas sobre como organizar seu dinheiro, sair do vermelho, fazer seu dinheiro render e entender o mercado.

Acesse

Conheça a biblioteca

Diga sim para crescer como empreendedor
Conteúdos práticos sobre como organizar as finanças do seu negócio, começar a empreender, administrar seu negócio e vender mais

Acesse

Conheça a biblioteca

Diga sim para expandir sua empresa
Conhecimento sobre como impulsionar suas vendas, gerenciar e expandir sua empresa e insights de mercado

Acesse

Conheça a biblioteca

Diga sim para tecnologia descomplicada
Conteúdos sobre conta grátis, crédito, venda online e física, Pix e tutoriais Mercado Pago

Acesse

Conheça a biblioteca

Venda hoje e receba hoje: como funciona o dia zero do Mercado Pago?

VENDA HOJE E RECEBA HOJE: COMO FUNCIONA O DIA ZERO DO MERCADO PAGO?

 

Em meio a tantas oscilações e flutuações, para um negócio, a antecipação de recebíveis pode ser crucial para manter as portas abertas.

Empreender no Brasil não é uma tarefa fácil, não é mesmo? Nós entendemos. Cenário político-econômico incerto. Mesmo com quedas no desemprego, leve aquecimento da economia, a administração de um negócio está sempre sujeita à uma série de informações inerentes ao estoque, entradas, saídas, relatórios, projeções, expectativas, capital de giro e, principalmente, fluxo de caixa. Com as oscilações nos juros dos bancos e as altas taxas de inadimplência do pagador brasileiro, conseguir empréstimos para empresas tem se tornado cada vez mais uma missão quase impossível, o que, muitas vezes, inviabiliza a operação de empresas com fluxos de caixa mais longos, que fariam bom uso da antecipação de recebíveis.

Independentemente da qualidade dos produtos que você oferece ou da excelente experiência de compra que agrega para o consumidor da sua loja, no final do dia uma série de fatores contribui para que uma loja permaneça operante e a maior delas é o dinheiro.

 

Fluxo de caixa e recebíveis

Pense em uma operação de um negócio que envolve funcionários, fornecedores, softwares, plataformas, impostos, matéria-prima e outras despesas. Há aqui certa previsibilidade do montante total que precisará ser debitado todo mês. O que é um pouco mais difícil, porém, é a mesma previsibilidade com relação aos pagamentos e recebíveis. São comuns os casos de empresas que postergaram os recebíveis a ponto de faltar dinheiro em caixa para efetuarem os pagamentos da própria operação, inviabilizando-a.

Um fator que “bagunça” ainda mais esse fluxo são os recebimentos parcelados no cartão de crédito. Se seu negócio deixa de oferecer essa opção, perde clientes. Se oferece, perde a previsibilidade e o imediatismo dos recebimentos, já que esse tipo de pagamento pode demorar - e muitos dias - para ser recebido pelo seu negócio. É uma sinuca de bico.

 

O cenário do empreendedor brasileiro que precisa de capital de giro 

A prática de antecipação de recebíveis ou valores é conhecida no mercado, principalmente para negócios que ainda faturam em classes que os bancos consideram faturamentos baixos. O processo de aplicação para solicitar a antecipação de recebíveis requer um determinado faturamento comprovado constante por um período determinado, geralmente de 6 meses, somente para poder iniciar uma avaliação e, depois, talvez conseguir uma liberação. Esse cenário foge totalmente de uma empresa que inicia suas atividades.

Essa prática culmina em barrar o crescimento exponencial que muitas empresas poderiam ter, forçando-as a receber o montante que já venderam somente depois de alguns dias - estipulados pelas operadoras de crédito. 

 

Mercado Pago e D0

Aqui no Mercado Pago nos preocupamos em oferecer oportunidades aos vendedores, para que possam investir no seu negócio e crescer. Também queremos ver cada vez mais empreendedores e novas lojas surgindo para movimentar o mercado.

Por isso, nossos especialistas procuraram uma maneira de fazer o meio de campo e uma antecipação de recebíveis fácil, rápida e a taxas justas. Isso se tornou possível com o Dia Zero (D0).

