Skip to content
Entre Crie sua conta

Diga sim para conquistar seus objetivos
Dicas sobre como organizar seu dinheiro, sair do vermelho, fazer seu dinheiro render e entender o mercado.

Acesse

Conheça a biblioteca

Diga sim para crescer como empreendedor
Conteúdos práticos sobre como organizar as finanças do seu negócio, começar a empreender, administrar seu negócio e vender mais

Acesse

Conheça a biblioteca

Diga sim para expandir sua empresa
Conhecimento sobre como impulsionar suas vendas, gerenciar e expandir sua empresa e insights de mercado

Acesse

Conheça a biblioteca

Diga sim para tecnologia descomplicada
Conteúdos sobre conta grátis, crédito, venda online e física, Pix e tutoriais Mercado Pago

Acesse

Conheça a biblioteca

Como recuperar o dinheiro da devolução de um pagamento feito via boleto no Mercado Pago

Um casal olhando para a tela de um notebook

Tire suas dúvidas sobre a devolução de pagamentos via boleto com ou sem a Conta Mercado Pago

Nas compras on-line, o consumidor tem à disposição diversos métodos de pagamento, um deles é o boleto bancário. Ele acaba sendo uma opção simples e acessível para qualquer pessoa, principalmente aquelas que não têm uma conta bancária, por exemplo. 

Mais da metade dos brasileiros (59%) usam o boleto,  ele também é o segundo método de pagamento preferido para 15% dos consumidores digitais, atrás somente do cartão de crédito, segundo um relatório da Opinion Box. 

No Mercado Pago, além da opção comum de boleto bancário, o lojista também pode oferecer boleto parcelado. Esse meio de pagamento fica disponível através de diversas formas de cobrança: link de pagamento, Checkout Transparente e Checkout Pro. 

Diante de tantas facilidades, uma dúvida comum é sobre como funciona o processo de devolução de um pagamento via boleto. Descubra agora!

 

 

Como é feita a devolução de boletos no Mercado Pago?

 

Quando acontece algum problema na compra, como um produto que não deu certo ou, até mesmo, estava errado, é preciso fazer a devolução do pagamento ao cliente. Mas como fazer isso quando o método escolhido foi o boleto bancário? 

Neste caso, há dois cenários possíveis: o comprador tem uma conta no Mercado Pago ou não. Entenda como proceder em um deles:

seta2 Quando o comprador tem uma conta no Mercado Pago:

 

O valor é devolvido direto na Conta Mercado Pago, através de uma identificação que acontece pelo e-mail utilizado na hora do pagamento.

seta2 Quando o comprador não tem uma conta no Mercado Pago:

 

É necessário explicar que será feita a criação de uma conta automática para devolução do pagamento e oferecer a orientação sobre como acessar essa conta a partir da recuperação de senha.

 

 

Veja o passo a passo de como acessar a conta criada automaticamente no Mercado Pago:

 

Para acessar a conta criada no Mercado Pago é muito simples, basta seguir o passo a passo abaixo:

 

  1. Na página inicial do Mercado Pago, acesse a opção "Entre";


Mercado Pago

 

2. Coloque o e-mail utilizado na compra, faça o desafio Recaptcha e clique em "Continuar";

 

Mercado Pago

 

3. Clique no botão "Esqueceu a sua senha?";

 

Mercado Pago

 

4. Siga os passos para reativar a sua conta;

 

5. O dinheiro devolvido estará na aba "Seu dinheiro", onde é possível fazer transferências para outras contas bancárias ou utilizar o saldo em compras no Mercado Livre.

 

Veja também: 6 maneiras de entender seus clientes com informações de pagamento

 

 

Boleto bancário: quais são as vantagens de oferecer esse método de pagamento?

 

Além de atender os desbancarizados, o boleto é uma alternativa para os novos consumidores digitais, que podem ainda buscar por soluções semelhantes às das lojas físicas em suas primeiras compras.

seta2 Contar com menor custo de transação

 

Em geral, as taxas cobradas pelas instituições financeiras para a utilização do boleto bancário costumam ser mais baixas em comparação às transações efetuadas com cartão de crédito. Em muitos casos, inclusive, é possível repassar esse desconto aos consumidores, tornando essa opção de pagamento ainda mais atrativa. 

seta2 Oferecer métodos que o consumidor procura

 

Como o boleto bancário é um dos métodos de pagamento mais utilizado no e-commerce brasileiro, você aumenta suas chances de conversão. 

Isso pode acontecer por uma série de motivos, entre eles o fato de que esse método permite utilizar saldo em conta para efetuar a transação, sem digitar ou preencher nenhum tipo de dado bancário. Além disso, o boleto não compromete o limite do cartão de crédito - e nem exige o uso de um.

seta2 Permitir parcelamentos diferenciados

 

O boleto parcelado pode ser um grande diferencial nos métodos de pagamento. Afinal, democratiza uma opção que até então era possível apenas por cartão de crédito. Assim, diminui as chances de que você perca vendas por falta de condições atrativas. 

Ou seja, é bom para seus clientes e para o seu negócio, especialmente se o ticket médio da sua loja é mais alto. Além disso, ele reflete uma solução muito comum em lojas físicas, como os carnês e crediários, e é uma opção para compradores que não querem comprometer o limite do cartão de crédito com parcelas altas.

 

 

Conte com o Mercado Pago e tenha uma experiência incrível 

 

O Mercado Pago faz de tudo para proporcionar uma experiência de compra diferenciada para os seus clientes e uma gestão completa para o seu negócio, oferecendo tudo o que você precisa para ter uma organização e planejamento financeiro sem dores de cabeça. 

Explore as nossas facilidades e venda o ano inteiro!

 

Conta digital - Conta digital Mercado Pago


Escrito por:

assinatura_equipe

Artigos relacionados