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Empreendedorismo digital: 8 dicas para dar os primeiros passos

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A pandemia da COVID-19 trouxe muitas mudanças ao mundo em 2020: distanciamento social, isolamento, novos hábitos de higiene, uso de máscaras, trabalho e estudo em casa, entre tantos outros.

 

Com tudo isso, outra questão que acabou vindo à tona foi o aumento da quantidade de pessoas migrando para o mundo digital - tanto para comprar produtos ou adquirir serviços, quanto para tentar uma nova oportunidade de negócio.

O empreendedorismo digital já vinha crescendo no Brasil em um ritmo mais lento, mas tem se mostrado ainda mais promissor, graças a todas as oportunidades e à segurança que oferece. Prova disso é o fato de que foram registrados mais de 980 mil cadastros de microempreendedor individual, MEI, no nosso país entre os meses de março e setembro de 2020. Ou seja, muita gente tem procurado uma nova chance de prosperar através da criação de um negócio próprio, e a internet tem se mostrado um dos melhores canais para isso.

 

Como empreender no mundo digital?

Apesar de ser um mundo de novas possibilidades e de já ter atraído milhões de pessoas, a internet ainda assusta muita gente quando se fala em dar os primeiros passos para empreender e ter sucesso. Afinal, quais as melhores opções? Como ter segurança? O que é preciso para começar? Essas e outras perguntas acabam tomando conta da mente dos pequenos empresários.

Por isso, separamos oito dicas essenciais que podem te ajudar a começar:

 

1- Escolha um nicho



Este é o primeiro passo para qualquer tipo de empreendimento. É preciso escolher um nicho e trabalhar nele. É muito difícil criar um negócio digital para vender tudo e esperar ter um bom resultado, porque isso exige um alto investimento e um esforço de marketing extremamente assertivo para alcançar o público desejado.

A melhor coisa a se fazer é perguntar: qual necessidade eu desejo suprir? E, então, pesquisar como anda o mercado escolhido, quais as estratégias das empresas de sucesso, se há espaço para crescer, etc.

 

2- Determine seu tipo de negócio



Com o nicho determinado, chega a hora de determinar como você gostaria de levar seus produtos ou serviços aos consumidores. No mundo digital as opções são diversas: você pode criar um e-commerce independente, trabalhar com um marketplace, montar um negócio de dropshipping ou, até mesmo, oferecer um serviço de assinaturas.

O tipo de mercado escolhido com o nicho pode ajudar neste segundo passo, mas é possível encontrar sempre novas possibilidades para se destacar.

 

3- Tenha um site fácil de usar



Independentemente do tipo de negócio escolhido para o seu empreendimento, um fator é essencial quando se fala em vendas on-line: um site fácil de usar. Não importa o que você vai vender ou como planeja fazê-lo, é muito importante oferecer uma boa experiência de compra ao consumidor, com um site de bom carregamento, informações bem organizadas, boas imagens de produtos, processos simples.

Nesse sentido, os próximos dois passos fazem toda a diferença.

 

4- Escolha uma boa plataforma de e-commerce ou marketplace



Uma boa experiência, tanto para quem compra quanto para quem vende, começa na escolha da plataforma através da qual os produtos ou serviços serão oferecidos. Por isso, vale a pena considerar as melhores opções de plataforma de e-commerce ou marketplace disponíveis e escolher a que melhor se encaixa na realidade do seu negócio.

Isso garante que sua loja ofereça a melhor experiência possível para o consumidor, com as melhores condições e uma jornada satisfatória.

 

5- Escolha um bom meio de pagamento



Além de uma boa plataforma de e-commerce ou marketplace, outra escolha importante é a do meio de pagamento utilizado. Ele vai definir como será o checkout do seu negócio, quais as opções de pagamento disponíveis, se haverá a possibilidade de parcelamentos, se há segurança para a loja e para o consumidor, quais as taxas e, é claro, como será todo o processo.

Por isso, é muito importante entender quais benefícios um meio de pagamento oferece - como métodos de pagamento diversos, proteção contra fraudes e chargebacks, checkout simplificado, altas taxas de conversão e aprovação, entre outras questões.

 

6- Organize sua logística



Outro ponto importante a ser bem organizado em um novo negócio é a logística, principalmente quando falamos em vendas on-line. Aqui, vale a organização do estoque de produtos, com um registro completo de tudo que está disponível, assim como a preocupação com os parceiros de entrega. Isso, além de te ajudar a ter uma visão mais correta da sua loja digital, também garante que a experiência do comprador seja boa e que ele tenha motivos para voltar a comprar com você.

 

7- Crie contas nas redes sociais



Grandes aliadas de lojas de todos os tipos, as redes sociais te ajudam a estabelecer uma presença digital e a atrair novos clientes. Hoje, para a maioria dos consumidores, se uma loja não tem uma conta no Facebook ou no Instagram, é como se ela não existisse. Por isso, vale a pena criar estratégias, mesmo que simples, nesses canais. E aí, vale fazer postagens sobre os produtos, sobre valores e promoções e sobre informações gerais.

 

8- Foque no público certo



Por fim, com nicho e tipo de negócio estabelecidos, plataforma de e-commerce e meio de pagamento definidos, logística organizada e contas nas redes sociais criadas, é muito importante focar no tipo de público certo nas suas estratégias de marketing. Isso vai te ajudar a se comunicar da melhor maneira possível e a alcançar quem você realmente deseja e que realmente procura pelos seus produtos.

Cada um desses passos pode te ajudar a criar um negócio que vai alcançar as pessoas certas e levar a elas produtos e serviços que desejam adquirir. Além disso, é assim que você começa com parcerias que vão ajudar sua pequena empresa a dar os primeiros passos e crescer.

 

💡Leia também: Guia completo de como começar um negócio do zero

 

Empreendedorismo digital: conte com a internet para começar um novo negócio

Não tenha medo de começar um novo negócio no mundo digital. As oportunidades realmente são infinitas e há espaço para você. Faça tudo de maneira planejada e garanta o sucesso de cada um dos seus esforços.

 

Sem burocracias, taxas e soluções que facilitam a organização financeiro do seu negócio.


Escrito por:

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