Normalmente, as lojas online recebem o valor das suas vendas nas opções D14 e D30, isto é, 14 ou 30 dias corridos após a realização da venda. Quando o pagamento é parcelado, também existe a opção de receber de acordo com a compensação de cada parcela (em 30, 60, 90…). Agora, quem vende com a plataforma do Mercado Pago tem a opção de receber na hora em que as transações acontecem, a uma taxa de 4,99% - para as soluções de venda online.

Pode parecer pouca diferença, mas ao antecipar os recebíveis para D0, as empresas passam a ser empoderadas com o capital de giro que já é delas e podem aproveitar oportunidades de reinvestir o montante no próprio negócio, expandir o quadro de funcionários e melhorar processos e operações, visando faturamentos maiores. 

Melhor do que a gente falando do D0 é um cliente satisfeito falando da diferença que essa opção fez para o seu negócio:

 

Caso de sucesso: João Victor Maia

Do segmento de dropshipping, João Victor Maia é vendedor do Mercado Pago há cerca de um ano e meio. De acordo com ele, “a antecipação de valores do Mercado Pago com o D0 foi crucial para o meu negócio. Comecei meu e-commerce em 2018 e era praticamente impossível na época conseguir a liberação dos valores que eu recebia de forma instantânea”.

No Mercado Pago, a antecipação para o D0 é feita sem taxas abusivas, burocracias ou necessidade do empreendedor se submeter a processos longos, complexos e demorados, o que é uma prática comum dos bancos e outras plataformas. O objetivo é dar a agilidade que o empreendedor precisa para matar seu leão de cada dia.

Como disse João Victor, “no começo de tudo, me lembro que somente se eu tivesse um faturamento acima de R$ 65 mil constante por 6 meses era possível passar por uma avaliação junto aos meios de pagamento, para talvez conseguir uma liberação. Mas, para quem está entrando no mercado, isso foge um pouco da realidade. Principalmente para alguém que, como eu, está começando, de baixo”.

Para simplificar a linha de raciocínio, o D0 do Mercado Pago funciona assim: o cliente pagou, seu e-commerce recebe. E, melhor, com uma das taxas mais baixas do mercado. Tudo para você melhorar a gestão do seu negócio, ter mais controle sobre seu fluxo de caixa e poder expandir seu empreendimento. “Parece não fazer tanta diferença, mas após a liberação do D0, com a liberdade de poder usufruir dos valores de forma imediata, que somente o Mercado Pago proporcionou a mim e a várias outras pessoas no mercado no começo de 2019, foi um processo muito bacana, porque tive muito mais rapidez e oportunidades para fazer investimentos, contratar pessoas e poder montar uma operação melhor. Muito mais do que quando precisava de 14 ou 30 dias para receber”, completou o empresário.

Para o Mercado Pago não faz sentido você ficar esperando dias para receber o dinheiro - que pode te fazer falta - de uma transição já validada e que já aconteceu.

Outra funcionalidade de extrema importância do D0 Mercado Pago é a possibilidade que dá para os lojistas de escolher o melhor dia para receber. Mude quando quiser a data dos seus recebimentos, porque a gente sabe que ninguém melhor do que você para dizer qual é o momento ideal para o seu negócio receber e quanto está disposto a pagar de taxas.

“É muito importante o fato de que essa antecipação é feita sem taxas abusivas, sem burocracias e sem a necessidade de passar por um processo chato e demorado, como algumas outras plataformas estão tentando fazer hoje”, relatou João Victor Maia.

Para ele, “o D0 é um ponto muito positivo para o Mercado Pago, porque eu imagino o quanto de risco uma plataforma assume ao fazer uma melhoria desse tipo. E isso traz um retorno muito grande para quem vende, porque as pessoas que têm boa índole e boa vontade para fazer um negócio sólido, duradouro e ético encontram uma oportunidade de fazer um serviço melhor para seus clientes”.

Quer experimentar uma vida empreendedora muito mais planejada, previsível e ter oportunidades de visualizar melhor seu fluxo de caixa? Faça como o João Victor e muitos outros sellers ainda hoje! Entre ou abra sua conta no Mercado Pago agora mesmo!

 

assinaturas digitais - pagamentos recorrentes - venda por recorrência - recorrência com mercado pago


Escrito por:

assinatura_equipe

Artigos relacionados