Por isso, muitas vezes, para conseguirmos realizar esse sonho, temos que nos adaptar e encontrar a forma de fazer com que ele caiba no nosso orçamento.
No meu caso, a solução foi morar numa residência artística com vivência coletiva, que nomeamos de DUPLEX. Atualmente somos um grupo de 6 jovens, vindos de diversas favelas do Rio de Janeiro, que se escolheram enquanto família para dividirem os custos de morar sozinhos.
Dividir o aluguel e as contas fixas para se ter o mínimo de acesso foi um dos motivos que me levou a viver com outras pessoas e no dia a dia foi preciso encontrar métodos que nos ajudassem a realizar a gestão das contas da casa de maneira mais simples.
Como por exemplo, pagar contas por boleto ou pix, criar uma conta onde nossos amigos que circulam rotineiramente pela casa também pudessem colaborar.
Na Conta Mercado Pago por exemplo, há uma funcionalidade que é perfeita: o “Dividir Gastos”, onde podemos após pagar uma conta ratear o valor com os amigos. Além disso, ela te ajuda a ter controle das suas finanças no dia a dia.
E pensando aqui nos perrengues que passei, preparei 03 dicas que podem ser essenciais para facilitar o processo de qualquer pessoa que esteja pensando em morar sozinha:
Se possível, antes de sair de casa tente criar uma reserva de emergência onde você possa recorrer caso aconteça algo que não esteja planejado dentro do seu orçamento. Assim, você reduz suas chances de ter que pedir ajuda aos seus pais ou até mesmo entrar em dívidas.
Seja realista sobre o valor que você pode comprometer mensalmente para o aluguel e busque por apartamentos considerando esse valor.
Além disso, busque imóveis mais próximos do seu trabalho ou faculdade, assim também será possível economizar com transporte.
💡Leia também: Aprenda a atingir metas financeiras com o Mercado Pago!
Você já pesquisou quais os custos médios de energia, água e gás para uma família?
Então, se você pretende sair de casa, precisa começar a se habituar a essas informações e colocá-las no papel para saber o quanto precisará de dinheiro todos os meses.
É isso, no final do dia, ao dividir o apartamento, nós acabamos dividindo muito mais do que apenas as contas, nós também dividimos as vivências e aprendizados, as tarefas do dia a dia, criamos laços que serão com certeza eternos entre nós e nos tornamos também uma família.
Aproveite para conferir o clipe de #AgoraVai (Educação Financeira), com dicas e histórias reais também do Xamã, da Lia Clark e da Bia Ferreira.
Tiê Vasconcelos (@tievasconcelos) é influenciadora da comunidade do complexo do alemão. O Mercado Pago convidou ela e outros influenciadores de comunidade para darem dicas financeiras durante todo o mês de março. Fiquem ligados que toda terça-feira tem!