Skip to content
Entre Crie sua conta

Diga sim para conquistar seus objetivos
Dicas sobre como organizar seu dinheiro, sair do vermelho, fazer seu dinheiro render e entender o mercado.

Acesse

Conheça a biblioteca

Diga sim para crescer como empreendedor
Conteúdos práticos sobre como organizar as finanças do seu negócio, começar a empreender, administrar seu negócio e vender mais

Acesse

Conheça a biblioteca

Diga sim para expandir sua empresa
Conhecimento sobre como impulsionar suas vendas, gerenciar e expandir sua empresa e insights de mercado

Acesse

Conheça a biblioteca

Diga sim para tecnologia descomplicada
Conteúdos sobre conta grátis, crédito, venda online e física, Pix e tutoriais Mercado Pago

Acesse

Conheça a biblioteca

Pix Mercado Pago: bom para você e para seu negócio

Pix Mercado Pago - Pix no Mercado Pago

Entenda como ter a melhor experiência de compra e venda com os pagamentos instantâneos

 

Desde novembro de 2020, a maioria dos brasileiros melhorou a forma de fazer suas compras e vendas com o Pix. Por isso, depois de pouco mais de sete meses de lançamento, os pagamentos instantâneos se tornaram o segundo método preferido dos brasileiros, atrás somente dos cartões de débito e crédito, segundo uma pesquisa feita pela Fiserv.

Em uma breve retrospectiva, é possível retomar os primeiros números de popularidade dos pagamentos instantâneos. Por exemplo, segundo o Banco Central, logo na primeira semana de operação, eles movimentaram R$ 9,3 bilhões em 12,2 milhões de operações. 

Hoje, esses números não param de aumentar, sendo que mais de 274 milhões de chaves foram cadastradas e mais seis milhões de empresas estão usando. Ou seja, todo mundo deseja a flexibilidade de movimentar valores 24 horas por dia, sete dias por semana - inclusive aos fins de semana e feriados.   

Por si só, o Pix já é cheio de facilidades, mas com o Mercado Pago as condições ficam ainda melhores.

 

Quais os benefícios de usar o Pix no Mercado Pago?

O Pix facilita a rotina das pessoas para tornar todos os pagamentos e recebimentos uma experiência segura e prática. Descubra agora todas as vantagens: 

 

seta2 Mais segurança


Os pagamentos instantâneos são seguros porque seguem as diretrizes impostas pelo Banco Central, que protegem todos os dados por criptografia e autenticação. Desse modo, as mesmas medidas de segurança adotadas em outros métodos, como TEDs e DOCs, são usadas para o tratamento das transações. 


Outro exemplo de medida de segurança do Pix é que você conta com limites de transferências baseados no seu histórico de pagamento. Já os usuários da conta Mercado Pago ficam ainda mais protegidos com o nosso sistema antifraude robusto.

 

 

seta2 Transações mais rápidas e a qualquer hora


No seu dia a dia, você pode transferir dinheiro para um amigo ou familiar 24 horas por dia e 365 dias por ano, sem limitações de feriados, fins de semana ou horário. Ou seja, você não é mais dependente de horários comerciais ou dias úteis como acontece com as TEDs e DOCs. 

Não existe nada mais inconveniente do que realizar uma compra, pagá-la e ter que ficar esperando dias pela confirmação, não é? Você não se preocupa mais com nada disso porque consegue enviar e receber dinheiro quando achar melhor.

 

seta2 Facilidade para transferências e pagamentos 



Para quem compra, paga ou transfere por Pix o processo pode ser muito simples: basta escanear o código QR do vendedor ou inserir apenas uma informação do usuário recebedor, no caso, a chave Pix. Pronto, a transferência foi realizada com sucesso!

Leia mais: Pix e Código QR Mercado Pago


seta2 Não custa nada



A redução de intermediários no processo de compra e venda não só beneficiou a velocidade das transações, como também reduziu os custos de operação. Por isso, o Pix, além de ágil, é gratuito para quem paga ou transfere.

 

Como o Pix no Mercado Pago ajuda seu negócio?

 

O Pix é a solução ideal para aumentar as taxas de conversão e aprovação de um negócio. Conheça agora todos os benefícios para atrair mais clientes e faturar mais: 

 

seta2 Experiência de compra segura



O Banco Central garante as mesmas medidas de segurança de um processo digital e criptografado às pessoas físicas e jurídicas. Além disso, hoje, o Pix é considerado o meio de pagamento mais seguro para 66% dos brasileiros, segundo a Fiserv. 

Leia mais: Pagamentos instantâneos Pix - Como funciona?

