Relatórios de vendas no Mercado Pago: como acessar
O Mercado Pago oferece diversas soluções que ajudam a organizar as vendas da sua empresa, potencializando a oferta de serviços e produtos, além de melhorar a experiência do cliente. E uma das funcionalidades essenciais nesse sentido é a ferramenta de relatório de venda.
Através dela, você tem acesso a dados importantes sobre as movimentações financeiras da sua empresa, o que facilita a tomada de decisão e até mesmo o desenvolvimento de novas estratégias que facilitam o alcance de seus objetivos e a melhora de resultados.
Como funcionam os relatórios de vendas no Mercado Pago
Os relatórios do Mercado Pago servem para que você possa acompanhar as movimentações da sua empresa, como o saldo disponível em conta, as transações e, inclusive, a liquidez, facilitando a conciliação das vendas e outras operações com seus sistemas de gestão internos.
Atualmente, existem dois tipos de relatórios que podem ser acessados na sua conta:
- Relatório liberações: informa a composição do saldo disponível na conta da sua empresa, detalhando todos os valores em um determinado período. Ele também mostra a composição das retiradas que você faz na sua conta, sendo o modelo de relatório onde é possível fazer a sua conciliação financeira.
- Relatórios de faturamento: essa opção contém diversas opções de relatórios de faturamento para que você tenha acesso aos detalhes das transações efetuadas no Mercado Pago por meio de vendas no Mercado Livre ou pelas maquininhas Point, entre outras ferramentas disponibilizadas pelo Mercado Pago.
Passo a passo para acessar os relatórios de vendas no Mercado Pago
Existem duas formas de acessar os relatórios de vendas no Mercado Pago: de forma manual pela Conta Mercado Pago ou através da maquininha Point, por meio de uma integração. Veja como fazer:
Geração pelo painel do Mercado Pago
- Abra sua conta Mercado Pago;
- Clique na opção “Relatórios e Faturamento”;
- Em Acessos, selecione a opção “Ir para relatórios de reconciliação contábil”;
- Selecione o relatório “Liberações” e, depois, "Criar Relatório";
- Por fim, basta selecionar o período que deseja analisar e extrair seu relatório.
Geração pela Point Pro
- Na sua maquininha, aperte o botão do menu;
- Em seguida, selecione "Relatório de vendas" e aperte o botão verde;
- Confirme e imprima o relatório;
Vale ressaltar que também é possível fazer a programação automática dos relatórios na opção “agendamento”, que está localizada dentro das opções de geração de relatórios. Além disso, você também pode personalizar os campos do seu relatório. Para isso, basta clicar em ajustar e definir quais são os campos que você deseja incluir no documento.
As vantagens dos relatórios de vendas para sua empresa
Acompanhar as vendas da sua empresa de perto ajuda a entender seu cenário de atuação, identificando dores, necessidades e oportunidades que favorecem seu crescimento. Veja como essa gestão pode fazer a diferença:
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Possibilidade de tomar decisões mais estratégicas
Um dos pontos mais importantes para a gestão de qualquer negócio é ter acesso aos dados relacionados às suas atividades e movimentações para tomar as melhores decisões no momento certo. Assim, você sabe exatamente quais são os pontos de melhoria, quais apostas trazem bons resultados, e pode, dia após dia, construir melhores resultados de vendas.
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Monitorar e motivar os vendedores
Analisar as métricas de venda também te dá suporte para desafiar seu time e mantê-lo engajado. Esses relatórios demonstram os vendedores que trazem os melhores resultados, e isso te ajuda a mapear e desenvolver técnicas de sucesso, que podem ser aplicadas pela equipe.
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Acessar insights diários para um melhor desempenho
Os dados com um período maior de tempo também são importantes, mas ter um acompanhamento diário pode trazer benefícios surpreendentes. Esses relatórios levantam informações preciosas sobre sazonalidades, auxiliam a identificar gargalos operacionais, entender seu desempenho e, principalmente, ajudam em tomadas de decisões mais rápidas.
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Identificar os produtos mais rentáveis
Sem dúvidas, entender quais os produtos trazem mais dinheiro para o negócio ajuda a construir estratégias de vendas mais eficazes, que maximizem o rendimento, além de evitar transtornos com mercadorias paradas em estoque. Aliás, esse tipo de informação é valiosa para o seu planejamento de marketing e vendas, alocando o recursos de maneira inteligente.
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Observar oportunidades de vendas (e problemas potenciais)
Conhecendo de perto padrões de desempenho, você terá como detectar boas oportunidades ou potenciais problemas a serem evitados. Caso um item esteja vendendo muito, por exemplo, você pode fazer a reposição rapidamente e evitar furos no estoque. Se um produto não está vendendo, é possível trabalhar ações que aumentam suas vendas, como uma promoção.
💡Leia também: Conheça tudo o que a Central de soluções Mercado Pago oferece
Monitore suas vendas e melhore suas estratégias!
Acompanhar os relatórios e demais dados relacionados ao financeiro é essencial para melhorar as estratégias da sua empresa, proporcionando uma visão mais ampla e clara dos seus resultados, e no Mercado Pago, além dos relatórios, você também tem acesso a outras soluções, como checar o rendimento da sua conta, avaliar as atividades de vendas em cada canal e muito mais.
Comece a acompanhar os dados da sua empresa com ajuda do Mercado Pago!
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