Registre-se para receber nossos conteúdos.
x
x
logo_mp_codo
Receba nossas novidades e fique conectado!

Conta digital

Descubra como as contas digitais podem transformar a sua vida financeira sem os altos custos das contas tradicionais e burocracias.

Quem não lembra que antes, para abrir uma conta era preciso ir até a agência, passar pela porta giratória, pegar uma senha e ficar horas na fila até ser atendido? E ainda com uma pastinha embaixo do braço para não esquecer nenhum documento! Sem dúvidas, um processo cansativo e muito burocrático. Mas graças à modernidade, isso ficou no passado!

Em 2020, quatro em cada dez consumidores utilizaram os serviços financeiros de algum banco digital ou outro tipo de instituição financeira como as fintechs, segundo uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo SPC Brasil. E mais de 80% das pessoas preferem o ambiente digital para abrir uma conta bancária. Baseado no último Ranking de Experiência Digital em Abertura de Conta 2020.

E você sabe o motivo? Porque as pessoas querem deixar de lado toda a papelada e as taxas altíssimas. Por isso, as contas digitais se popularizam como uma opção prática, flexível e conveniente. Os valores das tarifas e a possibilidade de resolver tudo pela internet estão entre os principais motivos da escolha, segundo dados do QualiBest sobre bancos digitais e fintechs.

Sem burocracias ou custos de manutenção, contar com esse tipo de ferramenta significa dizer adeus às filas dos bancos e, acima de tudo, abrir um leque de possibilidades a poucos cliques de distância.

As contas digitais são opções mais simples e menos burocráticas do que as tradicionais. Elas podem ser disponibilizadas pelos próprios bancos ou fintechs. A abertura, fechamento e controle do dinheiro acontecem de forma online, seja por um site ou aplicativo.

Sem agências físicas, filas e tarifas abusivas, o jeito de você se relacionar com sua conta digital vai mudar a sua vida financeira, que passará a ter mais agilidade, praticidade, comodidade, economia e muita segurança para sua conta.

O transtorno de ficar mais de uma hora grudado no telefone ou as filas quilométricas enfrentadas não existe. Ou seja, você nunca mais vai ter a preocupação em reservar uma grande parte do seu dia para tentar resolver algum problema. Com as contas digitais, o acesso a todos os serviços financeiros está na palma da sua mão.

Se você não gasta mais tempo nem dinheiro para chegar ao banco, você também poderá esquecer todas aquelas taxas que quase sempre não faz ideia de onde surgem. Por um preço justo ou a custo zero, é possível se livrar de várias tarifas, como manutenção, transferências e extratos. 


Quanto custa ter uma conta digital?

 

Os custos para manter uma conta digital dependem da instituição financeira escolhida. Algumas podem cobrar por serviços, como transferências e saques, mas não cobram taxas de manutenção. Outras podem optar pela cobrança de mensalidade, de acordo com o tipo de plano contratado.
 
A maioria das contas digitais livra os clientes de boa parte das taxas. Apesar disso, antes de escolher, é importante verificar todos os detalhes para contratar uma que atenda às suas expectativas e necessidades. Uma dica é optar por uma com transferências gratuitas, sem taxa de manutenção e cartão sem anuidade.



Banco tradicional x conta digital

 

O avanço da tecnologia e da internet desafiam o modelo atual dos bancos tradicionais. Um exemplo disso é justamente o surgimento das contas digitais para competir com o sistema financeiro. Da abertura ao fechamento das contas, existem muitas diferenças entre as duas opções.
 
Em poucas palavras, tudo se resume a facilidades e economia de tempo e dinheiro. Um dos principais motivos que os clientes apontam para a escolha das contas digitais é a diferença na cobrança de tarifas para serviços do dia a dia.
 
Enquanto a maioria dos bancos tradicionais cobra taxas para manutenção de conta, anuidades nos cartões de créditos e tarifas de transferências para outros bancos, as contas digitais oferecem os mesmos serviços gratuitamente ou por valores bem mais acessíveis. Outro ponto positivo é que as condições de serviços ficam claras no momento da contratação, sem chance de você ser surpreendido por alguma taxa.
 
Além do benefício econômico, existe a praticidade e transparência em sua rotina financeira. No caso das contas digitais, não existe burocracia para abertura de contas, porque todo o processo pode ser feito pela internet em alguns minutos, sem sair de casa. Isso não quer dizer que o processo não seja seguro, ele só é mais moderno e rápido, já que toda a validação de sua identidade é feita ali mesmo pelo aplicativo.
 
