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Por que investir em estratégias omnichannel no seu e-commerce?

Omnichannel - estratégias omnichannel em vendas on-line

O crescimento do e-commerce atrai cada vez mais pessoas para o mundo on-line. E é possível dividi-las em dois grupos macro: aquelas que querem encontrar seus produtos preferidos em uma experiência de compra incrível e as que querem empreender ou desenvolver seu negócio pela internet. Seja qual for o caso, o comércio eletrônico só traz benefícios e diversas facilidades.

Mas é claro que todas essas oportunidades e possibilidades exigem alguns diferenciais para quem quer se destacar, principalmente na hora de vender. Afinal, é possível já ter uma boa resposta só ao disponibilizar produtos on-line, mas uma estratégia bem planejada se aproveita de tudo que o mundo digital oferece para dar aos consumidores exatamente o que eles procuram.

Em momentos delicados, diferentes e até mais desafiadores - como o que estamos vivendo com a pandemia da COVID-19 e as recomendações de distanciamento social -, essas estratégias e planejamentos são essenciais para continuar as atividades sem sofrer um grande impacto e, consequentemente, prejuízos.

 

 

Omnichannel e Figital - uma estratégia que vale a pena considerar

Entre as tantas maneiras de investir no seu e-commerce e alcançar ainda mais pessoas em todos os momentos, as estratégias omnichannel têm se mostrado extremamente eficazes, incluindo o figital, a união do mundo físico (fi) ao digital (gital). Elas se aproveitam da multicanalidade para oferecer uma experiência única de compra, permitindo que o consumidor encontre o que precisa através de um aplicativo, no site, em um marketplace, na loja física, nas redes sociais, por um televendas, pelo WhatsApp ou, até mesmo, fazendo pedidos através de um dispositivo de voz.

Isso se faz ainda mais necessário em um tempo em que 73% dos consumidores afirma usar diversos canais diferentes durante uma jornada de compra. Disponibilizar todos eles não só atrai esse público, como cria razões diversas para fidelizá-lo - o que é extremamente positivo.

Mas é claro que investir em diversos canais - que podem ser usados muitas vezes em uma mesma jornada - exige um planejamento mais afinado e assertivo, contando com pessoas dedicadas a cada um deles para que funcionem como devem dentro da estratégia. Ou seja, é preciso investimento e atenção.

 

Por que investir no omnichannel para o sucesso do e-commerce?

Quais os benefícios, então, de dedicar tantos esforços em uma estratégias que envolve a multicanalidade? Na verdade, são muitos e destacamos alguns deles para facilitar sua decisão:

 

Melhor experiência de usuário

Os consumidores digitais esperam poder viver uma experiência de compra unificada e encontrar tudo aquilo que esperam sem ruídos. Uma estratégia omnichannel bem estabelecida e planejada oferece exatamente isso.

Com um app ou uma loja on-line, por exemplo, o comprador tem mais autonomia para poder criar sua jornada e encontrar o que precisa da melhor maneira possível. Se você pensa em investir em um marketplace, essa liberdade não é tão grande, por isso é importante saber bem por qual plataforma optar e o tipo de experiência que  oferece.

 

Aumento nas vendas e no tráfego

Criar uma estratégia omnichannel pode não ser simples, mas certamente vale o tempo e o dinheiro investidos. Um estudo realizado pela Harvard Business Review - a publicação sobre negócios da universidade de Harvard - revelou que consumidores que usam diversos canais em uma compra, ou consumidores omnichannel, tendem a gastar mais do que aqueles que usam apenas um canal.

Quanto mais canais, maior o gasto.

E nesse sentido, cada parte da estratégia tem sua contribuição. Um marketplace com investimento em Google Ads pode ser uma boa ideia para aumentar o tráfego ou as vendas através das redes sociais.

 

Fidelização

Além de gastarem mais, consumidores omnichannel são mais fiéis a uma loja ou marca. Eles não só voltam a comprar com bastante frequência, mas se tiveram uma boa experiência omnichannel, recomendam o e-commerce a amigos e familiares - informações também do estudo da Harvard Business Review.

Essa fidelização acontece de forma ainda mais intensa em aplicativos e lojas on-line, já que esses canais permitem uma experiência mais personalizada - assunto que trataremos mais abaixo.

 

Melhor coleta de dados

Mais canais ajudam a entender melhor os hábitos de compra dos consumidores, o que possibilita a criação de experiências mais satisfatórias e personalizadas. Além disso, também permite insights sobre quais conteúdos, publicações e promoções podem fazer mais sentido para o tipo de público de cada e-commerce, incentivando-o a comprar mais.

 

Possibilidade de personalização

Enfim, chegamos à personalização, o grande desejo de boa parte das pessoas que compram on-line. Conhecendo mais a fundo os hábitos de compra dos seus clientes, fica mais fácil oferecer a eles o que realmente buscam - seja em produtos ou na experiência de compra.

Isso fica ainda mais fácil quando um aplicativo e uma loja on-line fazem parte das estratégias omnichannel do seu negócio, já que permitem enviar mensagens específicas e notificações através de pushbullets - isso sem contar as facilidades de compras com um clique, por exemplo.



Preparo para situações adversas

Por último, mas ainda extremamente importante, a multicanalidade e a boa comunicação entre cada canal de vendas são essenciais em momentos delicados, como o que estamos vivendo atualmente. Lojas que vendem através de meios diversos, não correm o risco de ficarem paradas em tempos de distanciamento social, por exemplo, já que na falta de um canal, podem investir em outros sem que os consumidores sofram com a mudança.

 

Quer vender mais e melhor? Invista no omnichannel para seu negócio!

O e-commerce traz oportunidades diversas, principalmente para lojistas, mas para alcançar o sucesso é preciso entender o que os compradores estão procurando e criar estratégias para atendê-los da melhor forma possível. Considerar o omnichannel nesse planejamento pode ser um ótimo lugar para começar.

 

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