Mundo Mercado Pago

#AgoraVai: Como começar o seu próprio negócio, por Raull Santiago

Escrito por Equipe Mercado Pago | 22/03/22 12:00

Quem me acompanha pelas redes sociais, sabe que eu venho de um cenário de desigualdade e muita luta, e por isso desde de cedo já buscava alternativas de como faturar uma graninha que pudesse ajudar em casa. Já trabalhei na feira, vendia bonés, trabalhei em barraquinhas de rua vendendo comida e bebida em grandes eventos e muitas outras coisas. 

Ao passar por tudo isso o que percebi foi que não faltam oportunidades para empreender, afinal, o Brasil é um dos países que conta com as melhores taxas de empreendedorismo desde os anos 2000, quando o índice começou a ser medido pela Global Entrepreneurship Monitor (GEM) com o apoio do Sebrae.  

Visando essa oportunidade, abri minha empresa, uma agência de comunicação, consultoria e produção. Sou consultor para grandes marcas do Brasil e já passei por muitos lugares, por aqui e pelo mundo, compartilhando as experiências e metodologias desenvolvidas.

Pensando em como ajudar outras pessoas a conquistar um negócio de sucesso, separei algumas dicas para quem está começando.

1. Reflita sobre as suas habilidades

Não pense em abrir um negócio apenas porque é uma área lucrativa e você sabe de muitas pessoas que estão ganhando dinheiro com isso. Pense no que você é bom e em como isso pode se transformar em um negócio. Por exemplo, não adianta você pensar em abrir um bar, se não gosta de trabalhar durante os finais de semana ou à noite.

Ter certeza de qual é a sua competência ou nível de conhecimento sobre o mercado é essencial para que o negócio seja um sucesso, então, antes de começar, faça uma reflexão e entenda qual é o melhor negócio para você.

2. Coloque no papel quanto precisará gastar

Mapeie todos os gastos atrelados ao seu negócio, entenda quais são os gastos iniciais para começar a operação e quais serão gastos recorrentes, para que você saiba até quando conseguiria tocar a empresa sem precisar recorrer a capital externo, por exemplo.

Além disso, apenas sabendo qual o custo real do seu negócio será possível determinar qual o preço deverá ser cobrado de forma obter lucro. Seja o mais realista possível e simule tanto o melhor cenário quanto o pior, coloque tudo no papel e faça uma pesquisa de mercado para entender se o produto/serviço tem público.

3. Use as Redes Sociais

Hoje em dia é possível divulgar seu negócio com pouco investimento e começar a vender sem ter uma loja física. Criar uma página nas principais redes sociais, como Facebook, Instagram e TikTok, são práticas que podem ser adotadas para que o seu negócio já nasça com clientela.

4. Faça parcerias estratégicas

Ter uma rede de contatos é essencial para qualquer pessoa, ainda mais para  o empreendedor. Além das possibilidades de realizar parcerias, estar em contato com outros empresários do seu setor pode fornecer informações sobre o mercado e dicas de como lidar com o negócio no dia a dia.

Além disso, procure empresas que tenham soluções para ajudar quem está começando um novo negócio. Dessa maneira, é possível administrar o capital que o empresário tem de uma maneira mais inteligente.

 

Espero que essas dicas ajudem quem está começando a estruturar melhor os planos e com isso alcançar sucesso muito mais rapidamente. Eu nem preciso dizer por onde estou fazendo isso, né? Tá pago na Conta Mercado Pago!

Aproveite para conferir o clipe de #AgoraVai (Educação Financeira), com dicas e histórias reais também do Xamã, da Lia Clark e da Bia Ferreira.

 


Raull Santiago (@raullsantiago) é influenciador de comunidade. A convite do Mercado Pago, ele e outros influenciadores vão dar dicas financeiras durante todo o mês de março. Fiquem ligados que toda terça-feira tem!