Conseguir acompanhar as movimentações do seu dinheiro no celular a qualquer momento é uma maneira de ter maior controle e melhor organização das suas finanças. Mas a vantagem não se limita ao controle da conta, tudo se resolve online, como aumento de limite, cancelamento de compras no cartão, cadastramento de serviços e a equipe de atendimento geralmente está o tempo todo disponível para te ajudar a resolver qualquer problema.
 
Algumas contas digitais têm rentabilidade de 100% do CDI para o valor aplicado, variando o valor mínimo de saldo para cada conta digital. Isso significa que ao escolher uma conta digital, seu dinheiro vai render mais que a poupança e mais que em um banco tradicional.

 

O Banco Central, além de fiscalizar os bancos tradicionais, também é responsável por regulamentar as fintechs brasileiras que oferecem contas digitais. Em 2019, o Conselho Monetário Nacional (CMN) anunciou novas regras de segurança para instituições financeiras operarem na internet.
 
As transações pelo celular costumam ser mais seguras do que ir até um caixa eletrônico. Em um ambiente digital, as fintechs oferecem diversos mecanismos para garantir a proteção dos dados dos clientes, entre eles criptografia, autorização de dispositivo, autenticação em dois fatores e diferentes senhas. Mas assim como nos bancos tradicionais, fique atento com tentativas de golpes e por isso vamos te dar dicas de como se manter ainda mais seguro.

 

Conheça 4 dicas para deixar sua conta digital ainda mais segura

 

Para garantir ainda mais a segurança da sua conta digital, alguns cuidados básicos e boas práticas do uso do seu celular ou acesso pelo computador devem ser adotados.
 
1. Pesquise sobre a instituição financeira

A pesquisa ajuda a comparar os benefícios e desvantagens, mas também serve para verificar os fatores de segurança de dados e plataforma, como eficiência do sistema antifraude. Dessa forma, procure entender o que os clientes dizem a respeito. Uma das formas é analisar o índice de reclamações, identificando os principais relatos de problemas e as respostas da empresa.
 
2. Suspeite dos contatos fora do aplicativo

Sempre, o contato dos bancos digitais com os clientes é somente pelo aplicativo ou site. Qualquer e-mail, mensagens nas redes sociais, ligação ou SMS que peçam suas informações ou senhas devem ser encarados como suspeitos, não compartilhe. Os fraudadores têm facilidade para copiar a abordagem das instituições e criar páginas ou e-mails idênticos, fique atento e na dúvida entre em contato com sua instituição financeira por chat ou telefone.
 
3. Tenha cuidado com a sua senha de acesso

A principal recomendação é nunca fornecer os seus dados. Quando for criar sua senha, não a deixe anotada em nenhum lugar. Escolha uma sequência de fácil memorização e, preferencialmente, única. Não utilize opções que remetem aos seus dados pessoais, como data de nascimento, nome de familiares, número de telefone e endereço. Outra dica é procurar mudar com regularidade, em média, a cada dois meses.
 
4. Faça acessos de preferência pelo celular

Como os aplicativos recebem constantes atualizações de segurança, o celular pode ser a alternativa mais vantajosa. Só é importante tomar alguns cuidados com o aparelho, como ter uma senha de acesso forte, proteção antivírus e atenção na instalação dos aplicativos. Se preferir acessar por um computador, escolha uma rede segura, dando preferência à sua própria conexão. Acesse a conta digitando o endereço na barra do navegador e nunca deixe a janela aberta depois do uso.

Em algum momento da sua vida, você, provavelmente, já sofreu algum perrengue no banco, como um tempo de espera infinito para realizar algum serviço ou o nervoso com um atendimento que deixava a desejar. Diante disso, quantas vezes você não se perguntou: “por que tantas taxas e complicações?”.

Pensando em formas de simplificar os serviços financeiros e solucionar problemas com mais agilidade, surgiram as contas digitais. Listamos as principais vantagens dessa ferramenta.

1- Abrir uma conta nunca foi tão fácil

As vantagens já aparecem logo de cara. A abertura da conta é feita pela internet, em alguns minutos, sem sair de casa. Até mesmo quem está negativado consegue abrir uma conta sem enrolação, de forma simples e totalmente segura. Neste caso, as únicas coisas que podem ser negadas são um cartão de crédito ou um empréstimo.

2- Você não paga taxa de manutenção

Os clientes de bancos tradicionais já conhecem a história: todo mês vem aquela taxinha descontada. Pode não parecer muito mensalmente, mas, ao longo de um ano, esse valor poderia estar na sua reserva ou em um investimento, não é mesmo? E esse é um dos grandes atrativos das contas digitais: elas não costumam ter taxas e, se tiverem, contam com valores menores.

