Skip to content
Entre Crie sua conta

Diga sim para conquistar seus objetivos
Dicas sobre como organizar seu dinheiro, sair do vermelho, fazer seu dinheiro render e entender o mercado.

Acesse

Conheça a biblioteca

Diga sim para crescer como empreendedor
Conteúdos práticos sobre como organizar as finanças do seu negócio, começar a empreender, administrar seu negócio e vender mais

Acesse

Conheça a biblioteca

Diga sim para expandir sua empresa
Conhecimento sobre como impulsionar suas vendas, gerenciar e expandir sua empresa e insights de mercado

Acesse

Conheça a biblioteca

Diga sim para tecnologia descomplicada
Conteúdos sobre conta grátis, crédito, venda online e física, Pix e tutoriais Mercado Pago

Acesse

Conheça a biblioteca

Multiadquirência Mercado Pago: por que é boa para seu e-commerce?

Multiadquirência - multiadquirencia no mercado pago - multiadquirencia no ecommerce

Saiba mais sobre a estratégia de retentativa de pagamentos que ajuda a melhorar suas taxas de aprovação

O mundo dos pagamentos segue em constante evolução, principalmente quando se trata de vendas on-line. A cada dia surgem novas ferramentas que aumentam a facilidade na hora de comprar pela internet sem deixar de lado, é claro, a segurança. Mas, além de novos métodos de pagamento, também surgem maneiras de fazer com que o checkout seja o mais simples e rápido possível, seguindo os desejos do consumidor.

Segundo informações do instituto Baymard, há diversos motivos para que um consumidor desista da compra em uma das últimas etapas da jornada, o pagamento. Em 23% dos casos, o problema é um processo longo e complicado.

Como, então, melhorar a experiência de pagamento no e-commerce? Uma das maneiras é garantindo aprovações mais rápidas. Isso mesmo. Ninguém quer ficar esperando muito tempo - o que podem ser poucos minutos - para saber o status do pagamento por uma compra. Principalmente quando há uma recusa. Além de afetar diretamente a experiência de compra, isso traz insegurança e insatisfação ao comprador, que pode procurar o mesmo produto em outras lojas ou, simplesmente, desistir da compra.

É para ajudar a melhorar as coisas nesse sentido que entram algumas estratégias importantes e a multiadquirência é uma delas. E esse é um dos métodos utilizados no Mercado Pago para melhorar a experiência de pagamento e as taxas de aprovação nas lojas digitais.

 

O que é multiadquirência?

 

Para entender o que é multiadquirência, é preciso entender como é um processo de pagamento com cartão de crédito e quais os agentes envolvidos nele. Basicamente, funciona assim:

  1. O cliente realiza a compra e, na hora do checkout, escolhe o meio de pagamento que vai usar, inserindo suas informações;

  2. As informações sobre o pagamento do produto e/ou serviços da transação são enviadas à subadquirente, que é a instituição que permite que ele aceite pagamentos eletrônicos;

  3. A subadquirente passa essas informações à adquirente, já garantindo que, de acordo com a sua base de dados e equipe de especialistas, elas estão livres de fraude e são seguras para prosseguir;

  4. A adquirente valida a transação com a bandeira do cartão utilizado e a repassa ao banco;

  5. O banco aceita a transação e comunica as outras instituições no processo inverso – primeiro a bandeira, seguida da adquirente, que informa à subadquirente e que, enfim, repassa a aprovação ao lojista e ao cliente.

 

Multiadquirência é quando há a retentativa de pagamento em diferentes adquirentes para garantir que haja a aprovação. Muitos meios de pagamento contam com apenas uma adquirente, ficando reféns de suas regras aprovação - que podem ser mais rígidas ou mais maleáveis - e de sua base de dados. Quando há diversas agentes envolvidas, são mais bases de dados e mais informações para garantir que o comportamento daquele consumidor é legítimo e que o pagamento pode ser aprovado sem problemas.

 

Por que isso multiadquirência é ótima para o seu e-commerce?

 

Agora que o processo de um pagamento on-line por cartão de crédito já ficou mais claro e o funcionamento da multiadquirência também, aqui vão as vantagens dessa estratégia de retentativa para a sua loja digital:

 

seta2 Melhor experiência de pagamento

 

Já ficou claro o quanto a multiadquirência melhora e otimiza a experiência de pagamento, agilizando o processo e aumentando as chances de que a transação seja aprovada, fazendo com que o consumidor tenha a compra finalizada e receba o produto pelo qual pagou. Isso pode ser determinante para que ele volte àquele e-commerce para futuras compras, já que experimentou uma boa jornada do começo ao fim do processo.

 

seta2 Maiores taxas de aprovação

 

As taxas de aprovação são um número extremamente importante para o e-commerce, principalmente porque pagamentos recusados, na maioria dos casos, se tratam de vendas não concretizadas. A multiadquirência envolve mais regras de aprovação e mais bancos de dados para checar as informações de pagamento. E tudo ocorre de forma automática: o direcionamento da transação, a otimização das melhores aprovações de acordo com a bandeira e a própria retentativa do pagamento.

 

seta2 Processo rápido - sem que o cliente saiba ou perceba

 

Além de ter o status do seu pagamento em poucos segundos, o comprador não percebe caso seja feita uma retentativa. O processo é extremamente rápido e sem impactos. Ou seja, para quem está comprando, tudo acontece como em qualquer checkout eficiente, com menos chances de haver a recusa de um pagamento legítimo.

 

seta2 Fidelização de clientes

 

Com um checkout mais rápido, mais simples e sem problemas com recusas de pagamentos legítimos, o comprador fica satisfeito com a experiência de compra e pagamento e, por isso, tende a voltar para futuras compras, fidelizando-se àquela loja digital. A boa notícia é que quando voltam, esses clientes tendem a gastar mais, ou seja, mais lucro para você.

 

seta2 Mais segurança

 

Com mais bases de dados para fazer a revisão das informações, a segurança das transações também aumenta, já que só são aprovadas as que são realmente legítimas. Se mesmo com a retentativa com outras adquirentes ainda houver dúvidas com relação à legitimidade daqueles dados, acontece a recusa da mesma forma.

 

seta2 Análises mais robustas

 

Tudo isso, além de beneficiar muito a experiência de compra, ajuda a criar análises de pagamento mais robustas. Ou seja, qualquer que seja o status de uma transação, foi utilizado o máximo de informações e processos para chegar a uma conclusão.

 

Garanta um checkout otimizado no seu e-commerce

 

Contar com Mercado Pago como meio de pagamento é contar com a multiadquirência e muitas outras funcionalidades que fazem toda a diferença para você e para quem compra na sua loja.

Crie um checkout ainda melhor no seu e-commerce em parceria com nosso meio de pagamento. Mais segurança, agilidade e facilidade.

Checkout pro - integrar checkout mercado pago


Escrito por:

assinatura_equipe

Artigos relacionados