Skip to content
Entre Crie sua conta

Rendimentos no Mercado Pago

Conheça a biblioteca

Conheça a biblioteca

Diga sim para tecnologia descomplicada

Conheça a biblioteca

Os termos de pagamentos online que você precisa conhecer

Glossário dos pagamentos on-line - termos pagamentos online - processo de pagamento online - termos de pagamentos online

As facilidades do mundo digital têm atraído cada vez mais pessoas para as vendas on-line.

 

A Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (Abcomm) registrou a abertura de mais de 100 mil novas lojas digitais em um período de menos de três meses em 2020. Mais de um e-commerce novo por minuto.

 

 

Isso mostra quantas oportunidades têm surgido no mundo digital e atraído cada vez mais pessoas, tanto para comprar quanto para vender. Também é a evidência de que muita gente nova está dando os primeiros passos nas vendas on-line.

No entanto, muitos acabam enfrentando algumas dificuldades quando se fala em pagamentos on-line. Afinal, são diversos termos técnicos e nomenclaturas diferentes que explicam os fluxos e processos de pagamento. Questões como chargeback e antifraude, entre muitas outras, podem acabar trazendo uma grande interrogação ao empreendedor, que precisa conhecer um mundo completamente novo e dominá-lo.

Por isso, é essencial conhecer tudo que for possível, avaliar parceiros de pagamento e decidir por aquele que trará a melhor combinação em soluções, segurança e conversões para o seu negócio. Isso te ajuda a garantir que sua loja tem tudo o que precisa para vender muito mais.

Os termos mais comuns em pagamentos on-line

Se você está dando os primeiros passos no e-commerce, sabemos que muita coisa ainda é novidade para você no seu negócio. Por isso, separamos alguns dos termos mais comuns do mundo dos pagamentos on-line para que você fique a par de tudo o que precisa. Está preparado para conhecer mais?

Acompanhe os termos abaixo e esteja sempre atualizado.

Fluxo de pagamento on-line:


seta2 Gateway de pagamento: plataforma que possibilita a comunicação entre o lojista digital, o cliente - e seus dados de pagamento - e o banco ou instituição financeira. Faz o processamento dos pagamentos no e-commerce.

seta2 PSP: a sigla para "Payment Service Provider" - ou "provedor de serviços de pagamento", em tradução livre - se trata de uma plataforma que integra todos os mediadores de um processo de pagamento. Com uma função parecida com a de um gateway de pagamento, traz mais benefícios graças a uma integração facilitada entre todos os agentes envolvidos em uma transação financeira.

seta2 Checkout: é o processo de pagamento de um e-commerce, é ele que encerra a jornada de uma compra on-line. Nele, o comprador escolhe como vai pagar e oferece suas informações para realizar a transação. Entre os checkouts hoje, existem opções de fácil integração, através de uma página do próprio meio de pagamento implementada na sua loja, ou as de desenvolvimento um pouco mais complexo, que permitem fazer com que todo o processo tenha a cara da sua loja.

seta2 Antifraude: um sistema que faz a análise de risco dos pagamentos, checando as informações do comprador de acordo com uma base de dados para detectar possíveis tentativas de fraude. Normalmente, utiliza tecnologias de inteligência artificial.

seta2 Adquirentes: são as empresas que fazem a conexão entre os dados cadastrados pelo comprador na hora de uma compra, a bandeira do cartão e o banco. Seu papel é fazer transações financeiras que envolvem cartões de crédito ou débito.

seta2 Subadquirentes: outro termo que define uma PSP é "subadquirente". Ela faz a comunicação entre todas as partes envolvidas em uma transação e ainda conta com ferramentas como os sistemas antifraude, que ajudam a garantir a segurança dos valores transacionados.

seta2 Bandeira: é através da bandeira do cartão de crédito que é possibilitada a comunicação do mesmo com a maquininha de cartão ou com a sua administradora ou banco emissor. Sua principal função é determinar as regras de utilização do cartão e determinar em quais canais e pontos de venda ele será aceito para compras.

seta2 Banco emissor: o banco ou instituição financeira que emite o cartão de crédito ou de débito do comprador.

 

Segurança:

 

seta2 Fraude: quando outra pessoa usa os dados de um comprador para realizar transações. Pode acontecer de diversas maneiras, como através do roubo de cartões, por exemplo, ou da invasão de contas. O titular das informações acaba recebendo cobranças por compras que não efetuou, o que pode resultar em chargebacks.

seta2 Chargeback: também conhecido como contestação de pagamento, é quando o comprador entra em contato com a administradora do seu cartão - ou banco emissor - e diz não reconhecer uma compra, solicitando um reembolso. O banco, então, não faz o pagamento ao lojista ou solicita a devolução do valor pago.

