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Por que o prazo de entrega é tão importante no Dropshipping

Prazo de entrega dropshipping - importância do prazo de entrega em dropshipping

O dropshipping tem se tornado uma modalidade procurada por muitas pessoas no mundo digital. Além de contar com a facilidade de não precisar de um estoque para vender ou de um serviço de logística, ele também oferece diversos outros benefícios aos lojistas que adotam boas práticas para vender.

Mas como todos os segmentos comerciais, este também tem suas particularidades e desafios. O frete é um deles. Por conta da demora na entrega dos produtos - que normalmente vêm do exterior e podem levar de 30 a 40 dias úteis para chegarem ao comprador - os consumidores costumam ficar inseguros e, muitas vezes, acabam cancelando a compra e contestando o pagamento. Além de, é claro, evitarem futuras compras no seu e-commerce. Ou seja, até mesmo a fidelização fica comprometida quando esse assunto não é tratado da maneira correta pela sua loja.

Por isso, para poder aproveitar todas as vantagens que o dropshipping oferece, é essencial oferecer uma boa experiência de compra e ser transparente com os compradores. E, nesse sentido, a clareza com relação ao prazo de entrega é fundamental.

 

Por que o prazo de entrega é tão importante em dropshipping?


Imagine o seguinte cenário: você é um comprador e encontra um produto on-line que deseja comprar e não encontrou em outros e-commerces. Por essa razão, decide realizar a compra em uma loja virtual em que nunca comprou. Passa por todo o processo, oferece seus dados de pagamento e completa a transação. Agora é só esperar o produto chegar. Passam-se duas semanas, três. De repente, já faz um mês que você realizou a compra e nada do produto chegar. Você tenta entrar em contato com a loja, mas não tem sucesso. A sensação de ter sido enganado fica cada vez maior e a contestação de pagamento - pedido de chargeback - parece ser a melhor alternativa.

É exatamente isso que acontece quando um consumidor não tem informações sobre o prazo de entrega de uma compra. Isso quer dizer que não basta apenas oferecer um bom produto a um preço competitivo, é preciso dar ao comprador todas as informações que ele precisa para se sentir seguro antes, durante e depois da compra.

Vale a pena ressaltar que isso não tem a ver apenas com o prazo de entrega, mas também com as taxas de envio e alfandegárias, muito comuns em métodos de dropshipping.

Como oferecer segurança ao comprador com relação ao prazo de entrega?


Para evitar problemas com o frete do seu e-commerce, algumas dicas simples podem ajudar a dar uma melhor experiência ao comprador, evitando problemas com chargebacks e contestações de pagamento em dropshipping.

bullet2 Oferecer clareza com relação aos prazos de entrega


Para ter uma relação de confiança é preciso ser claro com o cliente sobre o prazo de entrega dos produtos. Os comerciantes que tentam ocultar essas informações ou as oferecem de maneira confusa prejudicam muito o negócio, pois aumenta a insegurança do comprador, assim como as solicitações de reembolsos, chargebacks e avaliações negativas, o que impacta diretamente na redução da taxa de aprovação de pagamentos.

Se você for sempre transparente, os compradores não se importarão com os longos prazos de entrega, pois já estarão cientes deles. Existem locais em seu site onde você pode colocar os tempos estimados de envio: página de FAQ, página de política de envio, descrição do produto, checkout, página de confirmação do pedido e e-mail de confirmação de envio.

 

bullet2 Enviar códigos de rastreio da compra


Além de ser claro sobre os prazos de entrega dos seus produtos, outro fator importante é enviar aos compradores o código de rastreio de suas compras. Assim, eles mesmos podem acompanhar qual a situação do frete e quanto tempo ainda precisam esperar. Nesse sentido, vale muito a pena encontrar fornecedores que disponibilizem essa informação, trazendo mais segurança a você e aos seus clientes.

 

bullet2 Criar um guia ou página de FAQ


Ter disponível no site um guia ou uma página de perguntas frequentes - FAQ - contendo as principais dúvidas, preocupações e informações, auxilia bastante os compradores e ajuda no suporte ao cliente, que não precisa sempre entrar em contato com a sua equipe quando tiver dúvidas mais comuns. Quando bem trabalhado e atualizado, o FAQ pode encantar seus clientes, gerar confiança e evitar possíveis reclamações. Ele se torna ainda mais essencial no momento em que estamos vivendo, com mais pessoas fazendo suas primeiras compras no mundo digital.

 

bullet2 Falar sobre o valor das taxas antes e durante o checkout


Como já foi mencionado, a transparência é um dos pilares do e-commerce dropshipping. Uma das características desse tipo de modalidade é que muitos produtos são importados, ou seja, possuem outras taxas, além do valor do produto. Essas informações - como valores de frete e taxas alfandegárias - devem constar de forma clara antes e durante o checkout para que o cliente não se sinta enganado por ter visto um valor e ser cobrado por outros. É importante também ter boas especificações e descrições de produto, políticas de cancelamento e canais de atendimento.

 

bullet2 Ter um bom serviço de atendimento ao consumidor


Mesmo que o seu site ofereça todas as informações e que seja disponibilizada uma página de FAQ, seus compradores ainda poderão ter dúvidas ou se sentirem inseguros com os longos prazos de entrega. E a solução para superar esses receios é um bom serviço de atendimento ao cliente.

Muitas pessoas necessitam de um atendimento com um indivíduo real para entender que não estão sendo lesados. Sendo assim, embora você prefira automatizar algumas respostas com chatbots, algumas questões precisarão de intervenção humana e sua equipe deve estar preparada para atender a todas as dúvidas e dar tranquilidade ao cliente.

 

Dropshipping uma solução para quem quer vender online


O método de dropshipping é uma ótima oportunidade para quem quer vender on-line, principalmente para os que estão pensando em empreender. Por isso, na hora de investir nele vale muito a pena adotar todas as boas práticas, inclusive a de ser sempre claro com relação aos prazos de entrega dos produtos. Assim, é mais fácil garantir uma boa experiência de compra, clientes mais seguros e fidelizados.

 

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Escrito por:

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