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7 maiores problemas no Checkout e o que fazer para evitá-los

Mercado Pago: mãos de uma pessoa segurando e mexendo em um smartphone aberto em um site sugerindo problemas no Checkout

Que o checkout é uma das etapas mais importantes do processo de compra, você já sabe. Afinal, apesar de ser apenas um dos últimos passos que um comprador dá antes de, finalmente, completar sua transação em um e-commerce, é também quando pode haver o tão temido abandono de carrinho. Ou seja, pode ser o momento em que o comprador decide não prosseguir com aquela compra.

Por isso, na hora de criar as estratégias para atrair clientes e fazê-los passar com tranquilidade por cada parte do processo de compra, é essencial investir em um bom pagamento. Assim, você garante que o consumidor se sinta seguro e satisfeito para compartilhar informações sensíveis - como são os dados de pagamento - e finalizar a compra seguindo as condições do seu e-commerce.

 

 

7 maiores problemas que podem acontecer no checkout

Como um processo tão importante e até decisivo, é claro que o checkout apresenta alguns desafios que devem ser conhecidos e superados. Separamos alguns deles:

 

1. Muitas etapas e páginas

As vendas on-line crescem cada vez mais pela sua praticidade e agilidade. Por essa razão, o processo de compra deve ser rápido e simples. Quanto mais páginas e etapas a sua loja virtual tiver, mais cansativo seu comprador vai ficar e maiores serão as chances de abandonar o carrinho. Então, pense em todo processo de checkout e tente reduzir ao máximo o número de etapas, investindo no que é mais relevante: cadastro, método de pagamento e confirmação - que podem estar juntos em uma página só.

Um ponto muito importante a ser considerado - e que acaba esquecido por alguns vendedores - é a tela de confirmação do pedido em que aparece “seu pedido foi realizado com sucesso”. Sem essa página o usuário fica confuso se o pedido foi feito ou não, por isso é necessário informar esse status. 

 

2. Excesso de dados solicitados

Os formulários são fundamentais para a compra de um produto, mas devem ser usados da maneira correta. Isso significa que as informações solicitadas precisam ser claras e relevantes, pois pedir dados que não agregam em nada no momento da compra gera desgaste ao comprador. Pense em solicitar apenas as informações necessárias para a emissão da nota fiscal e para manter a segurança das suas transações.

 

3. Poucas opções de pagamento

Os compradores digitais, além da conveniência e do excelente preço, preferem as compras on-line pela diversidade de pagamentos. Quando não encontram as opções desejadas é certo que irão abandonar o carrinho, já que é muito frustrante gostar de um produto e não poder comprá-lo porque a loja não aceita uma determinada forma de pagamento. Por isso é importante oferecer, além de diversas formas de pagamento, aceitar também várias bandeiras de cartão de crédito para possibilitar maior conversão em vendas.

 

4. Informações confusas e escondidas

A simplicidade é a chave para uma compra clara e concisa. Se o cliente tiver alguma dúvida sobre um produto ou etapa, ou mesmo se errar no preenchimento de alguma informação, isso pode ser um sinal de que sua página está confusa ou as informações estão escondidas. De forma alguma o comprador tem que se sentir lesado ou enganado, as ações dos botões devem ser compreendidas facilmente, assim como toda a jornada de compra.

 

👉 Estratégias de vendas: guia completo para atrair e fidelizar clientes

 

5. Falta de segurança

Um dos grandes motivos para o abandono de carrinhos é a falta de segurança dos compradores ao passar dados pessoais, o que é extremamente relevante, visto que cresce cada vez mais o número de fraudes. Por isso, passe confiança, deixe exposto no e-commerce os selos de segurança, certificados e pequenos textos que mostrem a sua credibilidade, como a aplicação do protocolo SSL, em que fica visível um cadeado na barra da URL, garantindo segurança ao seu comprador. Outra forma também de reforçar a segurança da sua loja é ter um parceiro com boa reputação no mercado, isso ajuda as pessoas sentirem mais confiança na hora de comprar.

 

6. Distrações na finalização 

Se tiver algo no seu e-commerce que chame a atenção e que não seja o botão de comprar, ele pode estar distraindo o seu cliente. Então evite anúncios, links externos, ícones de redes sociais na navegação de compra para não comprometer o caminho até a finalização do pedido.

 

7. Taxas inesperadas

Ninguém merece ser surpreendido com um valor inesperado, não é mesmo? Taxas de frete, embalagens, garantia estendida ou até mesmo de serviços adicionais devem ser evidenciados no início da compra e não no momento do checkout de pagamento. É preciso ser transparente.

 

Como criar um checkout bom para você e para seus clientes?

Superar essas dificuldades significa investir em um número maior de conversões. Ou seja, mais visitantes se transformando em consumidores. Por isso, vale muito a pena contar com um meio de pagamento que te ajude a criar um checkout otimizado, simples e seguro. Algumas questões a se considerar são:

  • Sistema antifraude: escolha um meio de pagamento que te ofereça um sistema antifraude. Esse tipo de tecnologia usa inteligência artificial para checar todos os riscos de segurança, como: identificação de padrões, sazonalidades, bons e maus pagadores. Um processo rígido que ajuda a evitar tentativas de fraude e faz análises rápidas.

  • Recursos práticos para gerenciamento: a solução contratada de pagamentos deve oferecer relatórios completos sobre suas transações, assim é possível ter uma visão macro dos recebimentos, retiradas, contestações de pagamentos, reclamações, extratos, créditos, débitos, dinheiro em conta, histórico e perfil do seu cliente, entre outras informações.

  • Diversidade de meios de pagamento: quanto mais opções de pagamentos você oferecer no e-commerce, maiores serão as chances de atender mais perfis de clientes e proporcionar uma excelente experiência de checkout. Por esse motivo, ofereça todas as possibilidades de pagamentos, parcelamentos bem como diversidade de bandeiras de cartão de crédito.

  • Clareza em todas as etapas: a clareza de informações em cada etapa do processo de compra faz o comprador se sentir seguro. Quanto mais informações claras, maiores serão as taxas de aprovação, pois as chances de erros e possíveis recusas serão mínimas.

  • Informações sempre disponíveis: deixar disponível informações sobre produtos, taxas, frete, impostos - se for o caso -, canais de comunicação e políticas de devolução contribuem para uma boa experiência de compra e evita transtornos e tentativas de fraudes. 


Não se esqueça de atualizar constantemente sua página de dúvidas frequentes - FAQ -, é fundamental para que novos compradores não fiquem com nenhuma dúvida na hora de finalizar o pedido.

 

Evite problemas no checkout com um bom parceiro de meio de pagamentos!

Investir em um bom checkout de pagamento é investir em resultados bem-sucedidos para o seu e-commerce. Por isso, procure os melhores parceiros em pagamentos on-line para seu checkout e garanta o sucesso dos seus esforços. 

 


 

💡 Leia também:

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