 

seta2 Análise de risco: além de se tratar de um termo comum na gestão de qualquer empresa, análise de risco também pode se tratar das estratégias de combate a fraudes no e-commerce. Também conhecida como gestão de risco, ela consiste no uso de ferramentas - como um sistema antifraude - para evitar transações fraudulentas.

seta2 Revisão manual: processo de checagem de transações que acontece depois da análise feita pela inteligência artificial. Os dados que ainda apresentarem insegurança são repassados a uma equipe de especialistas que entra em contato com o comprador confirmando a compra. Assim, garante-se que somente fraudes sejam bloqueadas.

seta2 Criptografia: um sistema de segurança que utiliza algoritmos para proteger informações. Diversas transações financeiras em pagamentos on-line a utilizam para garantir mais segurança nos pagamentos.

seta2 Machine learning: uma aplicação de inteligência artificial que dá aos sistemas a habilidade de melhorar com a experiência, sem precisarem de programações específicas. Ou seja, eles "aprendem" sozinhos e desenvolvem funções mais complexas. É muito comum nos sistemas antifraude.

seta2 PCI Compliance: uma das maiores certificações de segurança do mundo, que apresenta um padrão de segurança de dados para a indústria de cartões de pagamento através de requisitos rígidos. Plataformas com certificações atualizadas da PCI Compliance oferecem mais segurança a vendedores e compradores.

seta2 CVV: o código de verificação do cartão de crédito é um número de três dígitos solicitado aos compradores na hora de pagar por uma compra on-line. Ele garante que o consumidor tenha o cartão físico - ou o acesso a essa informação - assegurando que ele é realmente o dono daquelas informações.

 

Soluções de pagamento online:

 

seta2 Pix: o novo meio de pagamento do Banco Central, que permite transações instantâneas. As transferências e pagamentos podem ser feitos durante 24 horas por dia e sete dias por semana - inclusive finais de semana e feriados -, garantindo que o receptor os receba em poucos segundos.

seta2 e-Wallet/Carteira digital: "compartimentos" digitais que funcionam como uma carteira física, armazenando informações, saldo e os métodos de pagamento preferidos de um comprador. Têm se tornado uma grande tendência no mundo dos pagamentos on-line. 

seta2 Pagamento recorrente: método de cobrança para assinaturas digitais ou serviços que exigem mensalidades, permitindo cobranças mensais - ou trimestrais, semestrais e anuais - automáticas, sem comprometer o limite do cartão de crédito do comprador.

 

👉 Leia também: Como pagamentos online podem ajudar em períodos difíceis nos negócios 

 

seta2 Retentativa automática: diversos meios ou plataformas de pagamento contam com uma estratégia chamada multiadquirência, o que quer dizer que trabalham com diversos adquirentes diferentes na hora de transacionar um pagamento, podendo fazer o processo de retentativa de pagamento. Ou seja, quando um pagamento é recusado por uma adquirente, a plataforma tenta o processo mais uma vez com outra adquirente, otimizando a aprovação.

seta2 Tokenização: estratégia de segurança que exige o uso de um token - código - para liberar o acesso a um tipo de informação. Através da tokenização, os dados de pagamento são armazenados na nuvem e transformados em código aleatórios de validade temporária.

 

Prazo de recebimento:

 

seta2 Antecipação de recebíveis: é muito comum, no e-commerce, que o vendedor só receba o valor de suas vendas depois de alguns dias - 14 ou 30, mais comumente. No entanto, ele pode solicitar uma antecipação de recebíveis, que é o adiantamento desse dinheiro ou, até mesmo, de vendas parceladas que só seriam recebidas também de maneira parcelada.

seta2 Pagamento no fluxo: cobranças mês a mês de um e-commerce, referentes às vendas parceladas e de acordo com o número de parcelas escolhido pelo comprador.

 

Integrações / ERPs:

 

seta2 Integração: para conectar um meio de pagamento a um e-commerce é preciso fazer uma integração, ou seja, criar caminhos para unir esse sistemas operacionais - e todos os outros envolvidos no negócio. Normalmente, um profissional de TI (tecnologia da informação) ou um desenvolvedor faz esse processo.

seta2 API: uma "Application Programming Interface" ou "interface de programação de aplicação" é um conjunto de normas, rotinas e padrões de programação que cria uma ponte entre diversas plataformas, possibilitando sua comunicação. No caso dos pagamentos, pode ser um checkout desenvolvido especialmente para a loja, conectado à plataforma de e-commerce.

seta2 Conciliação dos recebíveis: podendo ser feita de forma manual ou automatizada, a conciliação de recebíveis permite fazer o controle das transações realizadas através do cartão de crédito ou débito no e-commerce. Através dela, é possível gerir valores, prazos, parcelas, taxas e outras informações importantes.

 

Gestão / KPIs:

 

seta2 Dashboard: é o painel de controle que conta com todas as informações do e-commerce. Nele, é possível fazer a gestão dessas informações e ter uma visão mais clara da situação do negócio.

seta2 Taxa de aprovação: número de transações aprovadas no e-commerce em relação ao total de tentativas de pagamento.

seta2 Taxa de conversão: quantidade de compradores que realiza uma compra em um e-commerce em relação ao número total de visitantes.

seta2 Abandono de carrinho: acontece quando o consumidor coloca produtos no carrinho de um e-commerce, mas não realiza a compra. O abandono de carrinhos pode acontecer, em muitos casos, por problemas na hora do checkout, como informações confusas, carregamento lento das páginas, métodos de pagamento insuficientes, entre outros.

seta2 TPV: se trata do volume total de pagamentos transacionados ou do volume de dinheiro processado através dos meios de pagamento. A sigla trata do termo em inglês "Total Payment Volume".

 

Tenha todas as informações que precisa sobre os termos do processo de pagamentos online e impulsione seu negócio

Com esses termos claros, gerenciar os pagamentos do seu e-commerce fica muito mais simples. Conheça bem o seu mercado e garanta uma experiência de vendas ainda melhor. É possível se destacar no mundo das vendas digitais com planejamento e preparo.

Baixe nosso material abaixo e tenha sempre em suas mãos os termos e fluxos mais importantes para o seu negócio!

 

Potencilize as vendas do seu e-commerce com soluções personalizadas de checkout de pagamento


Escrito por:

assinatura_equipe

Artigos relacionados