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Retentativa de pagamento: o que é e como o link pode ajudar

Cliente tendo sucesso na transação em uma loja virtual depois de usar um Link de Pagamento na retentativa de pagamento.

Veja como melhorar as taxas de conversão da sua loja virtual com o Link de Pagamento

Imagine a seguinte situação: um cliente entra na sua loja virtual, adiciona um produto ao carrinho, preenche as informações para fazer o pagamento e para nessa etapa sem efetivar a compra. Por algum motivo, o cartão de crédito foi recusado, por exemplo. 

E agora, o que fazer? As chances dele desistir da compra são grandes. E se você providenciasse novamente o pagamento sem o transtorno do cliente precisar preencher tudo de novo? Com certeza, a probabilidade da venda acontecer seria maior.

Esse processo de tentar fazer a cobrança mais de uma vez é conhecido como retentativa de pagamento, que permite o aumento das taxas de conversão e aprovação.

Mas isso só é possível através de uma solução de multiadquirência, que é um dos métodos utilizados por bons fornecedores para melhorar a experiência de pagamento e as taxas de aprovação nas lojas digitais. E o Link de Pagamento é uma das ferramentas para esse recurso. 

 

Como funciona o processo de retentativa de pagamento?

 

A retentativa precisa de alguns fluxos de transação entre a loja virtual, as bandeiras de cartão, os bancos e as adquirentes - empresas que fazem a conexão e análise de todo o processo. 

Dessa forma, primeiro, o cliente envia os dados para finalização do pedido e, na sequência, as adquirentes entram em contato com as bandeiras que são responsáveis por verificar com o banco se as informações estão corretas e se existe saldo ou limite disponível para aprovar a operação.

Mercado pago fluxo retentativa de pagamento

No entanto, existem alguns problemas que podem prejudicar a aprovação instantânea, como preenchimento errado dos dados pelo comprador, demora na comunicação entre a adquirente e empresa do cartão e até indisponibilidade do sistema. 

Leia também: O que é gateway de pagamento



Quais são as vantagens da multiadquirência? 

 

A multiadquirência é uma maneira de fazer retentativas de pagamento em diferentes adquirentes automaticamente. Com isso, as chances de qualquer falha atrapalhar o pagamento é praticamente nula. Além disso, o comprador não precisa fazer uma nova tentativa.

Além do risco de perder potenciais clientes, as lojas que não contam com uma multiadquirente possuem desvantagens como:

  • Diminuição das taxas de conversão e aprovação;

  • Falta de boa experiência de compra;

  • Mais clientes insatisfeitos e detratores; 

  • Riscos de fraude e chargeback;

  • Aumento do custo da operação;

  • Perda de eficiência nas análises de pagamento;

  • Processo de pagamento lento. 

 

Saiba como o Link de Pagamento facilita as retentativas de pagamento

 

O Link de Pagamento não é apenas uma solução para cobrar à distância ou vender nas redes sociais, ele é, também, uma ferramenta eficiente para as retentativas de pagamento, afinal, permite que o cliente faça a retentativa corrigindo o problema ou, até mesmo, escolhendo outro método. 

Por exemplo: você já tem um site ou fez uma venda física e aconteceu algum problema na hora do pagamento. Nesse caso, o cliente pode contar com o link para facilitar a retentativa. É só compartilhar e pedir que ele escolha como deseja pagar. Assim, é possível garantir mais aprovações e não existe o risco de perder vendas.

Mas, para que você tenha uma taxa de aprovação maior, é preciso contar com uma solução completa e robusta de pagamentos online, que será responsável por fazer a ponte entre sua loja, bancos e adquirentes.

A vantagem de contar com um bom fornecedor é ter à disposição recursos unificados em um só lugar para te ajudar aumentar o faturamento e melhorar a gestão do seu negócio.

Além disso, com as ferramentas certas, você deixa de se preocupar com atividades operacionais e passa a se dedicar ao que realmente importa: estratégias para seu negócio. 

 

Use o Link de Pagamento e descomplique as retentativas de pagamento

 

Quer aumentar as taxas de conversão da sua loja? Conte com o Link de Pagamento para oferecer retentativas.

Independente se a sua atuação é na loja física ou digital, o que importa é fazer com que suas vendas sejam efetivadas com sucesso!


Escrito por:

assinatura_equipe

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