Skip to content
Entre Crie sua conta

Diga sim para conquistar seus objetivos
Dicas sobre como organizar seu dinheiro, sair do vermelho, fazer seu dinheiro render e entender o mercado.

Acesse

Conheça a biblioteca

Diga sim para crescer como empreendedor
Conteúdos práticos sobre como organizar as finanças do seu negócio, começar a empreender, administrar seu negócio e vender mais

Acesse

Conheça a biblioteca

Diga sim para expandir sua empresa
Conhecimento sobre como impulsionar suas vendas, gerenciar e expandir sua empresa e insights de mercado

Acesse

Conheça a biblioteca

Diga sim para tecnologia descomplicada
Conteúdos sobre conta grátis, crédito, venda online e física, Pix e tutoriais Mercado Pago

Acesse

Conheça a biblioteca

Pix, TED, DOC, boleto e cartão: entenda a diferença e casos de uso

Entenda as diferenças e vantagens de uso entre Pix, TED, DOC, boleto, cartão par seu e-commerce - pix com mercado pago

A partir do dia 16 de novembro deste ano, o Pix será uma nova opção de pagamento e você não vai querer ficar fora dessa!

De maneira bem simples, o Pix é uma forma de pagar e receber dinheiro que tem como principal objetivo facilitar a sua vida nas situações de compras e transferências, complementando o que atualmente é feito por meio de DOC, TED, boleto e cartões.

E, em breve você poderá iniciar sua preparação para “fazer e receber um Pix” com o Mercado Pago. A ideia do Pix é trazer mais agilidade e praticidade para o seu dia a dia, dentre muitos outros benefícios. Isso porque, diferentemente do que se tem hoje, com o Pix você poderá fazer transações utilizando apenas o e-mail, o número do celular ou o CPF/CNPJ do usuário recebedor. Em outras palavras, não será necessário solicitar uma ampla gama de informações pessoais para realizar uma operação financeira, como agência, conta, código do banco, etc.

 

Pix, TED, DOC… tem diferença?


Sim! Com Pix você realiza as operações em poucos segundos e pode fazer tudo isso em qualquer dia da semana e qualquer horário, inclusive nos finais de semana e feriados.

Entenda melhor as vantagens de Pix em relação a outras opções que você já tem:

seta2 A TED (Transferência Eletrônica Direta) é uma opção de envio de dinheiro para outra instituição, disponível somente em dias úteis e deve ser feita até às 17h para que seja efetivada no mesmo dia. Quando feita após o horário limite, a transação somente é finalizada no próximo dia útil e alguns bancos podem cobrar para a realização dessa transação.

seta2 O DOC (Documento de Ordem de Crédito) funciona de forma muito similar, porém, possui um limite de transferência de R$ 4.999,99 por dia, sua efetivação não necessariamente ocorre no mesmo dia e o horário limite para realização e compensação da transação é às 22h. Similar a TED, também pode ser cobrada pelo banco quando da sua realização.

Tanto na TED quanto no DOC, você precisa ter todos os dados da pessoa que receberá o dinheiro, como nome ou razão social, CPF ou CNPJ, banco, agência, conta etc. E uma vez finalizada a transação, nem sempre as partes recebem uma notificação de que tudo correu bem. Com o Pix você não precisará digitar todas estas informações e poderá simplesmente digitar o CPF/CNPJ, email ou telefone e receberá a confirmação em tempo real!

 

Pix, TEC, DOC, boleto e cartão… quando usar cada um deles?


 

Para quem recebe com boletos, o Pix permite deixar de esperar o tempo de compensação do boleto (que demora pelo menos um dia e em alguns casos mais tempo) e passa a receber em tempo real. Com isso, o seu negócio tem menor risco de não receber o valor devido ou pode já iniciar a entrega das mercadorias, aumentando a satisfação dos clientes.

O Pix também se torna uma boa opção aos vendedores que atualmente recebem por cartão por ter um custo muito menor e ser uma opção competitiva ao dinheiro: para todos os que cobram um preço em dinheiro diferente do preço em cartão, Pix se torna uma opção competitiva ao dinheiro e, adicionalmente, não precisa de um cartão físico ou virtual para uma compra ou venda.

 

Resumindo…

 

A partir de novembro você poderá fazer ou receber um Pix de forma mais conveniente do que um TED, DOC, compras por boletos e cartão.

Tudo isso de forma instantânea e segura, com confirmação imediata.

 

Quer saber mais sobre o Pix e o Mercado Pago?


Acesse Pix com Mercado Pago e também leia mais neste conteúdo: “Pagamentos Instantâneos com Pix: Entenda o que é e como funciona”   

 

pix - chave pix - pix mercado pago


Escrito por:

assinatura_equipe

Artigos relacionados