Skip to content
Entre Crie sua conta

Diga sim para conquistar seus objetivos
Dicas sobre como organizar seu dinheiro, sair do vermelho, fazer seu dinheiro render e entender o mercado.

Acesse

Conheça a biblioteca

Diga sim para crescer como empreendedor
Conteúdos práticos sobre como organizar as finanças do seu negócio, começar a empreender, administrar seu negócio e vender mais

Acesse

Conheça a biblioteca

Diga sim para expandir sua empresa
Conhecimento sobre como impulsionar suas vendas, gerenciar e expandir sua empresa e insights de mercado

Acesse

Conheça a biblioteca

Diga sim para tecnologia descomplicada
Conteúdos sobre conta grátis, crédito, venda online e física, Pix e tutoriais Mercado Pago

Acesse

Conheça a biblioteca

Relatórios de vendas no Mercado Pago: como acessar

Homem analisando relatórios com gráficos nos computadores

Veja como essa funcionalidade pode facilitar a gestão e evolução do seu negócio. 

O Mercado Pago oferece diversas soluções que ajudam a organizar as vendas da sua empresa, potencializando a oferta de serviços e produtos, além de melhorar a experiência do cliente. E uma das funcionalidades essenciais nesse sentido é a ferramenta de relatório de venda. 

Através dela, você tem acesso a dados importantes sobre as movimentações financeiras da sua empresa, o que facilita a tomada de decisão e até mesmo o desenvolvimento de novas estratégias que facilitam o alcance de seus objetivos e a melhora de resultados. 

 

Como funcionam os relatórios de vendas no Mercado Pago


Os relatórios do Mercado Pago servem para que você possa acompanhar as movimentações da sua empresa, como o saldo disponível em conta, as transações e, inclusive, a liquidez, facilitando a conciliação das vendas e outras operações com seus sistemas de gestão internos

Atualmente, existem três tipos de relatórios que podem ser acessados através da sua conta:

 

  • Relatório liberações: informa a composição do saldo disponível na conta da sua empresa, detalhando todos os valores em um determinado período. Ele também mostra a composição das retiradas que você faz na sua conta, sendo o modelo de relatório onde é possível fazer a sua conciliação financeira.

 

  • Relatório dinheiro em conta: lista todas as transações e movimentações que afetaram o saldo em conta. Oferece detalhes dos seus pagamentos, entradas, contestações e devoluções, tudo isso por período e discriminado por líquido e bruto. Além disso, é composto pelo dinheiro que você tem liberado para retirada e o que falta liberar de acordo com suas escolhas.

 

  • Relatórios de faturamento: essa opção contém diversas opções de relatórios de faturamento para que você tenha acesso aos detalhes das transações efetuadas no Mercado Pago por meio de vendas no Mercado Livre ou pelas maquininhas Point, entre outras ferramentas disponibilizadas pelo Mercado Pago.

 

Passo a passo para acessar os relatórios de vendas no Mercado Pago


Existem duas formas de acessar os relatórios de vendas no Mercado Pago: de forma manual pela conta Mercado Pago ou através da maquininha Point, por meio de uma integração. 

Veja como fazer: 

 

Geração pelo painel do Mercado Pago

  • Abra sua conta Mercado Pago;
  • Clique na opção “Relatórios”; 
  • Acesso o relatório de “Dinheiro em conta”;
  • Clique em “Gerar relatório”;
  • Por fim, basta selecionar o período que deseja analisar e extrair seu relatório.

Geração pela Point Pro

  • Na sua maquininha, aperte o botão do menu; 
  • Em seguida, selecione "Relatório de vendas" e aperte o botão verde; 
  • Confirme e imprima o relatório; 

 

Vale ressaltar que também é possível fazer a programação automática dos relatórios na opção “agendamento”, que está localizada dentro das opções de geração de relatórios. Além disso, você também pode personalizar os campos do seu relatório. Para isso, basta clicar em ajustar e definir quais são os campos que você deseja incluir no documento. 

 

As vantagens dos relatórios de vendas para sua empresa


Acompanhar as vendas da sua empresa de perto ajuda a entender seu cenário de atuação, identificando dores, necessidades e oportunidades que favorecem seu crescimento. 

Veja como essa gestão pode fazer a diferença: 

 

  • Possibilidade de tomar decisões mais estratégicas

Um dos pontos mais importantes para a gestão de qualquer negócio é ter acesso aos dados relacionados às suas atividades e movimentações para tomar as melhores decisões no momento certo. Assim, você sabe exatamente quais são os pontos de melhoria, quais apostas trazem bons resultados, e pode, dia após dia, construir melhores resultados de vendas. 

 

  • Monitorar e motivar os vendedores

Analisar as métricas de venda também te dá suporte para desafiar seu time e mantê-lo engajado. Esses relatórios demonstram os vendedores que trazem os melhores resultados, e isso te ajuda a mapear e desenvolver técnicas de sucesso, que podem ser aplicadas pela equipe. 

 

  • Acessar insights diários para um melhor desempenho

Os dados com um período maior de tempo também são importantes, mas ter um acompanhamento diário pode trazer benefícios surpreendentes. Esses relatórios levantam informações preciosas sobre sazonalidades, auxiliam a identificar gargalos operacionais, entender seu desempenho e, principalmente, ajudam em tomadas de decisões mais rápidas. 

 

  • Identificar os produtos mais rentáveis

Sem dúvidas, entender quais os produtos trazem mais dinheiro para o negócio ajuda a construir estratégias de vendas mais eficazes, e que maximizem o rendimento, além de evitar transtornos com mercadorias paradas em estoque. Aliás, esse tipo de informação é valiosa para o seu planejamento de marketing e vendas, alocando o recursos de maneira inteligente. 

 

  • Observar oportunidades de vendas (e problemas potenciais)

Conhecendo de perto padrões de desempenho, você terá como detectar boas oportunidades ou potenciais problemas a serem evitados. Caso um item esteja vendendo muito, por exemplo, você pode fazer a reposição rapidamente e evitar furos no estoque. Se um produto não está vendendo, é possível trabalhar ações que aumentam suas vendas, como uma promoção. 

 

Monitore suas vendas e melhore suas estratégias! 


Acompanhar os relatórios e demais dados relacionados ao financeiro é essencial para melhorar as estratégias da sua empresa, proporcionando uma visão mais ampla e clara dos seus resultados, e no Mercado Pago, além dos relatórios,  você também tem acesso a outras soluções, como checar o rendimento da sua conta, avaliar as atividades de vendas em cada canal e muito mais. 

Comece a acompanhar os dados da sua empresa com ajuda do Mercado Pago!

 

Mercado Pago Soluções Pagamento Online


Escrito por:

assinatura

Artigos relacionados