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Um novo cenário: como a pandemia vai impactar a Black Friday 2020

Impacto da COVID-19 na Black Friday 2020 - Black Friday 2020

A pandemia da COVID-19 causou grande impacto no mundo todo, nos mais diversos setores. Com as recomendações de distanciamento social para impedir que o vírus continue se espalhando, as pessoas precisaram reinventar sua rotina e repensar diversas atividades do dia a dia.

 

Com certeza, o modo de fazer compras foi uma delas. O comércio digital, há anos em expansão, teve assim um boom de novos compradores, inclusive aqui no Brasil.

Alguns dados ajudam a ilustrar o panorama. Segundo informações da Nielsen, com as restrições de deslocamento e a migração do trabalho presencial para o home office, a venda de notebooks disparou. Entre os dias 16 e 22 de março, por exemplo, foram 112,4% mais compras na comparação com a semana anterior. Isso corresponde ao total de vendas desses dispositivos durante a Black Friday de 2019.

Esse é só um dos exemplos do aquecimento de mercado esperado para o evento que está se aproximando, agora no segundo semestre de 2020. Por esses motivos, há expectativa de que esta seja a edição mais digital da história. E isso inclui os impactos dos novos hábitos adquiridos pelos consumidores durante o distanciamento social.

 

Afinal, como a pandemia pode impactar a Black Friday 2020?


Confira, a seguir, algumas das principais mudanças esperadas para a edição da Black Friday deste ano e saiba como se preparar para elas:

 

1. Novos compradores digitais


Na primeira quinzena de março de 2020, as vendas de comércio eletrônico no Brasil aumentaram 40% em comparação ao mesmo período do ano anterior. Esses são os dados revelados pelo Statista Research Department. E isso não significa apenas aumento no volume de compra, mas também uma verdadeira explosão de novos compradores.

De acordo com uma pesquisa publicada pela Kantar, o número de pessoas que aumentou o comportamento de compras on-line saltou de 19% para 34%. Isso quer dizer que, para a Black Friday deste ano, é preciso levar em conta uma onda de usuários inexperientes. Mais do que nunca, oferecer uma experiência amigável pode definir o sucesso das vendas. Portanto, é essencial garantir uma estrutura que atenda às necessidades de todo tipo de cliente: uma loja on-line completa, confiável e segura, com navegação intuitiva, informações relevantes e organizadas, e opções diversas de pagamento e envio.

 

2. Categorias que serão tendência na Black Friday


Muitos brasileiros fizeram suas primeiras compras on-line durante a pandemia. Nesse sentido, um estudo citado pelo Valor Econômico destaca seis setores do e-commerce que registraram aumento significativo desde março de 2020:

icon_tick Brinquedos: +643,05%
icon_tick Supermercados: +448,09%
icon_tick Artigos esportivos: +187,90%
icon_tick Farmácias: + 74,70%
icon_tick Games online: + 58,46%
icon_tick Entregas: + 55,66%

 

Isso aponta que os consumidores estão aumentando o leque de produtos comprados pela internet. Assim, tanto quem atua em setores já consagrados nas vendas de Black Friday, como o mercado de eletrônicos, smartphones e games, até os comerciantes de itens mais básicos devem ficar atentos às novas demandas.

O Mercado Pago, inclusive, criou em parceria com a SEMrush um relatório com os termos mais buscados pelas pessoas no período da quarentena. De “loja de brinquedos” a “ensino a distância”, vale a pena conhecer mais de perto o perfil de pesquisa dos seus clientes para estar preparado.

 

3. Impacto das fraudes na Black Friday


Outro item da lista que merece a atenção dos lojistas é o número de tentativas de fraude durantes as vendas da Black Friday. Para aproveitar a data, normalmente e-commerces e compradores se preparam para picos de vendas com os melhores preços. No entanto, é preciso considerar também que datas promocionais atraem fraudadores. Segundo um estudo publicado no E-commerce Brasil, os eletrônicos foram os itens mais visados na última Black Friday, com 4,8% de tentativas de fraude. A categoria já é tradicionalmente a mais atrativa para os criminosos, que concentram suas ações em produtos como smartphones, tablets e laptops.

O período de pandemia também aumentou o alerta, já que apresentou um crescimento nas tentativas de golpes on-line. Um exemplo disso são os dados da ferramenta "Transparency Report", do Google. Eles mostram que em janeiro de 2020, o número de sites inseguros para fornecer dados pessoais era de 36,1 mil. Dois meses depois, em março, já eram 159,3 mil - um aumento de 441%

Por isso, é preciso tomar cuidado para não ser alvo de armadilhas durante a Black Friday. Um bom sistema antifraude, que proteja também as taxas de aprovação de pagamentos, pode ser uma boa resposta neste caso.

 

4. Dólar mais alto


Com um cenário de risco para se investir no Brasil, a consequente desvalorização da moeda e a evolução da pandemia, o resultado que todo mundo conhece é o disparo no preço do dólar. A alta na moeda americana afeta principalmente a venda de artigos eletrônicos e dropshipping. Afinal de contas, esses são justamente os produtos mais procurados em eventos como Black Friday e Cyber Monday. Além disso, há reflexos também no segmento de dropshipping que comercializa boa parte dos produtos internacionais.

Assim, os lojistas cujos produtos têm seu preço atrelado ao valor do dólar devem enfrentar dificuldades para disponibilizar ofertas tão atrativas quanto nos anos anteriores. Por outro lado, alterações nas demandas, alta procura por determinados itens, mudanças no comportamento de clientes e, até mesmo, fechamento de lojas físicas podem compensar parcialmente esse cenário. Por isso é tão importante investir em planejamento do seu e-commerce para alcançar bons resultados durante a Black Friday, considerando todos esses fatores.

 

5. Vulnerabilidade e pressão do e-commerce


A desistência por falhas no ambiente virtual pode ser mais comum do que se imagina. Segundo dados apurados na última Black Friday, a infraestrutura insuficiente dos e-commerces causou prejuízo de pelo menos R$ 132,05 milhões. Das 104 lojas analisadas, 90 apresentaram algum tipo de indisponibilidade momentânea, totalizando 88 horas fora do ar.

Além disso, com um maior número de brasileiros em casa, o movimento das vendas está mais intenso e as redes de internet sobrecarregadas. Tudo isso pode impactar no carregamento dos sites. Mas o prejuízo pode ser evitado se houver preparação técnica. Por esses motivos, é importante pensar em escalar a infraestrutura do e-commerce, e melhorar a performance pensando nas conversões.

 

Conheça melhor o novo cenário e venda mais na Black Friday 2020!



Em suma, conhecer todos esses impactos é fundamental para estar bem preparado e aproveitar da melhor forma possível esse evento tão importante. Só em 2019, o faturamento da Black Friday chegou aos R$ 3,21 bilhões - e o número pode ser ainda maior este ano, com a intensificação das compras on-line.

Existe espaço para que todos se beneficiem dessa data. O segredo, principalmente levando em conta a mudança de cenário do varejo, é a preparação. Isso envolve desde conhecer os novos hábitos dos potenciais consumidores como questões técnicas ligadas ao seu e-commerce. Por isso, comece a se preparar agora mesmo e colha os frutos do crescimento que a sua loja pode ter na Black Friday 2020.

 

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