Skip to content
Entre Crie sua conta

Diga sim para conquistar seus objetivos
Dicas sobre como organizar seu dinheiro, sair do vermelho, fazer seu dinheiro render e entender o mercado.

Acesse

Conheça a biblioteca

Diga sim para crescer como empreendedor
Conteúdos práticos sobre como organizar as finanças do seu negócio, começar a empreender, administrar seu negócio e vender mais

Acesse

Conheça a biblioteca

Diga sim para expandir sua empresa
Conhecimento sobre como impulsionar suas vendas, gerenciar e expandir sua empresa e insights de mercado

Acesse

Conheça a biblioteca

Diga sim para tecnologia descomplicada
Conteúdos sobre conta grátis, crédito, venda online e física, Pix e tutoriais Mercado Pago

Acesse

Conheça a biblioteca

Como economizar nas compras de fim de ano

Uma mulher sorridente segurando várias sacolas de presente

Saiba como economizar dinheiro para aproveitar os melhores preços e condições

 

Pode parecer difícil de acreditar, mas o ano já está chegando ao fim e, com ele, as expectativas começam a crescer para as festas. Confraternizações, amigos secretos, reuniões de família, Natal, Ano Novo – todos têm em comum: os gastos. De acordo com estudo global de consumo, lançado pelo IBV (Instituto for Business Value), 80% dos brasileiros vão às compras em dezembro. 

Com tanta intenção de compra, as marcas fazem de tudo para disputar sua atenção e te induzir a fazer escolhas que nem valem tanto a pena ou podem ser adiadas para outro período. Sabendo disso, o melhor é criar estratégias para não deixar as datas comemorativas fazerem um rombo no seu orçamento. Entenda agora como economizar dinheiro nessa época do ano. 


6 dicas para economizar dinheiro nas compras de fim de ano



Não importa se você tem muitas pessoas para presentear ou muitos encontros programados, saber como economizar dinheiro para todos os próximos gastos é possível quando existe planejamento e organização. 

Veja agora as melhores práticas para não perder o controle financeiro

1. Planeje-se

 

O primeiro passo é o planejamento. Para isso, faça uma lista de pessoas que deseja presentear e o valor máximo que está disposto a gastar com cada um delas. Também entram nesse levantamento outros gastos do período, como viagens, passeios e alimentação. 

Assim, você tem tempo de comprar o máximo de itens com antecedência, aproveitando possíveis descontos e assegurando que as compras fiquem dentro do orçamento

2. Pesquise antes de comprar

 

Nada de deixar as compras para a última hora: pesquisar é economizar dinheiro. Lembre-se de procurar os valores na internet, comparando os mesmos produtos em diferentes sites e lojas. Você também pode usar os comparadores de preços online que ajudam a fazer isso de maneira simplificada e, ainda, configurar alertas para os valores desejados. 

3. Foque no essencial

 

A tentação pode ser grande, mas é importante eliminar os gastos desnecessários. Faça algumas perguntas mais reflexivas: é necessário comprar roupas novas para toda a família? É possível antecipar a compra de bebidas e outros itens para as comemorações aproveitando descontos? 

Faça uma análise das possibilidades e veja o que de fato é importante para o seu fim de ano, lembrando de respeitar seu orçamento.

4. Economize na alimentação

 

Com duas ceias próximas no fim do ano, existe a oportunidade de economizar dinheiro comprando alguns itens em grande quantidade. Mas, vale sempre lembrar dos desperdícios, procure evitá-los ao máximo. Por exemplo, se sobrar carne ou bebidas da ceia de Natal, elas podem ser aproveitadas na refeição de Ano Novo. 

Produtos sazonais, como damascos, avelãs e nozes costumam sofrer aumento de preço nessa época do ano por conta da procura, porém podem ser comprados com antecedência para fugir desse problema. 

5. Não compre por impulso

 

Os estímulos para compras estão em todo o lugar e aumentam nessa época do ano. Por exemplo, as decorações natalinas fazem muita gente ficar tentada com esses itens. Mas será que o que você já tem em casa não é suficiente? 

Por isso, para não perder o foco do necessário, não se esqueça da lista de presentes e outros itens indispensáveis, isso facilita nas compras, tanto nas lojas, quanto nos supermercados. Outra dica é verificar se as intenções estão dentro das suas possibilidades, avalie se não vão prejudicar suas contas do mês. 

6. Seja criativo

 

Na hora de presentear, a criatividade pode ser uma aliada para a economia de dinheiro. Se você gosta dos tutoriais de Faça Você Mesmo (ou na sigla em inglês, DIY) pode criar os seus próprios presentes, a vantagem é que eles também ficam mais personalizados e demonstram sua preocupação e carinho com a pessoa. 

Além disso, outra opção são os produtos personalizados, como canecas e camisetas, que podem ter um preço atrativo, inclusive quando comprados em maior quantidade ficam com um preço mais em conta ainda. 


Dica extra: aproveite a Black Friday para economizar dinheiro 



Se você está pensando em quando começar as compras de fim de ano, a resposta é: o quanto antes. Na verdade, a Black Friday, que acontece na última sexta-feira de novembro, é uma ótima oportunidade para encontrar ótimos preços em diversos produtos diferentes. 


Economize nas compras deste fim de ano 



Agora que você já sabe como organizar suas compras para o fim de ano, poderá fazer tudo de maneira mais tranquila e quem sabe até poupando um dinheirinho sem deixar de comemorar do jeito que você e sua família merece.


Escrito por:

assinatura_equipe

Artigos relacionados