Skip to content
Entre Crie sua conta

Diga sim para conquistar seus objetivos
Dicas sobre como organizar seu dinheiro, sair do vermelho, fazer seu dinheiro render e entender o mercado.

Acesse

Conheça a biblioteca

Diga sim para crescer como empreendedor
Conteúdos práticos sobre como organizar as finanças do seu negócio, começar a empreender, administrar seu negócio e vender mais

Acesse

Conheça a biblioteca

Diga sim para expandir sua empresa
Conhecimento sobre como impulsionar suas vendas, gerenciar e expandir sua empresa e insights de mercado

Acesse

Conheça a biblioteca

Diga sim para tecnologia descomplicada
Conteúdos sobre conta grátis, crédito, venda online e física, Pix e tutoriais Mercado Pago

Acesse

Conheça a biblioteca

Tudo que você precisa saber sobre segurança em pagamentos on-line

Pagamentos on-line seguros proteja seu e-commerce - segurança em pagamentos no ecommerce

Investir na segurança do seu e-commerce é fundamental para evitar problemas nas transações financeiras das suas vendas,saiba como manter seus pagamentos on-line seguros.

As vendas on-line abriram as portas para que milhões de pessoas encontrassem novas oportunidades para comprar e vender. Mas, por seu crescimento cada vez maior e pelas possibilidades que oferecem, também acabaram se tornando alvo de criminosos e de algumas dores de cabeça.

Afinal, tudo que envolve transações financeiras exige um cuidado ainda maior com segurança. Se seu e-commerce estiver desprotegido, informações sensíveis - tanto do seu negócio quanto dos seus clientes - podem ficar expostas e serem usadas de maneira ilegal. Mas não é só a isso que você precisa ficar atento. Os chargebacks também podem acabar gerando prejuízos para sua loja e podem ser evitados com estratégias simples e boas parcerias.

 

Como garantir pagamentos on-line com segurança?


Para te ajudar a manter a segurança das transações do seu e-commerce sempre alta e evitar problemas com prejuízos para você ou, até mesmo, para quem compra com você, separamos algumas maneiras de aumentar sua proteção.

 

  • Inteligência artificial

 

Para garantir a segurança nas transações do seu e-commerce é preciso investir em um bom sistema antifraude. Os melhores são aqueles que utilizam de inteligência artificial para verificar possíveis fraudes. Essa tecnologia permite que a checagem dos pagamentos analise todos os riscos relacionados à segurança, entre eles a identificação de padrões, sazonalidades, bons e maus pagadores e muito mais, um processo rigoroso mas extremamente ágil.

Já existem no mercado plataformas de pagamentos on-line com sistema nativo antifraude, assim não há necessidade de comprar softwares a parte.

 

  • Protocolo SSL

 

O protocolo SSL é fundamental para proteger as transmissões de dados no seu e-commerce. Um SSL é um protocolo criptográfico que fornece um canal seguro para a comunicação entre maquininhas, criptografando informações para que os detalhes do cartão de crédito e dados confidenciais que clientes compartilham durante o checkout fiquem seguros.

Uma forma de demonstrar aos seus clientes que sua loja virtual é protegida por esse protocolo é através da barra na URL ao lado esquerdo em que fica visível um cadeado, ou seja, está seguro para uso.

 

  • PCI Compliance

 

O PCI é um conjunto de diretrizes e práticas recomendadas que deve se aplicar a qualquer empresa que receba, transmita ou armazene dados confidenciais de cartão. As organizações devem seguir esses requisitos de segurança de dados para tornar as transações on-line mais seguras e protegidas contra roubos e fraudes de identidade.

 

  • Encriptação (Criptografia) e tokenização

 

Essas tecnologias são altamente eficazes para proteger informações de pagamentos on-line, entenda as diferenças entre elas:

seta2 Criptografia: processo de conversão de dados eletrônicos em uma mensagem codificada que apenas o cliente e o e-commerce poderão entender, e sem a chave de criptografia outras pessoas não terão acesso. Um exemplo simples para essa definição é um cofre, se você não tem acesso a chave ou a senha, não poderá abrir e o que estiver lá está guardado em segurança. Sendo assim, a criptografia deve ser utilizada para troca de informações confidenciais com segurança.

seta2 Tokenização: é um método para transformar uma parte dos dados em uma combinação aleatória de caracteres que não terão nenhuma importância se ocorrer uma violação. Como por exemplo o número da conta do cartão de crédito com a tokenização os números ficam misturados impossibilitando seu uso. A tokenização é usada para minimizar a quantidade de informações e dados de cartão de crédito que uma empresa armazena, com isso fortalece a segurança das transações de comércio eletrônico.

 

  • Sistemas atualizados

 

É comum que os sistemas operacionais sejam atualizados frequentemente e por isso é extremamente importante que seus sistemas estejam com as últimas versões, pois a cada atualização o software fica mais seguro e menos vulnerável a ataque de hackers e vírus, que desenvolvem constantemente técnicas para invadir sistemas.

 

  • 3D Secure

 

A autenticação 3D Secure é uma camada de segurança adicional para transações de pagamentos on-line. Este protocolo possibilita que os clientes recebam um código do banco emissor, gerado para uma transação específica. O cliente recebe esse código e o banco autoriza ou recusa essa operação. Essa ferramenta minimiza o número de tentativas fraudulentas.

 

  • Relatórios completos sobre transações

 

Se você conhecer e entender do processo do seu e-commerce como um todo, maiores serão as chances da sua loja on-line estar segura, não é mesmo? Por isso os relatórios sobre transações são essenciais! Com os relatórios é possível ter uma visão geral dos recebimentos, retiradas, contestações de pagamentos, reclamações, extratos, créditos, débitos, dinheiro em conta, histórico e perfil do seu cliente e outras informações.

Mas o que isso tem a ver com pagamentos seguros? Tudo! Se você conhece o histórico do cliente, você saberá mais facilmente se ele fez uma compra ou se é fraude. As informações completas sobre as transações são fundamentais para entender seu negócio e deixá-lo seguro para seus compradores.

 

  • Cobertura contra chargebacks

 

Chargebacks conhecidos também como as famosas contestações de pagamentos, suas altas taxas podem se tornar um grande incômodo para os e-commerces. Mas esse problema pode ser minimizado com pagamentos on-line seguros. Isso significa que se você investir nas diversas maneiras de proteção aqui citada e principalmente em uma plataforma que garante segurança nos meios de pagamentos menores serão as disputas de contestações e chances de fraudes.

 

Invista na segurança dos pagamentos no seu e-commerce!


Tudo isso é essencial para garantir que a segurança do seu e-commerce seja a mais alta possível, permitindo que você venda com mais tranquilidade. É importante ressaltar que contar com um bom parceiro de pagamentos pode já trazer todos esses benefícios, facilitando seus esforços para ter pagamentos mais seguros.

Esteja atento às transações do seu e-commerce e conte com as melhores ferramentas para garantir a sua proteção e a de quem compra com você.


Escrito por:

assinatura_equipe

Artigos relacionados