 

seta2 Compensações de pagamento imediatas



Sem precisar se preocupar com nada, nas transações com Pix, o dinheiro das suas vendas cai imediatamente na sua conta Mercado Pago. Isso significa que você não precisa esperar horas e dias para receber seus pagamentos. Por exemplo, se seu negócio é um bar noturno e seu cliente decidir pagar através do Pix, você recebe na hora independente do horário.

O Pix também permite que você faça a liberação mais rápida dos seus produtos, afinal, a compensação acontece na hora, diferente do boleto bancário, por exemplo, em que o pagamento demora dias para cair e acaba impactando o prazo de entrega.  

 

seta2 Atrair mais compradores



Para os vendedores que querem atrair mais clientes, o Pix é uma oportunidade, pois não precisa estar vinculado a um banco para usá-lo, é necessário apenas ter conta em uma das instituições participantes, que podem ser fintechs e carteiras digitais. 

Assim, você atrai “desbancarizados” sem acesso a cartões e cheques. Além disso, os compradores gostam de ter opções a livre escolha, sendo que muitos preferem pagar suas compras com dinheiro em conta de forma rápida.

 

seta2 Redução de custo



Os valores gastos são menores do que os métodos atuais. A economia do Pix é de até 80% em taxas, quando comparada às tarifas cobradas pela emissão de boleto e de cartão de crédito.

Dessa forma, todos têm mais flexibilidade para oferecer descontos e vantagens exclusivas para atrair ainda mais clientes. 

Importante: os pequenos empreendedores têm Pix com taxa ZERO no Mercado Pago.



seta2 Melhor gerenciamento

 

Você ganha mais controle de fluxo de caixa, gestão de estoque e logística, graças aos pagamentos e recebimentos de vendas imediatos. Assim, você pode oferecer envios mais rápidos e evitar as reservas de mercadoria. 

O melhor gerenciamento disponibilizado pelo Pix é um diferencial em relação a outros métodos existentes, como o próprio boleto bancário, que pode demorar até três dias úteis para a compensação do pagamento.

 

O que são chaves Pix?



As chaves Pix são os códigos que representam a sua conta depois que você aderiu à função no aplicativo do seu banco.

É possível registrar quatro tipos: CPF ou CNPJ, e-mail, número de telefone celular e chave aleatória. 

Pessoas físicas têm direito até cinco chaves por conta, já para pessoas jurídicas, é possível chegar a vinte. Só não dá pra cadastrar a mesma chave em mais de uma conta. 

 

Como cadastrar sua chave Pix no Mercado Pago?



Agora que você viu como vale a pena, é só aderir ao Pix no Mercado Pago. O processo é muito simples:

  1. Entre no aplicativo Mercado Pago e, no canto superior, direito clique na opção "Pix";
  2. Clique em “Suas chaves Pix”;
  3. Selecione a chave Pix que deseja cadastrar primeiro e valide, caso solicitado.

 

Pronto! Se quiser cadastrar outras chaves, é só voltar ao menu do app e repetir os passos.

 

O que você pode fazer com Pix?



O Banco Central tem vários projetos relacionados ao Pix que vão facilitar ainda mais as suas vendas e compras: Saque Pix, Pix Troco, Qr Comprador, Pix Cobrança e outras funcionalidades que ainda serão lançadas. 

Recentemente, as novidades do Pix foram apresentadas pela Elaine Shimoda, head de inovação em pagamentos e parcerias do Mercado Pago no webinar “Pix no e-commerce: o que está por vir nos próximos meses?”, feito em parceria com o E-commerce Brasil. 

No evento, a praticidade e conveniência foram abordadas de diversas formas. Hoje, o Pix já é utilizado para pagamentos de auxílio emergencial, e-social e impostos e muito mais.

Por exemplo, o Pix Copia e Cola é uma alternativa eficiente para compras pelo celular. Outra opção é o QR Pix, um recurso para o pagador efetuar a compra através da leitura de um QR Code. Ambas soluções estão disponíveis no Mercado Pago. 

 

Cadastre-se no Pix Mercado Pago e tenha acesso a todos os benefícios


Tudo isso segue o propósito do Mercado Pago em suas soluções: democratizar o dinheiro e ajudar que mais pessoas tenham acesso às melhores condições. 

As facilidades dos pagamentos instantâneos só melhoram as transações financeiras, seja na hora de pagar uma conta ou fazer uma cobrança.

Ah, se você procura maneiras de vender mais e melhor e de desenvolver o seu negócio, o Mercado Pago é o parceiro certo. Estamos prontos para oferecer a melhor experiência para uso do Pix.

 

pix - chave pix - pix mercado pago


Escrito por:

assinatura_equipe

Artigos relacionados