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Como vender mais na Black Friday 2021

Mercado Pago: imagem ilustrativa de como vender mais na black friday em letras grandes

No mundo inteiro, novembro já se tornou um mês desejado para vendedores e consumidores que esperam pela Black Friday para aproveitar suas vantagens. Desde 2010, ano em que a data foi inserida no calendário brasileiro, todas as edições apresentaram resultados surpreendentes, seja em relação ao número de vendas ou conquista de novos clientes.

 

Em 2020, o evento se consolidou como o mais digital de toda a história do e-commerce brasileiro. Segundo o relatório da Neotrust/Compre&Confie, o comércio eletrônico faturou R$ 5,1 bilhões – valor 31% maior do que no mesmo período de 2019. Além disso, foram realizadas 7,6 milhões de compras, sendo 24,7% superior ao último registro. 

Com consumidores mais maduros e decididos pelo varejo online, a Black Friday 2021 promete oportunidades ainda melhores. Para comprovar isso, basta observar os dados recentes do mercado.

Por exemplo, de acordo com a Neotrust, no primeiro trimestre de 2021 houve um aumento de 57,4% das vendas on-line no comparativo com o mesmo período de 2019, representando uma movimentação de R$ 35,2 bilhões. Ou seja, você pode vender antes, durante e depois da Black Friday.

Descubra agora como deixar sua loja preparada para a data mais importante do e-commerce. 

 

11 dicas para ser um sucesso de vendas na Black Friday 2021

A concorrência na Black Friday só aumenta, e para se tornar competitivo é indispensável estar atento a alguns pontos para não perder nenhuma oportunidade e ter sempre estratégias para oferecer boas experiências e diferenciais para seus clientes. 

Confira as melhores práticas que separamos para você bombar suas vendas: 

 

1. Verifique se seu e-commerce está pronto

Naturalmente, o tráfego e as conversões aumentam no período da Black Friday. Por isso, no planejamento antecipado, é importante contar com mecanismos que atendam o alto volume de visitantes e compradores, basicamente: tecnologias, segurança, infraestrutura do e-commerce e dos parceiros e experiência do usuário. 

Com uma plataforma robusta e estável, você resolve tudo isso. Ela deve permitir que você ofereça os principais meios de pagamento, te proteja contra chargebacks ou contestações e ofereça compras mobile-friendly - site e checkout otimizados para acesso através de smartphones ou tablets. 

 

2. Planeje seu estoque

O cuidado com o estoque deve levar em consideração a quantidade e variedade dos itens para não vender produtos que não estão mais disponíveis. Com antecedência, estude o que deve ser colocado em promoção e identifique o que pode ser vendido em grandes quantidades. 

Uma boa dica é separar as mercadorias que estão paradas há alguns meses. Além disso, é importante se certificar que o estoque está atualizado em todos os seus canais de venda.  

 

3. Prepare seu checkout e diversifique os métodos de pagamento

O checkout eficiente e a variedade dos métodos de pagamento evitam abandono de carrinhos, mantêm suas taxas de conversão altas e garantem a melhor jornada de compra possível. Sabendo disso, é fundamental oferecer escolhas para o comprador pagar como achar mais conveniente, como um checkout transparente e um checkout Pro. 

Além disso, todo processo deve ser uma experiência amigável e intuitiva, disponibilizando todas as informações necessárias para preenchimento correto dos dados e instruções claras para finalização segura da compra, sem gerar nenhuma dúvida ou desconfiança.

Você também pode contar com um link de pagamento para facilitar as vendas pelas redes sociais ou usar em retentativas de pagamento. 

 

4. Aposte na estratégia de BNPL 

O “compre agora, pague depois” (BNPL, na sigla em inglês) é uma solução para parcelamentos sem cartão. Ela também pode ser oferecida na Black Friday como um diferencial. Assim, você atrai compradores que não têm cartão de crédito, não querem comprometer o limite ou simplesmente preferem mais alternativas a livre escolha. 

Hoje, 42% dos consumidores da geração Z (nascidos entre 1996 e 2010) e 69% dos da geração Y (1980 a 1995) são mais propensos a finalizar a compra quando um serviço BNPL é oferecido, segundo uma pesquisa da Afterpay - empresa australiana especializada nesse meio de pagamento.  

 

5. Capriche nas descrições dos produtos e fotos

As descrições de produtos completas e fotos em alta resolução são uma das estratégias de marketing digital para e-commerce. A prática, alinhada com as técnicas de SEO (otimização para buscadores), melhora o posicionamento orgânico nos sites de pesquisa, como o Google.

E aqui vai uma dica especial com relação às estratégias de SEO: vale se planejar antes para investir nas palavras-chave que fazem mais sentido para o seu negócio. Os custos de investimento no Google Ads tendem a subir no período da Black Friday, por conta da alta procura.

Investindo em descrições de produtos e boas imagens, você aumenta suas chances de alcançar mais clientes e tem vários outros benefícios para a sua loja, como evitar trocas e deixar seus compradores mais decididos e satisfeitos com as informações encontradas, dispensando longas pesquisas comparativas. 

