Na hora de começar um novo negócio no mundo digital, o planejamento é uma das partes mais importantes. Sem ter uma visão ampla do que se deseja fazer, do que é necessário para chegar lá e do que é possível, é bem provável que os esforços não sejam bem-sucedidos. Não é à toa que cerca de 80% dos e-commerces fecham as portas antes de 18 meses de vida.
De acordo com o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), metade dos pequenos empresários brasileiros não sabem dizer se tem lucro ou prejuízo em seu negócio. O que faz com que muitos deles tenham que encerrar as atividades muito antes do que gostariam.
É muito importante ter clareza de quanto vai custar começar uma empresa, seja ela qual for. Principalmente, se está se empreendendo pela primeira vez.
Mesmo com todas as facilidades que o e-commerce oferece - como o fato de não exigir um ponto de venda físico, por exemplo, o que diminui alguns gastos -, esse tipo de negócio também exige planejamento financeiro e uma consciência clara das ferramentas necessárias para oferecer aos consumidores a experiência aperfeiçoada que tanto procuram.
Responsável pelo processamento de quase um terço de todos os pagamentos das vendas dos e-commerces no Brasil, o Mercado Pago tem o compromisso de oferecer as melhores soluções para que a experiência de checkout seja simples, intuitiva e extremamente segura nas lojas on-line.
Ou seja, de atrair cada vez mais compradores e levá-los a converter suas visitas em um site em vendas. Bom para quem compra e para quem vende.
Mas a pergunta que não quer calar é: quanto custa contar com todos esses benefícios? Vale a pena escolher o Mercado Pago como meio de pagamento? É exatamente isso que vai ficar mais claro nos próximos parágrafos. Mas já damos um spoiler: vale muito a pena!
Escolher o meio de pagamento perfeito para o seu e-commerce envolve muito mais do que simplesmente saber o valor das taxas cobradas. É preciso considerar uma combinação importante: as tarifas propriamente ditas, as soluções de pagamento on-line oferecidas, a experiência criada - tanto para o comprador, quanto para o vendedor -, a combinação da taxa de aprovação e os prazos de recebimento, que são informações essenciais para uma boa gestão de qualquer negócio digital.
A boa notícia é que considerando cada um desses fatores, vale muito a pena escolher o Mercado Pago!
Nosso objetivo sempre foi democratizar o dinheiro, por isso procuramos desenvolver as melhores ferramentas para o e-commerce, unindo tecnologia e facilidades às melhores condições. Então, agora você vai saber de forma detalhada quanto custa escolher o Mercado Pago como meio de pagamento da sua loja on-line.
A tabela a seguir mostra nossas taxas em recebimentos on-line, divididas entre métodos de pagamento e os prazos de recebimento.
Meios de pagamento | Prazos de recebimento | Taxas |
---|---|---|
Cartão de crédito | Na hora | 4,99% |
Cartão de crédito | Em 14 dias | 4,99% |
Cartão de crédito | Em 30 dias | 3,99% |
Saldo em conta MP | Na hora | 4,99% |
Saldo em conta MP | Em 14 dias | 4,49% |
Saldo em conta MP | Em 30 dias | 3,99% |
Cartão de débito virtual da Caixa | Na hora | 3,99% |
Boleto bancário | Em 3 dias | R$ 3,49 |
Pix | Na hora | 0,99% |
Boleto parcelado em até 12 vezes (Linha de Crédito Mercado Pago¹) | Não custa muito! A tarifa é a mesma praticada em suas vendas à vista no cartão de crédito. |
Imagine que você fez uma venda no seu e-commerce e o comprador escolheu pagar com o cartão de débito virtual da Caixa. Quer dizer que você vai receber o dinheiro por esta venda no mesmo dia em que ela acontecer a uma taxa de 3,99% na transação.
Se ele escolher pagar através do boleto parcelado e você quiser receber em 14 dias depois da confirmação do pagamento, a taxa será de 4,49%.
Quem escolhe o prazo de recebimento pelos pagamentos do seu e-commerce no Mercado Pago é você mesmo. Afinal, sabemos que ninguém melhor do que você para decidir quando quer receber e quanto quer pagar por isso.
O melhor é que mudar os prazos de recebimento é muito simples e pode ser feito quantas vezes você quiser, quando quiser. Basta fazer a alteração através do seu painel de controle do Mercado Pago.
Na hora de pensar em quanto custa vender com Mercado Pago, outra dúvida que costuma surgir é com relação às tarifas para oferecer parcelamentos. Afinal, essa vantagem atrai mais compradores para o seu e-commerce e pode ser uma ótima maneira de gerar mais vendas.
Além de poder repassar os acréscimos de parcelamento ao comprador, você, lojista, também pode absorvê-los, possibilitando vendas a prazo, em até 12 vezes, sem acréscimos. Neste caso, o acréscimo tem um desconto de 15% para sua loja on-line.
Os valores são os seguintes:
Parcelas | Custo especial por oferecer parcelamento sem acréscimos |
---|---|
2 | 2,03% |
3 | 4,06% |
4 | 6,09% |
5 | 7,64% |
6 | 8,92% |
7 | 10,06% |
8 | 10,62% |
9 | 11,23% |
10 | 12,41% |
11 | 13,60% |
12 | 14,80% |
Assim, cada vez que fizer uma venda com parcelamento sem acréscimos para o comprador, sua loja paga a taxa por receber o dinheiro (de acordo com o prazo de recebimento escolhido) e o custo do número de parcelas, já com o desconto oferecido pelo Mercado Pago.
Se você quer informações ainda mais específicas para entender o que funciona melhor para o seu e-commerce e garantir as melhores condições para vender mais e melhor, a equipe do Mercado Pago está sempre pronta para te atender.
Vender com Mercado Pago é aproveitar as melhores soluções para sua loja on-line e as melhores condições para suas finanças. Conte com a gente!
Você sabia que o Mercado Pago é o banco digital que tá junto do Mercado Livre? O parceiro ideal para vender mais! Com o Mercado Pago, você pode contar com o apoio necessário para seu negócio.
¹ O Mercado Pago não realiza a prestação de serviços privativos de Instituição Financeira. O Mercado Pago, na qualidade de correspondente bancário no país, oferece aos seus usuários a possibilidade de contratação de crédito diretamente com a Instituição Financeira Parceira. Crédito sujeito à aprovação. A oferta, valores e condições da oferta poderão ser alterados a qualquer momento, a critério da Instituição Financeira.