3- Transferências gratuitas (TED e PIX)

Em geral, as TEDs são gratuitas nas contas digitais, diferente dos bancos tradicionais que cobram altas taxas por cada transação. O PIX também está disponível e sua grande vantagem é não ficar restrito ao horário comercial. Com ele, além da gratuidade, as suas transferências são concluídas, em poucos segundos, em qualquer horário do dia ou da noite. Ou seja, você pode enviar e receber valores em qualquer dia, inclusive aos fins de semana e feriados.

4- Cartão sem anuidade

Outro ponto positivo é o uso de cartões sem as famosas anuidades, em sua maioria. Além das tradicionais opções de cartão de débito e cartão de crédito, é possível utilizar o cartão virtual, que é gerado em poucos segundos no seu aplicativo, 100% grátis, garantindo praticidade e segurança para comprar pela internet - em sites e aplicativos do Brasil e do exterior.

5- Saque digital

Apesar da sua conta ser digital, é possível sacar dinheiro físico sempre que precisar. A maioria das instituições financeiras e fintechs disponibilizam ao cliente saques sem cartão em terminais de autoatendimento da Rede Banco24Horas e outros conveniados.

6- Rendimento em conta a 100% do CDI

As melhores contas digitais atuam com rentabilidade de 100% do Certificado de Depósito Interbancário (CDI) para o valor aplicado, variando o investimento mínimo para cada instituição. O rendimento do saldo em conta é superior à poupança e pode ser ainda maior em instituições que não fazem a cobrança de Imposto sobre Operações Financeiras (IOF).

7- Créditos ou empréstimos

Opções de crédito ou empréstimos ficaram ainda mais fáceis em contas digitais, já que você pode fazer simulações e escolher qual é a melhor condição de pagamento e juros. Ainda é possível comparar os preços e taxas de outras instituições em poucos minutos e solicitar os valores pelo celular, sem burocracias, de forma simples e rápida.

8- Pagamentos de contas e boletos

Você consegue agendar pagamentos dentro do aplicativo ou usar o cartão em qualquer estabelecimento. Para pagar qualquer boleto, basta escanear o código de barras ou copiar o número. Nunca mais você vai esquecer de pagar as suas contas básicas, como luz, água e telefone.

9- Portabilidade do salário

É possível fazer a portabilidade de salário para uma conta digital, assim aproveitar vários serviços gratuitos que não seriam oferecidos em uma conta salário de um banco tradicional, como TED e PIX gratuitos. Ou seja, você consegue escolher onde prefere receber e, dessa forma, os depósitos feitos pela empresa que trabalha são transferidos automaticamente para a conta que melhor te atende.

10- Fazer recargas de celular e cartão de transporte

As recargas de crédito para celular e cartão transporte podem ser feitas sem filas e aglomerações. Com poucos cliques e, em poucos segundos, você faz a sua recarga na sua conta digital.

11- Recompensas e programas de pontos

Algumas contas digitais podem oferecer um programa de pontos para recompensar o usuário que usa a conta ou faz compras no cartão. O que você acumula pode ser convertido em produtos, serviços ou descontos.

12- Controle de suas finanças pelo celular

O fato de ter tudo centralizado no aplicativo na palma da sua mão permite maior controle financeiro a qualquer horário do dia ou da noite. Além disso, algumas contas digitais podem ter funcionalidades específicas para organização e planejamento das finanças. 

13- Descontos exclusivos 

Algumas contas digitais oferecem mais este diferencial aos seus consumidores: os descontos exclusivos com parceiros. Entre alguns exemplos estão preços reduzidos em gasolina, cursos online, e-commerces conhecidos, ingressos, entre outras comodidades.

14- Serviços financeiros que vão além

Além dos serviços financeiros mais utilizados no dia a dia, diversas outras opções estão disponíveis de forma rápida e prática, como câmbio, consórcios, investimentos, vale presente, cashback e seguro para seu celular

As instituições financeiras podem ter um ou outro processo específico de abertura. Mas, em geral,  as instruções se repetem de forma bem objetiva e fácil. Com poucos cliques, a qualquer hora do dia ou da noite e no conforto da sua casa, você consegue abrir e começar a usar a sua conta digital em poucos minutos. E como é zero dificuldade e uma realidade sem papelada e burocracia, mesmo com o nome sujo é possível! Chega de perder dinheiro com taxas, tempo nas filas sem fim, abra sua conta de forma simples e segura: 

  • Depois de escolher a conta digital que mais te atende, baixe o aplicativo;
  • Envie a cópia dos documentos solicitados;
  • Tire uma selfie segurando o documento com foto;
  • Cadastre as informações pessoais;
  • E pronto, só aguardar a confirmação da instituição.

