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Mercado Ads: o que é e como funciona?

Mulher olhando a representação do Mercado Ads do Mercado Livre

Muitas vezes, investir em anúncios pode ser o melhor caminho para divulgar sua empresa e produtos, tendo em vista que eles auxiliam na atração de clientes, chamando mais atenção para seu produto e, consequentemente, ter mais chances de aumentar suas vendas. 

Com o avanço da internet atualmente, existem diversas ferramentas e plataformas para criar anúncios. Pensando nisso, o Mercado Livre criou o Mercado Ads, uma ferramenta de anúncio dentro do próprio marketplace que ajuda sua empresa a criar campanhas patrocinadas. 

 

O que é e como funciona o Mercado Ads

O Mercado Ads nada mais é do que uma ferramenta de anúncios criada pelo Mercado Livre exclusivamente para promover produtos e aumentar as vendas dentro do marketplace. 

A ferramenta promove o aumento do alcance dos seus produtos, melhorando seu posicionamento nos mecanismos de busca, além de atingir o público ideal para sua empresa e distribuir os anúncios por meio de uma análise do comportamento do consumidor. Por exemplo, se alguém procura algo sobre utensílios de cozinha, na próxima vez que ele entrar no marketplace, irá aparecer anúncios em destaque relacionados a sua última pesquisa.

São oferecidos dois tipos de anúncios: o Product Ads (indicado para pequenas e médias empresas) e Display (indicado para marcas maiores, com possibilidade de grandes investimentos). 

Após escolher o ideal para seu tipo de empresa, o Mercado Livre gera os anúncios automaticamente em até 24h, deixando-os disponíveis em diversos espaços do site, como na página principal, produtos recomendados, páginas de resultados de busca, entre outras.  

Para começar a utilizar esses anúncios, primeiro é necessário ter uma conta ativa no Mercado Livre e, então, acessar a opção do Administrador de Publicidade.

 

Como começar a anunciar no Mercado Ads?

Os anúncios contém texto e imagens dos produtos que sua empresa anunciou, além do preço, e para observar seus objetivos relacionados a esses anúncios, como também melhorar sua visibilidade dentro das páginas de resultados e produtos do Mercado Livre, é possível usar a ferramenta de publicidade do marketplace, o Product Ads.

Através da ferramenta, você melhora a visibilidade das publicações e aumenta as chances de alcançar potenciais consumidores com alta intenção de compra, tendo a oportunidade de aumentar suas vendas em 28% (dados do próprio Mercado Livre). 

Porém, para começar a usar o Product Ads é preciso seguir alguns requisitos, como:

  • Ser um vendedor Mercado Livre: caso você ainda não seja vendedor no Mercado Livre, saiba como você pode criar uma conta e começar a vender na plataforma.

  • Contar com reputação amarela ou superior: a reputação funciona como uma análise de qualidade no atendimento com base nas variáveis de reclamações, vendas canceladas e despacho com atraso. Para conseguir a reputação amarela, basta se atentar nessas questões.

  • Ser Mercado Líder ou registrado no Mercado Livre: ser Mercado Líder significa atingir o nível máximo de melhor desempenho, estando entre os melhores vendedores da plataforma que oferecem um atendimento de qualidade. Também é preciso estar registrado no Mercado Livre há pelo menos 15 dias.

  • Ter feito no mínimo 20 vendas no Mercado Livre: além de expandir o alcance de seus produtos e destacá-los, vender na plataforma oferece diversos benefícios, além de ser prático e dinâmico.

  • Não ter nenhuma fatura vencida no Mercado Livre: a plataforma emite as faturas uma vez ao mês e avisa ao vendedor por e-mail. É sempre importante se atentar ao prazo (5 dias) do pagamento. 

 

Caso você já atenda esses requisitos é possível seguir alguns caminhos, sendo:

  • Faça login em sua conta no Mercado Livre;
  • Selecione a opção “Minha conta”, localizado no menu principal;
  • Em seguida, clique em “Vendas” e depois, em “Publicidade”;
  • Clique em “Começar agora” e crie sua primeira campanha

 

É importante e necessário que sua empresa escolha o produto e determine um valor para investir na campanha. Assim, poderá decidir o quanto deseja investir, dividir o investimento mensal pelo número de dias do mês e assim estabelecer o orçamento diário de suas campanhas. 

Por exemplo, sua empresa decide investir R$ 900 para realizar uma campanha por cerca de um mês (30 dias). Com isso, seu orçamento diário será de R$30.

 

5 vantagens de começar a anunciar com o Mercado Ads

Além de simples e de oferecer diversas soluções de publicidade, ao anunciar no Mercado Ads sua empresa tem acesso ao ecossistema Mercado Livre, que se baseia em e-commerce, tecnologia e pagamentos pela internet. Aliás, sendo o principal buscador de produtos da América Latina, ele ajuda sua empresa a se destacar entre as concorrências de diversas formas e aproveitar as muitas possibilidades da plataforma de anúncios. Além disso, o Mercado Ads também ajuda: 

 

1. Aumentar a visibilidade dos produtos

Os anúncios aparecerão de forma organizada e também serão vistos nos espaços para anúncios patrocinados, além de espaços exclusivos dentro das páginas de produto.

 

2. Incrementar as visitas em sua página de vendas

Por fornecer aumento de visibilidade dos anúncios feitos para os produtos da sua empresa, as visitas na página de venda da sua empresa também serão maiores.  

 

3. Potencializar as vendas e lucros

Com mais visitas devido à visibilidade das campanhas, também é possível movimentar suas vendas e, consequentemente, melhorar os lucros. 

 

4. Melhorar seu posicionamento nas buscas

Com o Mercado Ads, as publicações aparecerão nas primeiras posições dos resultados de busca, fazendo com que seus produtos sejam apresentados com destaque para o público. 

 

5. Atingir um público mais propenso a comprar da sua empresa

Outra vantagem é que o Mercado Ads direciona melhor os anúncios para o público certo, isto é, ele segmenta a entrega dos anúncios, fazendo com que as vendas sejam certeiras.

 

Seja notado pelo seu público de forma estratégica!

Os anúncios ajudam o público certo a encontrar o que realmente precisam, além de aumentar a visibilidade e as vendas da empresa, melhorando seu posicionamento num marketplace.

Pensando em abordar tudo isso, o Mercado Livre, em especial sua ferramenta Mercado Livre Ads, torna-se um parceiro essencial para sua empresa aumentar a visibilidade de seus anúncios e, assim, ter a chance de melhorar suas vendas e lucros.

 

Mercado Pago: a solução para vender de maneira personalizada para você e seus clientes

 


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