Oi gente, estou de volta!
Vamos falar de compras online? Eu não sei vocês, mas eu amo fazer compras em e-commerces de diferentes segmentos justamente pela facilidade que eles oferecem ao meu dia a dia.
A verdade é que a internet mudou a nossa rotina e o comprar se tornou muito mais fácil, pois em poucos cliques escolhemos o produto que queremos adquirir, finalizamos o pagamento e vivemos a expectativa de receber nossa compra diretamente do conforto e da segurança da nossa casa.
E por falar em segurança, esse processo de compra online seria perfeito se não tivéssemos que nos preocupar excessivamente com ela, certo? Mas da mesma forma que a internet trouxe facilidades, ela também potencializou alguns riscos, em especial os ataques de hackers, fraudes e golpes.
Isso me deixa insegura, exceto quando o e-commerce que decido fazer compras conta com um sistema de proteção antifraude, por isso a dica de hoje é SEMPRE verificar se o site que deseja comprar conta com um sistema que garanta sua proteção. E, para as empresas, fica a dica: invista na proteção antifraude e potencialize suas vendas!
Você tem ideia de que, comparado ao último ano, o número de ameaças virtuais de fraudes financeiras teve um aumento de 637%? Esses dados são do relatório da Apura Cyber Intelligence e representam apenas as tentativas de fraude com cartão. Ou seja, ainda existem muitas outras ações fraudulentas que podem ser impedidas com o auxílio de um sistema antifraude.
O nome pode até ser difícil, mas a função desse sistema é sem dúvidas uma das melhores coisas para nos proteger como consumidores e garantir a segurança dos e-commerces.
Ele tem a função de analisar as compras feitas nos e-commerces com o objetivo de identificar transações fraudulentas. Para isso, eles observam e comparam o comportamento dos usuários com padrões suspeitos e determinam se o pedido é aprovado ou negado.
O sistema faz basicamente uma varredura em todos os pedidos e vai marcando o quão legítimos eles são. Tudo isso baseado em alguns pontos importantes, como históricos de compras ou rejeição de pagamento, identificadores de computador ou dispositivos em uma rede (IP - Internet Protocol) e até mesmo pelas chaves de segurança (tokens de cartão bancário exclusivos).
A partir disso, eles podem evitar que seus dados sejam usados por outras pessoas de forma irregular para fazer compras em sites, além de beneficiar as empresas, evitando que elas sofram fraudes, golpes e tenham sua base de dados invadida.
Sim, o Antifraude Mercado Pago pode ajudar a evitar golpes, fraudes, vazamentos de informações e demais riscos durante sua compra ou venda online por ter um sistema antifraude robusto.
O sistema consegue aprender e aumentar suas regras, como consumidor ou empresa, para bloquear as tentativas de fraudes. Além disso, ele possui verificações manuais e automáticas que podem ajudar a empresa a detectar maus pagadores.
Em outras palavras, ele funciona como uma rede neural que é “alimentada” por vários bancos de dados e cada um possui regras de indexação e relacionamentos dinâmicos específicos. Ou seja, são milhares de informações que ajudam o sistema a detectar riscos para você comprar ou vender.
Outro ponto importante é que, na Conta Mercado Pago, a rede de sistema para proteção antifraude é usada por um motor de machine learning do banco digital. Assim, ele vai nutrindo-se de informações, comportamentos e regras que impedem novos riscos.
💡 Leia também: Segurança digital: proteja-se dos perigos da internet
Segurança, agilidade e experiências positivas são palavras que podem descrever algumas das vantagens que um sistema com proteção antifraude robusto pode garantir para as pessoas, e isso independente de elas estarem vendendo algo online ou comprando.
Do ponto de vista das empresas, por exemplo, esse nível de proteção pode chamar a atenção do consumidor, fazendo com que ele se sinta seguro em comprar no seu e-commerce, além de sua experiência de compra mais agradável.
Outras vantagens para empresas são:
Já em relação aos consumidores, não há dúvidas de que o sistema antifraude pode favorecer seu processo de compra, tornando os pagamentos mais rápidos e seguros. Além disso, você também:
E não é só no processo de compra e venda nos e-commerces que o Mercado Pago pode te proteger, viu? A Conta Mercado Pago, por exemplo, conta com sistemas de proteção que ampliam sua segurança e facilitam sua organização financeira, tanto como consumidor, quanto empreendedor ou empresário.
Aliás, quando o assunto é organização e educação financeira, tudo merece mais atenção, pois é a partir dela que conseguimos manter nossas finanças pessoais ou empresariais em dia.
Chega de apuros; vem para o Mercado Pago tornar suas finanças mais seguras.