Skip to content
Entre Crie sua conta

Diga sim para conquistar seus objetivos
Dicas sobre como organizar seu dinheiro, sair do vermelho, fazer seu dinheiro render e entender o mercado.

Acesse

Conheça a biblioteca

Diga sim para crescer como empreendedor
Conteúdos práticos sobre como organizar as finanças do seu negócio, começar a empreender, administrar seu negócio e vender mais

Acesse

Conheça a biblioteca

Diga sim para expandir sua empresa
Conhecimento sobre como impulsionar suas vendas, gerenciar e expandir sua empresa e insights de mercado

Acesse

Conheça a biblioteca

Diga sim para tecnologia descomplicada
Conteúdos sobre conta grátis, crédito, venda online e física, Pix e tutoriais Mercado Pago

Acesse

Conheça a biblioteca

8 Maneiras para fazer uma renda extra

Uma mulher sorrindo, olhando para a tela de um notebook

Descubra as possibilidades que você tem para engordar o seu orçamento

 

Quem é que não gostaria de ter um dinheiro a mais no final do mês? Buscar uma renda extra é uma boa ideia na hora de reforçar os ganhos e, até mesmo, fazer um teste para iniciar um empreendimento próprio, não é mesmo? 

De acordo com uma pesquisa feita pela Acordo Certo, 77% dos entrevistados gostariam de ter uma atividade extra para conseguir mais dinheiro, mas não sabem como fazer. Isso prova que ainda falta conhecimento sobre renda extra. Para deixar você bem informado, trazemos algumas respostas e caminhos.


Qual o significado prático de renda extra? 



A renda extra é uma remuneração adicional que difere da atividade principal realizada em um emprego, por exemplo. Ela é usada como uma estratégia que visa complementar o salário, ou seja,  são os ganhos a mais do que o esperado.

A ideia da renda extra é garantir uma folguinha no seu orçamento, podendo ser usada para criar uma poupança, montar uma reserva de emergência, fazer investimentos ou realizar algum sonho. 


8 maneiras eficientes para fazer renda extra



Seja um dinheiro a mais ou um pontapé inicial para o próprio negócio, existem diversas ideias para fazer um grana sem grandes investimentos iniciais. Veja alguns exemplos de renda extra que separamos para você:  


1. Venda de alimento

Se você tem facilidade e gosta de cozinhar, vender alimentos pode ser uma forma de transformar sua habilidade em lucro. Dentro dessa opção, existem diversos nichos a serem explorados, como doces, comidas para festa de aniversário, massas ou marmitas fitness.

Uma dica é conseguir conciliar aquilo que você sabe preparar melhor com aquilo em que há demanda na sua região.

2. Revenda de produtos 

Revender produtos também pode ser alternativa vantajosa para melhorar seus ganhos. Um ponto positivo desse segmento é que existe um grande leque de produtos para investir, disponíveis por um preço acessível. 

Entre os mais procurados estão: cosméticos, perfumes, jóias, eletrônicos, utilidades domésticas e produtos para pets. Uma oportunidade de autonomia financeira com todo suporte do Mercado Pago é o nosso programa de revendedores

3. Trabalhe como entregador ou preste serviço para os apps

Seja com um veículo próprio ou não, hoje em dia, diversos aplicativos permitem que você faça uma renda extra. Sem carro, você pode trabalhar como um entregador de delivery, usando uma moto ou bicicleta.  

Se você tiver um carro, pode pensar na possibilidade de prestar serviço para os aplicativos, trabalhando nos seus horários disponíveis. 

4. Participe de programa de indicações 

 

Já imaginou ganhar um dinheiro extra somente indicando produtos e soluções incríveis para sua rede de contatos? Sim, é possível fazer uma renda simplesmente convidando amigos e familiares para usar o App Mercado Pago

O bom é que todo mundo ganha: você acumula dinheiro na sua conta Mercado Pago assim que seu convidado fizer a primeira transação e ele também recebe desconto ao realizar sua primeira movimentação no app.

5. Preste consultoria ou dê aulas online

Quem tem facilidade com algum idioma, sabe tocar um instrumento ou qualquer outra habilidade que possa ser ensinada, pode dar aulas ou consultorias online nas horas extras.

Isso pode ser feito tanto de maneira individual, quanto em grupos, o que torna o empreendimento mais lucrativo. Lembre-se: o que você sabe pode ser útil para alguém e, ainda, render mais dinheiro no seu orçamento.

6. Venda roupas e objetos que não usa mais  

Sabe aquela peça de roupa que você comprou e não usou, ou aquele produto que está em um canto da sua casa esquecido e acumulando poeira? Esses itens podem ganhar um destino mais útil e virar um dinheiro no seu bolso. 

Você pode dar uma garimpada em tudo o que não usa e revender no Mercado Livre, por exemplo.

7. Faça artesanato 

Se você leva jeito com tarefas manuais ou já faz isso como hobby, pode transformar essa atividade em uma renda extra. Com materiais acessíveis, você pode criar peças de decoração e presentes incríveis para vender online. 

Entre as vantagens: aprender online as técnicas, criar itens personalizados e continuar compartilhando conhecimento em forma de consultorias.

8. Alugue quartos da sua casa

Tem um cômodo vazio na sua casa? Que tal torná-lo rentável? Plataformas como o Airbnb tornam isso possível. É só definir um preço e disponibilidade para criar um anúncio e receber o contato dos viajantes. Isso também se aplica à casa de praia da família e outros imóveis à disposição. 

 

Leia também: Tudo sobre vender online pelo WhatsApp e redes sociais 


Economizar ou ganhar mais? 



Como você viu, existem diversas maneiras de fazer uma renda extra. O importante é que ela não se torne uma obrigação, pelo contrário, ela deve ser agradável dentro da sua rotina. Por isso, é recomendável escolher uma atividade com a qual já tenha afinidade e goste de fazer no dia a dia. 

Além disso, é indispensável organizar sua vida financeira e encontrar formas de economizar dinheiro e ficar longe das dívidas. Afinal de contas, nem sempre o problema está no quanto ganha, mas como gasta. 


Ter uma renda extra pode ser mais simples do que você imagina 

 

Fazer uma renda extra pode ser simples e fácil, já que diversas opções não precisam de investimento nenhum e é possível começar a qualquer momento. Conseguindo conciliar uma atividade que você gosta e a possibilidade de aumentar seus rendimentos, você tem a receita certa para conseguir organizar as finanças e tornar seus objetivos realidade.

 

Conta digital - Conta digital Mercado Pago


Escrito por:

assinatura_equipe

Artigos relacionados