Mundo Mercado Pago

Agora Vai com Nath Finanças: 5 dicas para fazer seu dinheiro render

Escrito por Nath Finanças | 15/08/22 12:00

Oi, gente! 

Eu sou a Nath Finanças e estou de volta no blog do Mercado Pago, para simplificar sua relação com as finanças e mostrar que é possível evitar perrengues, pois só quem já passou por um aperto financeiro sabe o desespero que bate quando o mês ainda nem acabou e entramos no vermelho. 

Quando se trata de dinheiro, o melhor caminho é se programar direitinho, ainda mais se o assunto é investimento. Por isso, se você já passou sufoco e quer aprender de vez como investir dinheiro e usá-lo a seu favor, vem conferir o terceiro episódio do meu talk-show, Agora Vai com Nath Finanças. E tem mais, a convidada especial dessa edição é a Nathaly Dias, a Blogueira de Baixa Renda – que é especialista em fazer muito com pouco! Quem não gosta disso, né?

Dá o play para assistir e ver como descomplicar a vida financeira e fazer sua grana multiplicar.

 

 

Investindo do zero: aprenda a fazer seu dinheiro render

Tem meses, como agosto, que parecem infinitos e o dinheiro acaba bem antes das contas, né? É nessas horas que fica clara a importância de administrar as finanças com cautela e responsabilidade. Para muita gente, investir costuma ser um tabu porque parece muito difícil, mas a verdade é que existem diferentes maneiras de fazer isso sem dores de cabeça. 

Com soluções como a Conta Mercado Pago, fica muito mais simples organizar o orçamento. Além disso, é possível ter um rendimento maior que a poupança, solicitar cartão de crédito e débito (para usar com juízo, viu?) para usar como aliados na hora de se organizar financeiramente, além de outros benefícios exclusivos. 

Dicas para você começar a investir e fazer seu dinheiro render

Se liga na dica: investir é para todos e não precisa ter um caminhão de dinheiro para iniciar. Aliás, dá para começar a partir de um real! No início, recomendo ir devagar, sem pressa, e entender como funciona. Com o tempo, você vai aprendendo novas formas de fazer sua grana render.

Vem comigo que eu te explico direitinho algumas boas práticas para começar a investir sem medo:

 

1. Tenha um plano de investimento

Antes de mais nada, comece entendendo qual objetivo você quer alcançar. Pode ser criar uma boa reserva de dinheiro, economizar para fazer aquela viagem dos sonhos, dar entrada num imóvel… Enfim, o que o coração mandar. A ideia é poder resgatar o investimento a qualquer momento ou ter retornos a longo prazo? Essas informações são suuuper importantes para decidir a maneira certa de aplicar e ter resultados bacanas!

 

2. Defina suas metas e se comprometa 

Depois dessa parte, é hora de estipular um prazo e descobrir quanto você vai precisar investir mensalmente para atingir essa meta. E sem pressa: dá pra começar com valores menores e ir aumentando conforme for sobrando mais grana. Outra dica é dar os primeiros passos com opções com menor risco e variar de acordo com sua experiência com os investimentos. E convenhamos: com uma meta em mente, fica muito mais fácil se comprometer, não é? Quando você pensar no seu objetivo, fazer o investimento todo mês vai se tornar um hábito – e daqueles bem saudáveis.  

 

3. Comece a investir em opções de menor risco 

Quando se está começando no mundo dos investimentos, uma dica de ouro é optar por aqueles que apresentam um menor risco. Afinal, o maior medo é perder dinheiro, né? A boa notícia é que existem opções bem seguras para começar com o pé direito! Tesouro Direto, fundos de renda fixa, Certificado de Depósito Bancário (CDB) com rendimento diário maior do que a poupança, ou mesmo deixar seu dinheiro guardado na Conta Mercado Pago, rendendo 100% do CDI (Certificado de Depósito Interbancário).

 

4. Diversifique os investimentos 

Conhece o ditado que ensina a não colocar “todos os ovos numa cesta só”? Com as finanças, o papo é parecido. Uma boa ideia é ter um portfólio bem diversificado. Assim, você evita grandes perdas, garante rentabilidade e liquidez, caso precise ter acesso ao dinheiro com urgência.  

 

5. Acompanhe seus investimentos

Colocou seu dinheiro para se multiplicar e vai deixar ele lá abandonado? Nada disso! Não precisa necessariamente acompanhar todos os dias, pois isso pode te causar ansiedade. É só acompanhar sem achar que o mundo vai acabar, caso aconteçam algumas mudanças no mercado, até porque tudo é volátil e existem mudanças. Tudo bem ver de vez em quando, sem pânico.

 

 

Use seu cartão Mercado Pago com responsabilidade e tenha mais recursos para aplicar

Não vem com aquele papo de “Nath Finanças, eu falhei com você”. O cartão de crédito pode ser uma ótima ferramenta para te ajudar a fazer um parcelamento sem acréscimos, organizar seu orçamento e até mesmo concentrar os pagamentos para receber benefícios. 

O cartão Mercado Pago, por exemplo, tem zero anuidade, parcelamento em até 18x sem acréscimos no Mercado Livre, conta com programa de recompensas, assistência viagem, proteção de compra e proteção de preço, para você não perder dinheiro caso o produto apareça mais barato por aí. Gostou dessas vantagens e quer ter um cartão Mercado Pago para chamar de seu? Peça aqui!

Ah, e vale dizer, tudo isso é pra ser usado com consciência. Ou seja, é só controlar seu consumo de delivery, nos mimos ou no gasto com aplicativos, viu? Até porque, quando você gasta demais, sobra menos para investir. 

Está com dúvidas sobre como usar o cartão com cuidado? Dê o play aqui que te explico tudinho! 

 

 

Vem aprender sobre educação financeira no Agora Vai!

Já anotou as dicas preciosas de hoje? 

Recapitulando: fazer investimentos pode ser mais fácil do que você imagina, e te ajudar a construir uma relação mais bacana com o dinheiro e realizar seus sonhos. Quem é que não gosta? E com as ferramentas certas, tudo isso fica mais simples: uma conta com ótimo rendimento, além de um cartão sem anuidades, pode dar aquele empurrãozinho para evitar perrengues. 

E para ficar ainda mais por dentro, não esqueça de assistir meu talk-show! 

O episódio 3 já está no ar, e nele eu a Blogueira de Baixa Renda, Nathaly Dias, te damos as ferramentas para organizar de vez as finanças. 

Ah, e se você está considerando começar a aplicar, assista o último episódio do talk-show com dicas sobre o CDB e muito mais. Vem aprender sobre educação financeira com a gente!