Skip to content
Entre Crie sua conta

Diga sim para conquistar seus objetivos
Dicas sobre como organizar seu dinheiro, sair do vermelho, fazer seu dinheiro render e entender o mercado.

Acesse

Conheça a biblioteca

Diga sim para crescer como empreendedor
Conteúdos práticos sobre como organizar as finanças do seu negócio, começar a empreender, administrar seu negócio e vender mais

Acesse

Conheça a biblioteca

Diga sim para expandir sua empresa
Conhecimento sobre como impulsionar suas vendas, gerenciar e expandir sua empresa e insights de mercado

Acesse

Conheça a biblioteca

Diga sim para tecnologia descomplicada
Conteúdos sobre conta grátis, crédito, venda online e física, Pix e tutoriais Mercado Pago

Acesse

Conheça a biblioteca

As melhores soluções de pagamento para marketplaces

AS MELHORES SOLUÇÕES DE PAGAMENTO PARA MARKETPLACES

Entre as muitas facilidades que o e-commerce oferece, os marketplaces são algumas das principais, já que permitem vendas sem um site próprio. Uma modalidade específica, exige soluções de pagamento específicas.

As vendas digitais abriram um mundo de novas possibilidades, tanto para compradores quanto para lojistas. Para quem compra, a oportunidade de comprar qualquer produto a qualquer hora - característica preferida da maioria dos digital buyers - é só um exemplo de todos os benefícios que as vendas digitais oferecem. E para quem vende não é diferente. A facilidade de não precisar de um espaço físico para receber clientes atrai diversos tipos de comerciantes, do empreendedor ao grande varejista.

E atrai também planos e ideias de negócio diferentes. Enquanto alguns investem na criação de um site próprio para comercializar seus produtos, outros se aproveitam das redes sociais e mensagens de texto ou de alguns outros meios, como os famosos marketplaces, que chamam a atenção, até mesmo, de quem já conta com seu ambiente de vendas on-line, mas precisa de um empurrãozinho para conseguir mais clientes.

Com o próprio nome sugere, os marketplaces são sites através dos quais várias lojas independentes vendem seus produtos ou serviços. Pensando no mundo físico, seriam como uma feira ou um shopping, onde é possível encontrar diversos tipos diferentes de produtos de marcas diferentes em um mesmo lugar. Além disso, esses sites criam um ecossistema que ajuda a atrair cada vez mais clientes, que passam a buscá-los no esforço de encontrarem o que precisam.

 

Soluções específicas para marketplaces



Por reunirem diversos tipos de lojas diferentes em um mesmo lugar, os marketplaces exigem soluções diferenciadas, que funcionem bem para esse tipo de negócio e beneficiem tanto vendedores quanto compradores. E isso inclui as soluções de pagamento. Principalmente, porque a maneira como processam pagamentos influencia diretamente a capacidade de atrair novos clientes e novos comércios, além de manter os que já estão ali.

Segundo pesquisa da CS Cart, empresa que oferece softwares para marketplaces e atua em diversos países, alguns números mostram a importância do checkout para sites que agregam diversas lojas on-line:

  •  59% dos clientes permanece fiel a um marketplace por conta da velocidade de seus pagamentos;
  •  13% dos vendedores prefere trocar de marketplace por frustrações nos processos de pagamento;
  •  53% dos compradores digitais ao redor do mundo prefere pagar com cartão de crédito;
  •  29% dos lojistas não confia na velocidade dos pagamentos em um marketplace.

 

Como, então, superar esses números e encontrar o meio de pagamentos ideal para marketplaces? É só entender suas maiores necessidades.

 

As melhores soluções de pagamento para marketplaces



Diferente de uma loja on-line que vende através de um site próprio, um marketplace tem demandas maiores e outros tipos de exigências. Por isso, algumas ferramentas podem ser indispensáveis para esse tipo de comércio. Conheça algumas delas:

 

  •  Split de pagamento



Pense em seu trabalho como lojista. Imagine vender seus produtos através de um marketplace e precisar fazer todo o processo de repassar o valor das suas vendas para o site pelo qual vende, seus fornecedores, etc. Isso exige muita organização e tempo. Contando com uma solução que oferece split de pagamentos, esses repasses são automáticos, garantindo que cada um receba sua parte pelas vendas.

 

  •  Pagamentos recorrentes



No caso de um marketplace, isso não tem a ver com assinaturas, como as de serviços de streaming, mas com a facilidade de recompra. Um cliente costuma utilizar o mesmo marketplace para suas compras, ter seu cadastro e a possibilidade de um checkout com poucos passos - já que suas informações já estão registradas - facilita muito o processo e, claro, a fidelização.

 

  •  Fluxos de pagamento diferenciados



Por se tratarem de diversas lojas diferentes, que têm planos de negócio e métodos de venda diferentes, um marketplace precisa contar com uma solução de pagamentos que ofereça fluxos de caixa e de pagamentos diferenciados, permitindo a gestão e visualização de fluxos paralelos, por canais, manuais, etc.

 

  •  Comunicação e suporte técnico



Lojas diferentes podem ter desafios diferentes. Oferecer facilidades de comunicação e, principalmente, de suporte técnico, pode fazer toda a diferença para um site de comércio como um marketplace.

 

  •  Ferramentas de segurança



A segurança nunca deixa de ser um fator essencial para quem vende on-line. Nos marketplaces não é diferente. Um bom meio de pagamentos para esse tipo de comércio oferece ferramentas que protegem as transações, como um bom sistema antifraude.

 

  •  Taxas diferenciadas



A venda através de marketplaces tem taxa diferentes das vendas através de sites próprios ou outros métodos, principalmente por envolver diversas soluções em um mesmo lugar. Quando se trata de meios de pagamentos, normalmente a cobrança é feita por transação. Com um volume maior de pagamentos, já que são diversas lojas em um mesmo site, taxas diferenciadas não são difíceis de conseguir.

 

  •  Políticas de garantia



Não importa como se vende on-line, algumas questões são sempre um desafio, como os cashbacks, por exemplo. Uma solução de pagamentos ideal para marketplaces conta com políticas que garantem suporte nesses casos, protegendo os vendedores.

 

  •  Métodos de pagamento diversos



Apesar de o cartão de crédito ser o método de pagamento preferido dos compradores digitais, está longe de ser o único. Um ambiente com tanta diversidade de lojas e produtos como um marketplace precisa contar com maneiras diversas de pagar também, e isso se determina na escolha do meio de pagamentos. Procurar plataformas e gateways que ofereçam a possibilidade de usar mais de um cartão, carteiras digitais, parcelamentos diferenciados, como por boleto bancário, e pagamentos em dinheiro físico é uma ótima pedida.

 

  •  Prazos de recebimento



Outro ponto importante é considerar os prazos com que a solução de pagamentos libera o valor das transações para os lojistas e todos os envolvidos no processo de compra. Os mais comuns são 14 ou 30 dias depois da transação e da compensação das parcelas, em caso de parcelamentos. Mas também há a possibilidade de encontrar antecipações e, até mesmo, recebimentos no mesmo dia.

 

Um bom meio de pagamento garante mais vendas em sites próprios ou marketplaces



Seja você lojista ou gestor de uma plataforma de marketplace, escolher uma solução de pagamentos com essas ferramentas pode ser um grande divisor de águas e uma ótima estratégia para atrair mais clientes.


Escrito por:

assinatura_equipe

Artigos relacionados