Como vender pelo WhatsApp em 8 passos
Vender on-line tem aberto as portas para que milhares de pessoas encontrem as maneiras mais diversas de empreender e comercializar seus produtos, sem precisar de grandes investimentos financeiros para começar.
As facilidades do mundo digital, além de permitirem que muitos deem os primeiros passos em um novo negócio, também fazem com que o alcance desses esforços seja ainda maior, levando os produtos vendidos exatamente para quem os procura.
Mas engana-se quem pensa que investir em um e-commerce exige criar um site e expor seus produtos. As ferramentas para vender são inúmeras e se adaptam às diferentes necessidades e realidades, podendo, inclusive, trabalhar juntas em estratégias multicanal. As redes sociais são a maior prova disso, permitindo que muitas lojas aproveitem suas plataformas também para vender.
Nesse sentido, um novo ponto de venda tem despertado a atenção dos lojistas, possibilitando, inclusive, criar experiências de compra que envolvem o mundo físico e o digital, sem descuidar da segurança de cada processo. Estamos falando do WhatsApp.
💙Acesso rápido: Como vender pelo WhatsApp em 8 passos
🤔 Por que vender pelo WhatsApp?
Como vender pelo WhatsApp em 8 passos
👉 Compartilhe mais essa forma de comunicação com seus clientes
👉 Invista em um planejamento de comunicação
👉 Dedique uma pessoa da sua equipe para cuidar dessa plataforma
👉 Faça cobranças com link de pagamento
👉 Possibilite vendas pelo WhatsApp e retiradas presenciais
💙 Venda mais em sua loja digital utilizando as plataformas certas
Por que vender pelo WhatsApp?
Hoje em dia, é muito difícil encontrar um brasileiro que não use o WhatsApp. Trata-se do aplicativo mais usado no Brasil, seguido pelo Facebook e pelo Instagram, que chegou como uma alternativa às mensagens de texto de celular (SMS), que envolvem um custo para serem enviadas.
Mas investir no WhatsApp para vender seus produtos não tem a ver só com o número de pessoas que o utiliza. De acordo com a pesquisa "Panorama da Mensageria", realizada pela Opinion Box em parceria com o Mobile Time, 76% dos brasileiros usam o aplicativo para interagir com marcas. Isso quer dizer que as pessoas esperam poder ter acesso à sua loja e aos seus produtos também através desta plataforma. Isso sem falar nas experiências de compra melhoradas que ela proporciona.
Por isso, vale muito a pena contar com mais essa ferramenta para comercializar seus produtos ou oferecer serviços.
Como vender pelo WhatsApp em 8 passos?
A boa notícia é que aproveitar o aplicativo mais usado no Brasil para vender é muito simples, e alguns passos podem ser a chave para começar a fazê-lo:
Crie uma conta comercial: o primeiro passo para vender pelo WhatsApp é criar uma conta comercial utilizando a versão WhatsApp Business. Ela foi criada especialmente para uso de pequenas, médias e grandes empresas e tem diversas funcionalidades que podem facilitar as transações comerciais e a comunicação com os clientes. Uma dessas ferramentas é a verificação de métricas, que ajudam a entender quais esforços e estratégias estão funcionando bem e quais podem ser deixados de lado ou modificados.
Use a função "catálogo": o WhatsApp Business permite que os comerciantes criem um catálogo de seus produtos dentro do aplicativo. Isso permite que os consumidores conheçam tudo que sua loja oferece e quais os preços. Vale investir nessa ferramenta.
Crie listas de transmissão: ao invés de criar grupos, escolha as listas de transmissão. Além de serem mais profissionais, elas também permitem que você organize seus clientes em listas diferentes, garantindo uma comunicação mais eficaz dependendo de seus hábitos e necessidades.
Invista em um planejamento de comunicação: você também pode utilizar o WhatsApp para criar conteúdos interessantes e promoções. Isso faz com que seus consumidores tenham sempre atualizações sobre o seu negócio e sobre os seus produtos.
Dedique uma pessoa da sua equipe para cuidar dessa plataforma: para que tudo isso funcione bem, é muito importante ter uma pessoa da sua equipe cuidando dessa plataforma ou caso não tenha equipe disponível atente-se ao tempo de resposta, pois os compradores de WhatsApp buscam agilidade e não gostam de esperar. É essencial que você dedique um tempo exclusivo para planejar estratégias para promover suas vendas nessa ferramenta.
Faça cobranças com link de pagamento: essa forma de pagamento se trata da possibilidade de enviar um link, através do WhatsApp, em que o comprador é enviado diretamente para a página de pagamento, onde escolherá como quer pagar pela compra e como deseja receber o produto, de forma simples e rápida.
Possibilite vendas pelo WhatsApp e retiradas presenciais: a multicanalidade é uma estratégia importante para vender em nossos dias. Uma estratégia que tem funcionado muito é a de fazer vendas utilizando o WhatsApp e permitir retiradas presenciais na sua loja, caso você não possua uma loja física é possível optar pela entrega de produtos em lugares públicos, como estações de metrô. Isso pode criar uma experiência de compra ainda melhor para o consumidor.
Leia mais: Como funciona o link de pagamento?
Venda mais em sua loja digital utilizando as plataformas certas
O WhatsApp é uma ferramenta incrível para vender mais. Crie uma estratégia para o seu negócio nessa plataforma e descubra novas maneiras de vender e de se relacionar com seus clientes.
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