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6 motivos para usar uma plataforma de e-commerce ao vender na internet

Mão de uma pessoa mexendo no laptop com a página aberta em uma loja online para vender na internet uma camiseta com auxílio do checkout Mercado Pago

Cada vez mais, empreendedores olham para o comércio digital como um mercado promissor. Isso não é à toa, pois o e-commerce brasileiro teve um faturamento de R$ 61,9 bilhões em 2019, conforme dados da Ebit | Nielsen.

Que vender pela internet é uma boa ideia, está claro. Por isso, vamos conhecer uma forma de fazer isso. Quando se trata da criação de uma loja virtual, a plataforma de e-commerce tem grandes vantagens sobre o desenvolvimento de um site do zero.

Por isso, vamos conhecer 6 motivos para que você utilize esse tipo de serviço ao criar uma loja virtual. Pronto?

 

💙 Acesso rápido - Motivos para usar uma plataforma de e-commerce

 

 

6 Motivos para utilizar uma plataforma de e-commerce

 

1. Facilidade de uso

O primeiro ponto que conta a favor da plataforma de e-commerce é sua facilidade de uso. Isso porque sua tecnologia é desenvolvida de modo que qualquer um consiga criar seu site de vendas, mesmo sem experiência prévia.

Além disso, normalmente as empresas das plataformas realizam melhorias constantes em seus serviços, a partir de pesquisas sobre a experiência do usuário. Dessa forma, o sistema estará sempre funcionando de forma acessível aos lojistas.

2. Estabilidade da plataforma de e-commerce

Por falar em sistema, ao utilizar uma plataforma de e-commerce, você estará criando seu site a partir de servidores estáveis. Se a empresa não oferecer um bom serviço — ou seja, garantir que as lojas virtuais que utilizem sua plataforma funcionem bem —, os lojistas vão migrar para a concorrência.

Por essa razão, o investimento em infraestrutura costuma ser uma prioridade das plataformas de e-commerce. Assim, você só vai precisar pagar a mensalidade do serviço e não se preocupar mais com servidores, sistemas e outros fatores complicados para quem quer focar nas vendas.

3. Integração com o ecossistema do comércio digital

Outra vantagem de utilizar uma plataforma de e-commerce é a possibilidade de integração com os meios de pagamento e de envio para sua loja virtual de forma simples. Por exemplo, com poucos cliques, você pode ativar um meio de pagamento e disponibilizá-lo como uma opção para os clientes em seu e-commerce, dependendo da plataforma que você utilizar.

Além disso, como as empresas negociam com os meios de pagamento e de envio considerando o total de lojas que abrigam, acabam conseguindo taxas e condições melhores do que um empreendedor sozinho que contratasse seus serviços. 

4. Suporte

Quando você desenvolve um site de vendas sozinho, não terá um suporte com o qual contar caso tenha algum problema. No caso de utilizar uma plataforma de e-commerce, a empresa oferecerá atendimento para auxiliar os lojistas.

Esse suporte servirá desde os casos em que você não conseguir executar alguma função e precisar de ajuda até os momentos em que houver algum bug em seu site que precisar ser consertado.

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5. Otimização para SEO

Normalmente, as plataformas de e-commerce proporcionam a criação de lojas virtuais otimizadas para SEO, isto é, para aparecer nos resultados de mecanismos de busca, como o Google.

É claro que alguns fatores, como o planejamento das palavras-chave utilizadas no e-commerce, dependem da forma como o lojista organiza seu site e devem constar em seu plano de marketing. Outras, no entanto, dependem da tecnologia oferecida pela plataforma. É o caso do tempo de carregamento do site e da responsividade para dispositivos móveis, por exemplo.

 

6. Custos

Os custos de desenvolvimento de um site do zero dependem de sua complexidade. Como um e-commerce exige muitas páginas de produtos e categorias, além de especificidades para pagamentos, o valor pode passar dos mil reais. Além disso, cada vez que precisar de uma alteração, precisará pagar ao profissional que criou seu site por seu tempo de trabalho.

Já com uma plataforma de e-commerce, você pagará uma mensalidade para ter todos os fatores que listamos anteriormente. Existem desde serviços gratuitos até os que custam milhares de reais por mês. Para um empreendimento que está começando, no entanto, o valor mensal gira, em média, entre R$ 50 e R$ 100.

 

Conclusão: uma plataforma, muitos benefícios

Uma plataforma de e-commerce oferece várias vantagens, especialmente para empreendedores que estão abrindo seu primeiro e-commerce. Com um serviço completo e a facilidade de uso, é possível gerir uma loja virtual de alta qualidade sem experiência anterior.

Esse serviço também atende perfeitamente às empresas maiores e que tenham necessidades específicas, pois alterações podem ser feitas a partir da tecnologia oferecida pela plataforma.

A não ser em casos em que o serviço oferecido online seja muito diferente do convencional em uma loja virtual, uma plataforma de e-commerce atende bem às especificidades de negócios voltados ao comércio digital.

Então, está pronto para criar sua loja virtual com uma plataforma de e-commerce? 

 


 

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