Sim! A conta digital do Mercado Pago é gratuita e fácil de usar. Com ela, você consegue controlar melhor o seu dinheiro e aproveitar as melhores condições e ferramentas que são melhoradas constantemente, sem precisar ir até uma agência, basta fazer tudo pelo celular. O diferencial é a quantidade de soluções digitais disponíveis para as principais necessidades do seu dia a dia e tudo isso sem burocracia de bancos tradicionais ao alcance de suas mãos.


Por que escolher a Conta Mercado Pago?

A Conta Mercado Pago tem muitos benefícios exclusivos adicionais que outras contas não oferecem. Ela é uma opção para você que quer se livrar das taxas mensais, fazer transferências gratuitas, pagar contas e boletos pelo celular, além da possibilidade de multiplicar suas economias com o rendimento do dinheiro em conta. Tudo isso completamente online, sem burocracia e com muita transparência.


Conheça alguns dos diferencias da conta digital do Mercado Pago

 

1. Crédito para parcelar pagamentos de contas

Com a Conta Mercado Pago, você pode ter acesso ao Mercado Crédito para parcelar seus pagamentos e compras. Ou seja, se você precisa pagar uma conta e não tem todo o valor disponível, pode parcelar seu boleto em até 12 vezes. Além disso, é possível parcelar suas recargas de celular e de cartão transporte, pagamentos com código QR nas lojas físicas, e comprar parcelado no Mercado Livre ou em sites com o Mercado Pago.

2. Uso do Código QR em lojas parceiras

Você também consegue fazer pagamentos sem contato, utilizando a opção de código QR no seu app Mercado Pago. É super fácil: basta apontar o celular para o código disponibilizado pelo vendedor, digitar ou confirmar o valor da compra e pronto, pagamento efetuado. Inclusive para pagamentos com Pix.

3. Recompensas e descontos com Mercado Pontos

No programa de recompensas do Mercado Pago, mais benefícios estarão disponíveis conforme você for juntando pontos e subindo o nível. Você acumula no Mercado Pontos usando o Mercado Pago e o Mercado Livre, e pode ganhar descontos em fretes no Mercado Livre, em lojas parceiras com pagamento usando o código QR e em diversos serviços de streaming.


4. Cartão Mercado Pago também funciona como forma de pagamento em transportes


Com o novo cartão de débito do Mercado Pago, graças ao pagamento por aproximação, você não precisa mais comprar passagens ou esperar horas na fila para recarregar o bilhete de transporte. Basta aproximar seu cartão Mercado Pago à catraca do meio de transporte e, como num passe de mágica, sua viagem está garantida.


5. Seguro para celular

Além de tudo isso, você conta com seguro para seu celular na Conta Mercado Pago. A cobertura é imediata e válida por 12 meses. Não tem taxa de adesão nem taxa de cancelamento e o valor não consome o limite do cartão, pois as parcelas são lançadas mensalmente. Tudo feito online, de forma rápida e sem burocracias.

Além disso, você tem acesso a todos esses serviços:

Conta com rendimentoReceba seu salário na Conta Mercado PagoSimples de abrir e gratuitaPagamentos de contas e boletos pelo celularTransferências gratuitasCartão de débito e crédito sem anuidadeTenha uma linha de créditoRecargas para celular e cartão transporteSaque sem cartão em caixas 24 horasSem taxas de manutenção de conta


Conta Mercado Pago: controle as suas finanças e economize dinheiro

A conta Mercado Pago foi criada para facilitar a sua vida financeira. Tudo em um só lugar, para você nunca mais ter que se preocupar com filas, recargas ou ficar contando as moedinhas no fim do mês. Baixe o app e aproveite todas as vantagens. 

Conta digital - Conta digital Mercado Pago

Receba nossas novidades e fique conectado!

 

ÚLTIMOS POSTS

QUITAR DÍVIDAS: 5 PASSOS PARA VOCÊ COMEÇAR AGORA

Conheça as melhores estratégias para sair do vermelho de uma forma mais rápida e segura  

CYBER MONDAY 2021: O QUE É E COMO VENDER NA DATA

Conheça as dicas para atrair clientes em uma das datas mais esperadas do comércio eletrônico

COMO PAGAR FATURA DO CARTÃO DE CRÉDITO MERCADO PAGO

Conheça as opções disponíveis para fazer os pagamentos da fatura do seu cartão de crédito