Skip to content
Entre Crie sua conta

Diga sim para conquistar seus objetivos
Dicas sobre como organizar seu dinheiro, sair do vermelho, fazer seu dinheiro render e entender o mercado.

Acesse

Conheça a biblioteca

Diga sim para crescer como empreendedor
Conteúdos práticos sobre como organizar as finanças do seu negócio, começar a empreender, administrar seu negócio e vender mais

Acesse

Conheça a biblioteca

Diga sim para expandir sua empresa
Conhecimento sobre como impulsionar suas vendas, gerenciar e expandir sua empresa e insights de mercado

Acesse

Conheça a biblioteca

Diga sim para tecnologia descomplicada
Conteúdos sobre conta grátis, crédito, venda online e física, Pix e tutoriais Mercado Pago

Acesse

Conheça a biblioteca

Como lidar com recusas de pagamento do cartão de crédito no e-commerce

recusas de pagamento do cartão de crédito - recusas de pagamento no ecommerce - recusas de pagamento mercado pago

Pagamentos recusados podem impactar suas vendas. Entenda por que isso acontece e como evitar.

Como um bom empreendedor virtual, você faz de tudo para que seu e-commerce atenda aos melhores padrões de qualidade: investe em uma plataforma excelente para vender seus produtos de maneira fácil, visual e agradável. Cria uma boa experiência de compra para seus visitantes, oferece bons preços, diversos e inovadores métodos de pagamentos, proporciona a melhor visualização, usabilidade e navegação em dispositivos móveis para atender a demanda mobile e garante que seu processo de checkout seja rápido e seguro, contando com um gateway de pagamentos que assegure as transações no seu e-commerce.

No entanto, um imprevisto acontece: o cliente tem o pagamento recusado pelo cartão de crédito. Algo que parece sair completamente do seu controle e acaba com toda a experiência de compra que você acabou de proporcionar. E agora?

Ainda que isso seja difícil de prever e afete as taxas de aprovação do seu e-commerce, é possível contornar a situação e criar outras formas de concretizar a compra, com o pagamento aprovado, sem problemas maiores.

 

Por que as recusas de pagamento acontecem?



Antes de falarmos como reverter as recusas de pagamento do cartão de crédito, é importante pontuar alguns motivos pelos quais elas acontecem:

 

  • Cartão expirado ou bloqueado

 

Das duas uma: ou seu cliente inseriu as informações de um cartão que tem a data de vencimento ultrapassada, isto é, o cartão está vencido e não tem mais validade, ou o cartão está bloqueado pelo banco ou instituição financeira pelo atraso no pagamento da fatura.

 

  • Falta de limite

 

Outro motivo comum para recusa no pagamento, principalmente nas compras parceladas, é justamente a falta de limite. Muitas vezes, seus clientes podem não estar atentos ao limite disponível para uso no cartão de crédito que optaram por utilizar para realização da compra e, por isso, houve a recusa do meio de pagamento escolhido.

 

  • Informações incorretas

 

No checkout, é preciso informações sensíveis para identificar a veracidade da transação: nome completo do titular, número do cartão, CPF, data de nascimento, data de vencimento do cartão e código CVV de segurança. Se pararmos para pensar, é uma baita porção de números e é fácil errar algum. Por isso, pode acontecer de seus clientes digitarem errado.

 

  • Segurança do banco

 

Outro fator que pode bloquear a utilização de um cartão de crédito é a falta de comunicação com o sistema do banco, bem como recusas por políticas de segurança estabelecidas por protocolos da própria instituição financeira e, nesse caso, o cliente precisaria entrar em contato com a central emissora do seu cartão de crédito, para autorizar manualmente seu pagamento.

  • Falta de informações atualizadas

 

Muitas vezes, a recusa pode ocorrer por problemas na comunicação entre o seu e-commerce e o sistema bancário ou a bandeira de cartão de crédito. Entenda, toda vez que uma transação acontece, as informações que você coletou do seu possível cliente são enviadas para a instituição financeira validar e retornam para o seu sistema. No entanto, se algum sistema está desatualizado, pode influenciar esse processo e resultar na recusa do pagamento.

 

  • Prevenção de fraudes

 

Talvez seu sistema antifraude tenha recusado um pagamento de um possível consumidor para proteger seu e-commerce. Isso pode acontecer por muitas razões: valor da compra muito acima do padrão de comportamento de compra do seu cliente, muitas compras realizadas em sequência com o mesmo cartão de crédito ou, até mesmo, algum detalhe diferente nas informações apresentadas. Um sistema que conta só com inteligência artificial, tende a bloquear esse tipo de transação e considerá-la fraudulenta. 

 

Como lidar com as recusas de pagamento do cartão de crédito?



Independentemente do motivo pelo qual aconteceu, a recusa do pagamento é contornável. Mas, para isso, é importante:

 

  • Ter clareza sobre os motivos de recusa


Sem saber o motivo da recusa, você não pode explicar para o seu cliente o que aconteceu e nem pode tentar contornar a situação. Por isso, é importante contar com soluções de pagamento que ofereçam essa informação.

 

  • Contar com uma plataforma multiadquirência

 

Quando trabalha com diversas adquirentes, a plataforma de pagamentos pode fazer a retentativa automática quando há uma recusa. Esse processo dura segundos e garante que um pagamento legítimo não seja recusado por motivos facilmente resolvidos.

 

  • Oferecer outras opções de pagamento parcelamento

 

Contar com outras opções de pagamento, via carteira virtual ou boleto parcelado, é um excelente movimento e que pode ser crucial para concretização da compra. Aqui, oferecer uma saída alternativa para seus clientes, independentemente do motivo pelo qual tiveram seus cartões recusados, é transformar a experiência de compra, mostrando que se importa com eles.

 

  • Ter ferramentas de retentativa para gestão e recuperação de vendas

 

No planejamento da sua loja virtual, pense em quais alternativas pode usar quando acontece uma recusa, como enviar um link de pagamentos para a retentativa com outro método, por exemplo. Isso mostra o seu interesse em contornar a situação e oferecer uma boa experiência para os compradores. 

 

Vá além na administração do seu e-commerce e conquiste taxas de aprovação mais altas 



Lidar com as recusas de pagamento não precisa ser uma dor de cabeça na gestão do seu e-commerce. Estar atento aos motivos por que isso acontece e contar com ferramentas que te ajudem a contorná-los faz toda a diferença em um fator muito importante: suas vendas.

Isso melhora suas taxas de aprovação e aumenta a credibilidade da sua loja diante dos clientes, que, com certeza, voltarão a comprar com você, fidelizando sua marca.

 

e-book-gestão-de-riscos-taxa-de-aprovação


Escrito por:

assinatura_equipe

Artigos relacionados