Café com Pix: vantagens do Pix para empreendedores e consumidores
A economista Gabi Chaves, do NoFront, mediou um bate-papo entre Elaine Shimoda, head de pagamento e Inovação do Mercado Pago e o empreendedor Gustavo Lopes, da Empório do Celular, que destacaram o poder do Pix como meio de pagamento
No dia 08 de junho, o Mercado Pago, maior fintech da América Latina, promoveu mais uma edição do Café com Pix - um encontro virtual que recebe convidados para tirar dúvidas e falar das principais vantagens do Pix (pagamento instantâneo).
O evento contou com a mediação de Gabriela Chaves, fundadora do NoFront, e teve a participação de Elaine Shimoda, head de pagamento e Inovação do Mercado Pago, e do empreendedor Gustavo Lopes, CEO da Empório do Celular.
Durante o bate-papo, Gustavo destacou a importância do Pix para seu negócio, fundado em 2013 e que hoje é uma das maiores lojas do país no segmento de reparos e acessórios para celular, chegando a faturar R$ 2,5 mi por mês. “A principal mudança que o Pix trouxe para o meu negócio foi a agilidade no recebimento dos pagamentos e isso veio em um momento excelente, pois, a palavra que mais descreve o e-commerce em 2021 é 'velocidade'”, afirmou ele.
Para o empreendedor, um exemplo disso é o investimento em logística, visto que as gigantes do comércio eletrônico estão buscando cada vez mais uma entrega rápida. “Os players estão correndo para garantir uma logística mais rápida, mas, infelizmente, para algumas pessoas essa velocidade na entrega só começava a valer após a compensação do pagamento efetuado pelo boleto bancário”, completou.
Agora esse cenário mudou, pois o público que pagava com boleto bancário, passou a realizar transações com o Pix e, com isso, conseguem o pagamento aprovado em segundos. “Eu fiz uma compra pelo Mercado Livre e em menos de 30 segundos o pagamento foi confirmado”, exemplificou Gustavo.
Segundo o CEO da Empório do Celular, o Pix veio para revolucionar. “Nós implementamos o Pix para deixar o processo geral da compra mais rápido para o nosso cliente, pois é um meio que proporciona muita velocidade”, finalizou. Cerca de 30% das compras feitas no Empório do Celular são feitas via Pix.
Pix também atrai cliente
Elaine Shimoda, head de pagamento e Inovação do Mercado Pago, levou para a conversa alguns dados que mostram que o Pix também pode trazer mais clientes para os empreendedores digitais.
De acordo com o Mercado Pago, cerca de 20% dos consumidores que fizeram compras nesses primeiros meses não eram clientes do Mercado Livre e passaram a fazer compras online usando o Pix.
Pix na loja física
Gabi Chaves reforçou que o Pix pode ser usado tanto por grandes e-commerces, como por lojas físicas e por prestadores de serviços. Já o Gustavo reforçou que foi fácil implantar o meio de pagamento também na sua loja física por meio da integração do Mercado Pago. “Não tive dificuldade para implementar o Pix, seja em alta ou em pequena escala (faturamento) e, como nós usamos o Mercado Pago, já tinha toda uma tecnologia pronta - o que facilitou o processo”, lembrou.
Taxas de Pix
No bate-papo, a especialista Elaine Shimoda ainda explicou em quais transações o Pix pode ser taxado, afirmando que toda transferência feita via Pix entre pessoas físicas não pode ser cobrada, além de que o Banco Central permite que o Pix seja cobrado em dois casos: uso da chave Pix de uma conta PJ (instituição financeira pode cobrar) e em transações de compra e venda.
O Pix Mercado Pago, por exemplo, não cobra taxa de Pix de micro e pequenos empreendedores feito com chaves Pix, Código QR e máquinas de cartão Point.
Os convidados ainda destacaram a segurança do Pix e responderam dúvidas da audiência. Quer conferir todo o bate-papo que rolou na live do Café com Pix? Vá até o canal do YouTube do Mercado Pago e assista agora!
Escrito por:
Receba nossas novidades e fique conectado!
Artigos relacionados
Mercado Pago: o banco digital completo para o seu negócio crescer
| Outubro 14, 2024
Com tantas mudanças na forma como o mercado evolui e, claro, nas diferentes maneiras que os clientes preferem comprar e também interagir com as..
Mercado Pago no Mercado Livre Experience 2024: veja tudo o que rolou
| Setembro 30, 2024
Nos dias 24 e 25 de setembro de 2024, a cidade de São Paulo foi palco da 8ª edição do Mercado Livre Experience, um evento que já se consolidou como..
Mercado Livre Experience 2024: sua chave para o sucesso no e-commerce
| Setembro 17, 2024
Se você é um empreendedor ou empresário em busca de novas oportunidades e insights para impulsionar seus negócios, o Mercado Livre Experience 2024 é..