 

6. Ofereça bons descontos e seja transparente

Os descontos oferecidos na Black Friday precisam ser atraentes para seus compradores e, ao mesmo tempo, estratégicos para o seu planejamento financeiro. Para criar uma oferta inteligente sem ter prejuízos com a venda, faça um estudo da sua estratégia de precificação. 

Prepare-se para criar promoções de verdade, sem tentar enganar os consumidores. As pessoas estão cada vez mais experientes quando se fala em Black Friday e utilizam sites com comparador de histórico de preços para checar se as ofertas são reais.

Por isso, seja transparente na hora de criar condições especiais, ou suas estratégias podem acabar afetando a imagem e a credibilidade do seu site.

E na hora de fazer um estudo da sua concorrência, não deixe de calcular o preço de custo, os custos operacionais e a sua margem de lucro para cada item. Dessa forma, você chega em um valor de desconto que realmente consegue oferecer. 

 

7. Tenha um atendimento ao cliente de qualidade

Na Black Friday, não é só o volume de vendas e o tráfego que aumentam, o atendimento ao cliente também pode ficar sobrecarregado com maior número de consultas para dúvidas e, eventualmente, reclamações, principalmente no dia seguinte ao evento, já que é quando os clientes podem ter dificuldades com a compra e a entrega. 

Por isso, avalie se existe a necessidade de contratações extras para o período.

Seja o profissional temporário ou a equipe que já existe, é importante que todos estejam treinados para um atendimento humanizado, personalizado e que transmita empatia. 

👉 Loja digital: 7 formas de expandir sua empresa

 

8. Invista em entregas rápidas

Além dos descontos chamativos, outro incentivo de compra são os fretes rápidos e entregas expressas.

Para conseguir agilidade, considere fazer parcerias com as entregadoras, assim você tem a certeza de que consegue atender os pedidos.

Mas, em outros tipos de envio, deixe claros os prazos, afinal, durante a Black Friday é comum que algumas entregas demorem mais do que deveriam. 

 

9. Crie uma identidade visual com temática da Black Friday

A Black Friday é um evento importante para lojistas de todos os segmentos e o consumidor tem uma grande expectativa para as compras na data, por isso vale criar uma identidade visual especial no seu site, chamando a atenção para as condições especiais sendo oferecidas.

Muitas vezes, um banner diferente já faz bem esse trabalho, mas é importante pensar em uma estratégia nesse sentido.

 

10. Crie uma página pré-Black Friday

Ter o contato do consumidor em períodos como a Black Friday pode ser a chave que você precisa para enviar as ofertas especiais e atraí-lo para uma compra. Por isso, considere criar uma página pré-evento. Nela, você pede que o comprador se cadastre oferecendo seu e-mail para receber as promoções em primeira mão.

Você pode enviar suas ofertas por uma newsletter para os cadastrados talvez uma hora antes de serem disponibilizadas ao público geral - ou criar uma condição especial para que eles desejem receber o e-mail.

Esse contato é importante, porque pode ser usado não só na Black Friday, mas depois, criando bons leads e fidelizando clientes.

 

11. Ofereça pagamentos via Pix

O Pix traz diversas vantagens para as vendas online, mas pode ser uma ferramenta ainda mais essencial em datas como a Black Friday.

Além de atrair o consumidor, que tem mais uma forma de pagamento para escolher na hora de fazer a compra, ele também facilita o processo de venda no e-commerce, já que tem uma conversão maior que do boleto bancário - que precisa ser pago pelo comprador -, não segura estoque - graças à confirmação instantânea do pagamento - e tem um custo mais baixo quando se trata de taxas.

Isso tudo faz do Pix um grande aliado para quem quer vender mais!

 

Como explorar os canais de venda na Black Friday? 

Vender on-line em diferentes canais ajuda nas estratégias para aumentar a visibilidade e tráfego da loja. Por isso, além das dicas acima, não fique restrito somente ao seu site ou redes sociais.

Suas escolhas devem levar em consideração o comportamento do seu público-alvo, tempo disponível para gerenciamento dos pontos de contato e custos envolvidos para administrar as opções.

Depois das definições, comece a estimular as interações com seus potenciais clientes. Algumas práticas que podem ser adotadas são: marketing de influência - parceria com influenciadores do seu segmento, live de vendas e e-mail marketing. 

Além disso, procure ser atrativo e criativo nas divulgações, despertando o senso de urgência. Independentemente se a promoção começou antes da data - o Esquenta Black Friday - ou se vai durar o mês, mexa com as emoções através de descrições persuasivas, entre elas “mais procurado” e “última chance” ou, ainda, outros gatilhos mentais, como produtos com edições limitadas e pré-venda de lançamentos. 

 

Faça seus preparativos para Black Friday e venda o ano inteiro

A preparação antecipada da Black Friday permite que sua loja receba seus clientes sem correr nenhum risco com segurança, instabilidade ou métodos de pagamento limitados. Assim, todos podem ter uma experiência memorável e ficam mais propensos a fazer avaliações positivas, recomendações e compras recorrentes. 

Comece a se planejar agora mesmo e surpreenda-se!

 


💡 Leia também:
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