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Por que lojas online devem trabalhar com gerenciamento de riscos?

Mercado Pago: Mulher deitada em sofá com celular na mão fazendo gerenciamento de riscos

Não importa o produto ou serviço que ofereça, nem como faz sua comercialização, qualquer tipo de negócio tem certos riscos que o envolvem e que precisam ser administrados, minimizados e evitados.

 

Quando se trata de transações on-line, essa realidade não é diferente. Principalmente por causa das fraudes, velhas conhecidas de quem investe no mundo digital. Apesar de muitos casos de transações ilegítimas ainda assolarem o comércio eletrônico brasileiro, grande parte dos consumidores já sabe o que procurar para assegurar a credibilidade de uma loja ao fazer suas compras. Do outro lado, quem gerencia um e-commerce com checkout também já tem ficado mais atento a como oferecer e demonstrar essa segurança aos clientes.

As fraudes são motivo de atenção porque causam prejuízos para todos os lados, principalmente para quem vende. Imagina só, em uma data como a Black Friday, por exemplo, em que sua loja on-line espera um grande faturamento, acabar sendo prejudicada por tentativas de fraude e pela falta de confiança dos compradores?

Além disso, como em tudo que acontece on-line, as maneiras de fraudar uma transação também evoluem com o passar do tempo, e é preciso garantir que tudo que acontece dentro do seu site não vai cair nas mãos de fraudadores e que seu negócio não vai sofrer com golpes.

Por isso, é tão importante fazer o gerenciamento de riscos. Ele ajuda a prever situações perigosas e a criar estratégias contra elas, aumentando a segurança e a credibilidade da sua loja. Entenda mais.

 

Por que o gerenciamento de riscos é tão importante para o e-commerce?

Diferente de uma loja física, um comércio digital precisa se preparar para ameaças que não são exatamente visíveis, e elas vão além das fraudes. Questões como segurança das informações e meios de pagamento, legislação e disputas com os consumidores são realidades que precisam ser previstas e planejadas.

Com um sistema de gestão de riscos afinado, é possível reconhecer cada uma dessas situações a fundo - considerando como afetam cada e-commerce - e entender quais as ferramentas necessárias para avaliá-las, evitá-las ou reduzi-las a um nível aceitável.

É como a instalação de alarmes em um comércio físico, por exemplo. Esse sistema está ali para minimizar ao máximos os efeitos de situações de risco que podem acontecer. Assim como portas fortes, trancas, câmeras de segurança.

Entender o que é arriscado para sua loja digital cria alarmes e trancas robustos, guardando o que é mais importante dentro dela: as informações das transações.

Além disso, gerenciando os riscos e entendendo mais sobre como administrá-los, é possível evitar ameaças reais sem bloquear transações legítimas em seu checkout de pagamento ou transparente. O que pode acontecer com sistemas antifraude com tecnologia obsoleta.

 

Quer saber como fazer um gerenciamento de riscos efetivo no seu e-commerce?

Para ter certeza de que sua loja on-line está bem protegida e preparada para qualquer situação de risco, é importante:

 

  • Educar seus colaboradores

Todos que trabalham com seu e-commerce devem estar conscientes dos riscos de segurança e fraude que envolvem suas transações, assim como dos procedimentos escolhidos para gerenciá-los. Por isso, essas são informações que devem ser compartilhadas com toda a sua equipe, não importa a área.

 

  • Ficar atento à PCI Compliance

A PCI Compliance, ou PCI DSS, é uma certificação que apresenta um padrão de segurança de dados com requisitos rígidos para a indústria de pagamentos. Ela garante que as plataformas e gateways de pagamento mantenham a segurança das transações. Escolha parceiros e fornecedores para seu e-commerce que contem com essa certificação sempre atualizada.

 

  •  Encontrar a plataforma de pagamento certa e evite prejuízos em vendas online 

Contar com plataformas e gateways de pagamento que ajudem a aumentar a segurança das transações da sua loja on-line faz toda a diferença. Encontre empresas que tenham processos de alta tecnologia para evitar fraudes - com bancos de dados extensos, inteligência artificial, sistemas robustos e checagem manual - e que ainda apresentem medidas de proteção contra chargebacks, por exemplo.

 

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Gerencie riscos em sua loja online e aumente suas vendas

Entender os riscos que envolvem o seu negócio e trabalhar para minimizá-los é uma ótima ferramenta para criar um ambiente mais seguro para você e para seus clientes, aumentando a credibilidade da sua loja e impactando diretamente as vendas.

Siga as dicas para criar uma boa gestão de riscos no seu e-commerce e aproveite com tranquilidade todas as oportunidades que a internet pode trazer para você.

 


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